DEPARTAMENTO DE TEOLOGIA ORIENTAL

O Departamento de Teologia Oriental da FASBAM está diretamente ligado ao seu patrono, São Basílio Magno (330-379), que pertence ao grupo de elite dos mais eminentes e mais doutos Padres da Igreja. Basílio ocupa seu distinto lugar na história do cristianismo pelo incansável combate pela fé, pelo elevado nível de seus escritos, pelo seu projeto de vida cristã comunitária e, enfim, pelas suas elevadas virtudes.

A principal ação do Departamento de Teologia Oriental é o Simpósio Internacional de Teologia Oriental que já teve duas edições: uma em 2013 e outra em 2014. A previsão é de que em 2019, ao completarmos 50 anos, uma terceira edição deste Simpósio seja realizada na FASBAM. Junto a isso, a FASBAM oferece cursos de extensão para a comunidade em geral na área de iconografia, seja em têmpera ou em mosaico.

Outro destaque da FASBAM é o maior acervo de Teologia Oriental do Brasil, com livros em língua portuguesa, italiana, ucraniana, inglesa, além de obras raras que datam do século XVI e estão em língua eslava e latina. Este acervo também é composto por ícones genuínos e por mais de 60 réplicas de ícones que estão na Galeria de Iconografia.