“E, começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em todas as Escrituras o que a ele dizia respeito” (Lc 24,27). O estudo das Sagradas Escrituras prossegue o caminho da exegese iniciada pelo próprio Jesus no caminho para Emaús. A intenção do curso de especialização em Sagradas Escrituras da FASBAM é de prolongar a conversa entre o Mestre e os dois discípulos, que é ao mesmo tempo um diálogo entre os dois Testamentos.

Jesus “interpretou-lhes em todas as Escrituras…”. Trata-se, portanto, de “conhecer as Escrituras” na sua totalidade – como Jesus não deixa de dizer (Mt 22,29; Mc 12,24). A Bíblia é a Palavra de Deus encarnada em tempos e lugares precisos da história da humanidade; conhecimento do contexto histórico e geográfico, todas as ferramentas da crítica moderna são, portanto, elementos necessários e bem-vindos nesta investigação.

A conversa de Emaús abre de fato para toda a teologia. A fórmula consagrada pelo Concílio Vaticano II: “o estudo das Sagradas Escrituras deve ser como que a alma da sagrada teologia” (cf. Dei Verbum 24), compromete-nos a demonstrar a veracidade desta fórmula em contextos sempre renovados, em particular na construção de pontes entre a exegese crítica e a teologia. Nesta empreitada o estudante poderá viver a verdade da expressão de Gregório Magno: “A Escritura cresce com quem a lê”. Deste modo, a Palavra de Deus se tornará “cada vez mais o coração de toda atividade eclesial” (cf. Bento XVI, Verbum Domini, 1; Francisco, Evangelii Gaudium, 174). 

Não há dúvida de que estudar as Sagradas Escrituras desperta, especialmente no presente, um imenso interesse e não apenas entre especialistas. O Sínodo sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, que aconteceu em 2008, chamou constantemente a atenção para a necessidade de buscar, pensar e comunicar o sentido teológico do texto bíblico no leito daquele lugar hermenêutico original que é a vida da Igreja (cf. Verbum Domini, 29). Neste contexto específico, recordado pelo Sínodo, podemos reconhecer o fio condutor que permeia todo o caminho histórico dos estudos das Sagradas Escrituras, que sempre procurou considerá-las a como a alma da teologia.

Corpo Docente

Você aprenderá sobre as Sagradas Escrituras com os melhores professores.

Confira as Disciplinas

As disciplinas deste curso são distribuídas em 3 grandes áreas: exegético-teológica de base, Antigo Testamento Novo Testamento. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo:

Exegético-teológica de base

Introdução às Sagradas Escrituras.

Metodologia Bíblica.

Crítica Textual AT e NT.

Hermenêutica.

Teologia Bíblica.

Cultura Bíblica.

Metodologia do Trabalho Científico.

Antigo Testamento

História do Antigo Testamento.

Pentateuco e Livros Históricos.

Salmos e Escritos Sapienciais.

Profetas e Literatura Apocalíptica.

Novo Testamento

História do Novo Testamento.

Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos.

Literatura Joanina.

Literatura Paulina.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Coordenador do Curso

Lorem ipsum..

Nossos Diferenciais

A Palavra de Deus se tornará “cada vez mais o coração de toda atividade eclesial” (cf. Bento XVI, Verbum Domini, 1; Francisco, Evangelii Gaudium, 174)

Apoio ao Desenvolvimento

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Conheça os nossos outros cursos