NOSSA IDENTIDADE
A Faculdade São Basílio Magno é uma instituição acadêmica de ensino e pesquisa de confissão católica, inserida no contexto sociocultural regional e nacional, que atua fundamentalmente na área da filosofia, e se inspira na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo, na tradição intelectual católica de 2.000 anos e na herança da Ordem de São Basílio Magno.
Fraternidade
Nas Regras Extensas, já na Questão 7, São Basílio faz um longo comentário sobre a importância da fraternidade, e ele enfatiza: “Não poderemos, vivendo separados, alegrar-nos com quem é glorificado, nem sofrer com quem sofre, não nos sendo possível, como se vê, conhecer as condições do próximo”.
Respeito e urbanidade
Para São Basílio, respeito, urbanidade e amor ao próximo são indissociáveis uns dos outros. Nas Regras Extensas, Questão 3, ele evoca o próprio Evangelho segundo João, ao dizer: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vós amardes uns aos outros” (Jo 13,35).
Diálogo
O diálogo é tanto mais importante quanto ele age como um critério para conhecermos as nossas próprias resistências. Diz São Basílio: “Como se exercitará na paciência, se ninguém se opõe às suas vontades?” (Regras Extensas, Questão 7).
Disciplina
Para São Basílio, a disciplina é o remédio contra a divagação ou a distração. Neste sentido, ele está na tradição platônico-aristotélica, que privilegia os fins. Admoesta, com efeito, o educador: “Não pode alguém dedicar-se a uma ciência ou arte, transitando sempre de uma a outra, e nem mesmo adquirir o conhecimento de uma delas, se ignorar os meios de alcançar sua finalidade” (Regras Extensas, Questão 5).
Sabedoria
A sabedoria é para São Basílio a virtude por excelência. Ela tem a sua fonte em Deus e se manifesta, de maneira privilegiada, na obra da criação. Aqui, passa-se da não-existência à existência, do não-ser ao ser. Exclama Basílio na Homilia 7 do Hexaemeron: “Eu mesmo contemplei essas maravilhas e admirei a sabedoria de Deus em todas as coisas”.
Discernimento
O discernimento é uma das expressões da prudência, ou da sabedoria, que deve levar em consideração a palavra do outro. São Basílio se serve aqui da metáfora das doenças do corpo, e de seu diagnóstico, para concluir: “Assim, nas doenças da alma, isto é, nos pecados, embora alguém inconsciente do pecado não se censure, deve antes acreditar nos que podem ver melhor o que se passa” (Regras Breves, Interrogação 301).
Honestidade
Com relação à honestidade, São Basílio evoca a autoridade do Livro dos Provérbios, que exorta: “Melhor é a correção manifesta do que uma amizade escondida” (Pr 27,5). E, aqui, ele se vale mais uma vez de uma metáfora médica, ao afirmar: “O mal encoberto pelo silêncio é uma doença mal cicatrizada na alma” (Regras Extensas, Questão 46).
Prudência
Para São Basílio, a virtude da prudência, ou da sabedoria, se vincula essencialmente ao discernimento, ao autocontrole, à justiça e à capacidade de valorar. Assim: “A prudência brota da contemplação da esfera das coisas boas e más, o autocontrole se exprime na contemplação das coisas que devem ser escolhidas ou evitadas, a justiça se manifesta na contemplação do que deve ser atribuído ou não atribuído, e os valores naquilo que é perigoso ou não perigoso” (Homilia 14, Sobre o Salmo 29).