Enquanto discurso sobre as relações entre a sabedoria cristã e a filosofia, tal como vivencia e tematiza a Igreja Católica, o Bacharelado em Filosofia da FASBAM está organizado a partir dos moldes clássicos do ensino da filosofia e segue as orientações da Constituição Veritatis Gaudium, da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Já o seu reconhecimento civil segue as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação. Tudo isto permite desenvolver um ensino bem fundamentado e, portanto, adequado às condições concretas da instituição, da região e da realidade nacional. Assim, o curso contempla as grandes questões que nortearam o desenrolar da filosofia desde as suas origens até os dias de hoje. Estudam-se, pois, os problemas relativos ao Ser, ao mundo, a Deus e ao homem em suas expressões éticas, culturais, estéticas, psicológicas, sociais, educacionais, e outras.

Corpo Docente

O curso que traz os melhores professores, doutores e mestres, com experiência, também internacional, na área do ensino e da pesquisa. Ao clicar sobre a foto de cada professor, você poderá conhecer a sua formação intelectual.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OBSM
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Gilson Maicá de Oliveira
Doutor em FIlosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Mestre em Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Agostinho Capeletti Busato
Mestre em Educação

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Doutor em Ciências da Religião

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves
Doutor em Sociologia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Pe. Soter Schiller, OSBM
Mestre em Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Milton Mayer
Mestre em Ética

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Doutor em Filosofia e Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Aluisio Miranda Von Zuben
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Teresinha Teixeira Colleone
Mestra em Educação

Lorem ipsum..

Prof. Me. Ana Beatriz Dias Pinto
Doutoranda em Teologia

Lorem ipsum..

Conheça as Disciplinas

As disciplinas do Curso de Bacharelado em Filosofia da FASBAM são distribuídas em três núcleos principais: teórico-sistemático, histórico, interdisciplinar e complementar.

Teórico-sistemático

Introdução à Filosofia I e II, Lógica I e II, Teoria do Conhecimento I e II, Antropologia Filosófica I e II, Ética I e II, Problemas Metafísicos I (Metafísica Geral), Problemas Metafísicos II (Cosmologia), Problemas Metafísicos III (Teodiceia),  Filosofia da Linguagem, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião I e II, Hermenêutica, Filosofia Política, Filosofia da Mente.

Histórico

História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna I e II, História da Filosofia Contemporânea I e II, Filosofia Brasileira e Latino-Americana.

Interdisciplinar

Psicologia Geral, Dinâmica do Ensino e da Aprendizagem, Filosofia da Educação, Seminário Temático I e II, Pesquisa e Produção de Textos Filosóficos I e II, História Geral I e II, Sociologia Geral, Antropologia Cultural, Metodologia do Trabalho Científico I e II, Língua Portuguesa I e II, Libras, Comunicação.

Complementar

Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

Você também pode conhecer a grade curricular passando os slides abaixo ou clicando aqui para fazer o download.

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Coordenador do Curso

Lorem ipsum..

Nossos Diferenciais

“Ora, quem duvida e se admira julga ignorar: por isso, também quem ama os mitos é, de certa maneira, filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso.”

Aristóteles, Metafísica, I, 982 b

O Profissional

O bacharel em filosofia formado pela FASBAM será capaz de aprofundar a sua reflexão, mediante a pesquisa acadêmica no campo filosófico, e a consolidar o hábito de abordar nesta perspectiva os problemas culturais e sociais emergentes. Isso supõe o conhecimento crítico e reflexivo dos conteúdos do VIRTUS, de suas incidências no mundo, e demanda:

  1. Capacidade de reflexão pessoal sobre a realidade, nas suas várias dimensões, a partir do contato com os grandes autores e sobre as principais questões que, historicamente, têm formado o núcleo da filosofia, isto é, a indagação acerca do Ser e uma problemática epistemológica e antropológica: o conhecimento, a consciência, a linguagem e a arte.
  2. Familiaridade com os procedimentos de argumentação lógica sólida, na prática da discussão e do diálogo, aberto à realidade e às suas interpretações bem como com os vários métodos filosóficos e os procedimentos de interpretação de textos teóricos.
  3. Percepção da diferença entre a racionalidade filosófica e os outros tipos de racionalidade, juntamente com a capacidade de integrar como mediações do seu pensar os conhecimentos das ciências naturais e humanas, a história, a arte e a literatura.
  4. Compreensão articulada da história do pensamento filosófico, assim como das ideias de seus principais representantes.
  5. Elaboração de uma síntese pessoal da problemática filosófica mediante a assimilação crítica e criativa do discurso dos professores e dos autores estudados.
  6. Aquisição de uma base que privilegie os diálogos existentes entre a filosofia e a sabedoria cristã, a consciência do valor da pessoa, a promoção da paz, da cidadania, dos direitos humanos, a defesa do meio ambiente, da vida, da conservação do planeta e da diversidade cultural.
  7. Capacidade de expressão adequada, oral e escrita, do próprio pensamento num discurso de caráter filosófico, que contemple a profundidade do pesquisador.
Clique aqui e confira o edital

Apoio ao Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Acadêmico

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Suporte Espiritual e Psicopedagógico

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Conheça os nossos cursos