Enquanto discurso sobre as relações entre a sabedoria cristã e a filosofia, tal como vivencia e tematiza a Igreja Católica, o Bacharelado em Filosofia da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) está organizado a partir dos moldes clássicos do ensino da filosofia e segue as orientações da Constituição Veritatis Gaudium e do Dicastério para Educação e Cultura da Santa Sé.

Já o seu reconhecimento civil segue as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação, que em 2022, reconheceu o curso com o conceito máximo 5 de excelência, e, em 2023, atribuiu também o conceito máximo 5 de excelência para toda a instituição.

Tudo isto permite desenvolver um ensino bem fundamentado e, portanto, adequado às condições concretas da instituição, da região e da realidade nacional. Assim, o curso contempla as grandes questões que nortearam o desenrolar da filosofia desde as suas origens até os dias de hoje.

Estudam-se, pois, os problemas relativos ao Ser, ao mundo, a Deus e ao homem em suas expressões éticas, culturais, estéticas, psicológicas, sociais, educacionais, e outras.

Corpo Docente

O curso que traz os melhores professores, doutores e mestres, com experiência, também internacional, na área do ensino e da pesquisa. Ao clicar sobre a foto de cada professor, você poderá conhecer a sua formação intelectual.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OBSM
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves
Doutor em Sociologia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Antonio Djalma Braga Junior
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto
Doutora em Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Milton Mayer
Mestre em Ética

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Doutor em Ciências da Religião

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Fabiano de Mello Vieira
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Daniel Corteline Scherer
Doutor em Educação

Lorem ipsum..

Prof. Me. Pe. Soter Schiller, OSBM
Mestre em Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Doutor em Filosofia e Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Diác. Edilson da Costa
Doutor em Meio Ambiente

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Gilson Maicá de Oliveira
Doutor em FIlosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Doutorando em Teologia

Lorem ipsum..

Conheça as Disciplinas

As disciplinas do Curso de Bacharelado em Filosofia da FASBAM são distribuídas em quatro núcleos principais: teórico-sistemático, histórico, interdisciplinar e complementar.

Teórico-sistemático

Introdução à Filosofia I e II, Lógica I e II, Teoria do Conhecimento I e II, Antropologia Filosófica I e II, Ética I e II, Problemas Metafísicos I (Metafísica Geral), Problemas Metafísicos II (Cosmologia), Problemas Metafísicos III (Teodiceia),  Filosofia da Linguagem, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião I e II, Hermenêutica, Filosofia Política, Filosofia da Mente.

Histórico

História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna I e II, História da Filosofia Contemporânea I e II, Filosofia Brasileira e Latino-Americana.

Interdisciplinar

Psicologia Geral, Dinâmica do Ensino e da Aprendizagem, Filosofia da Educação, Seminário Temático I e II, Pesquisa e Produção de Textos Filosóficos I e II, História Geral I e II, Sociologia Geral, Antropologia Cultural, Metodologia do Trabalho Científico I e II, Língua Portuguesa I e II, Libras, Comunicação.

Complementar

Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

Você também pode conhecer a grade curricular passando os slides abaixo ou clicando aqui para fazer o download.

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Coordenador do Curso

Lorem ipsum..

Nossos Diferenciais

“Ora, quem duvida e se admira julga ignorar: por isso, também quem ama os mitos é, de certa maneira, filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso.”

Aristóteles, Metafísica, I, 982 b

O Profissional

O bacharel em filosofia formado pela FASBAM será capaz de aprofundar a sua reflexão, mediante a pesquisa acadêmica no campo filosófico, e a consolidar o hábito de abordar nesta perspectiva os problemas culturais e sociais emergentes. Isso supõe o conhecimento crítico e reflexivo dos conteúdos do VIRTUS, de suas incidências no mundo, e demanda:

  1. Capacidade de reflexão pessoal sobre a realidade, nas suas várias dimensões, a partir do contato com os grandes autores e sobre as principais questões que, historicamente, têm formado o núcleo da filosofia, isto é, a indagação acerca do Ser e uma problemática epistemológica e antropológica: o conhecimento, a consciência, a linguagem e a arte.
  2. Familiaridade com os procedimentos de argumentação lógica sólida, na prática da discussão e do diálogo, aberto à realidade e às suas interpretações bem como com os vários métodos filosóficos e os procedimentos de interpretação de textos teóricos.
  3. Percepção da diferença entre a racionalidade filosófica e os outros tipos de racionalidade, juntamente com a capacidade de integrar como mediações do seu pensar os conhecimentos das ciências naturais e humanas, a história, a arte e a literatura.
  4. Compreensão articulada da história do pensamento filosófico, assim como das ideias de seus principais representantes.
  5. Elaboração de uma síntese pessoal da problemática filosófica mediante a assimilação crítica e criativa do discurso dos professores e dos autores estudados.
  6. Aquisição de uma base que privilegie os diálogos existentes entre a filosofia e a sabedoria cristã, a consciência do valor da pessoa, a promoção da paz, da cidadania, dos direitos humanos, a defesa do meio ambiente, da vida, da conservação do planeta e da diversidade cultural.
  7. Capacidade de expressão adequada, oral e escrita, do próprio pensamento num discurso de caráter filosófico, que contemple a profundidade do pesquisador.

conheça os PERIÓDICOS do curso

conheça o
programa de apoio À INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é uma atividade de investigação inerente ao ensino na FASBAM, realizada por estudantes de graduação, no âmbito de projeto de investigação, orientado por professor qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

Clique aqui e saiba mais sobre o PAIC

REALIZAMOS SEMANAS DE FILOSOFIA inesquecÍVEIS

A FASBAM organiza a cada ano, no mês de maio, a tradicional Semana de Filosofia, um importante momento para apresentar, consolidar e incentivar as atividades filosóficas realizadas pela instituição e que promove o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Filosofia.

Clique aqui e conheça

PROMOVEMOS SEMANAS CULTURAIS ESPECIAIS

O mês de outubro é marcado na FASBAM pela realização da Semana Cultural, um espaço privilegiado para a promoção da cultura local e regional. É um grande momento de partilha e integração.

Clique aqui e conheça

Apoio ao Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Acadêmico

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Suporte Espiritual e Psicopedagógico

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Coordenador de Curso

Lorem ipsum..

Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Representante Docente

Lorem ipsum..

Prof. Ma. Teresinha Teixeira Colleone
Representante Docente

Lorem ipsum..

João Paulo Konopaski
Representante Discente

Lorem ipsum..

Compete ao Colegiado de Curso:

  1. Coordenar e supervisionar os planos e as atividades didático-pedagógicas do curso.
  2. Aprovar definição e alterações curriculares do curso, proposto pelo Coordenador.
  3. Deliberar sobre propostas de integração com a comunidade.
  4. Estabelecer o sistema de avaliação do aproveitamento dos acadêmicos em consonância com o Regimento da FASBAM.
  5. Aprovar a regulamentação do estágio curricular, bem como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, e outras atividades propostas pelo Coordenador.
  6. Emitir parecer, quando solicitado, sobre aproveitamento de estudos, adaptações e outras situações encaminhadas pela Coordenação ou Direção.
  7. Apoiar o Coordenador do Curso em suas funções e atribuições, contribuindo com sugestões e melhorias para o bom andamento do curso.
  8. Analisar e emitir parecer sobre recursos solicitados pelos discentes.
  9. Exercer outras atribuições, decorrentes de lei e do Regimento, em matéria de sua competência.

Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Coordenador de Curso

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Irineu Lentenski
Docente

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Docente

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Edilson da Costa
Docente

Lorem ipsum..

Prof. Me. Soter Schiller
Docente

Lorem ipsum..

Compete ao Núcleo Docente Estruturante (NDE):

  1. Conhecer, adotar, implementar e contribuir para a consolidação, aplicação e melhoria do Projeto Pedagógico do Curso.
  2. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino-aprendizagem do curso.
  3. Incentivar e contribuir para melhoria das atividades complementares.
  4. Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso.
  5. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares do curso.
  6. Zelar pela atualização da contextualização regional do curso e sua coerência com o perfil do egresso.
  7. Garantir que a estrutura do curso possibilite adicionalmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais a diversificação e a flexibilização curricular e metodológica.
  8. Assegurar estratégias de renovação parcial dos integrantes do NDE de modo a garantir continuidade no processo de acompanhamento do curso.

Conheça os nossos cursos