Enquanto discurso sobre as relações entre a sabedoria cristã e a filosofia, tal como vivencia e tematiza a Igreja Católica, o Bacharelado em Filosofia da FASBAM está organizado a partir dos moldes clássicos do ensino da filosofia e segue as orientações da Constituição Veritatis Gaudium, da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Já o seu reconhecimento civil segue as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação. Tudo isto permite desenvolver um ensino bem fundamentado e, portanto, adequado às condições concretas da instituição, da região e da realidade nacional. Assim, o curso contempla as grandes questões que nortearam o desenrolar da filosofia desde as suas origens até os dias de hoje. Estudam-se, pois, os problemas relativos ao Ser, ao mundo, a Deus e ao homem em suas expressões éticas, culturais, estéticas, psicológicas, sociais, educacionais, e outras.

Corpo Docente

O curso que traz os melhores professores, doutores e mestres, com experiência, também internacional, na área do ensino e da pesquisa. Ao clicar sobre a foto de cada professor, você poderá conhecer a sua formação intelectual.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OBSM
Doutor em Filosofia

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Prof. Dr. Gilson Maicá de Oliveira
Doutor em FIlosofia

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Prof. Dr. Antonio Djalma Braga Junior
Doutor em Filosofia

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Prof. Dra. Ana Beatriz Dias Pinto
Doutora em Teologia

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Prof. Me. Milton Mayer
Mestre em Ética

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Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Doutor em Ciências da Religião

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Prof. Dr. Alessandro Cavassin Alves
Doutor em Sociologia

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Prof. Dr. Diác. Edilson da Costa
Doutor em Meio Ambiente

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Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Doutorando em Teologia

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Prof. Esp. Frei Rodrigo Vieira da Silva, OSA
Psicólogo e Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira

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Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Doutor em Filosofia e Teologia

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Prof. Dr. Aluisio Miranda Von Zuben
Doutor em Filosofia

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Prof. Me. Pe. Soter Schiller, OSBM
Mestre em Teologia

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Prof. Ma. Teresinha Teixeira Colleone
Mestra em Educação

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Conheça as Disciplinas

As disciplinas do Curso de Bacharelado em Filosofia da FASBAM são distribuídas em quatro núcleos principais: teórico-sistemático, histórico, interdisciplinar e complementar.

Teórico-sistemático

Introdução à Filosofia I e II, Lógica I e II, Teoria do Conhecimento I e II, Antropologia Filosófica I e II, Ética I e II, Problemas Metafísicos I (Metafísica Geral), Problemas Metafísicos II (Cosmologia), Problemas Metafísicos III (Teodiceia),  Filosofia da Linguagem, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia da Religião I e II, Hermenêutica, Filosofia Política, Filosofia da Mente.

Histórico

História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna I e II, História da Filosofia Contemporânea I e II, Filosofia Brasileira e Latino-Americana.

Interdisciplinar

Psicologia Geral, Dinâmica do Ensino e da Aprendizagem, Filosofia da Educação, Seminário Temático I e II, Pesquisa e Produção de Textos Filosóficos I e II, História Geral I e II, Sociologia Geral, Antropologia Cultural, Metodologia do Trabalho Científico I e II, Língua Portuguesa I e II, Libras, Comunicação.

Complementar

Atividades Complementares e Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório.

Você também pode conhecer a grade curricular passando os slides abaixo ou clicando aqui para fazer o download.

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Coordenador do Curso

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Nossos Diferenciais

“Ora, quem duvida e se admira julga ignorar: por isso, também quem ama os mitos é, de certa maneira, filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso.”

Aristóteles, Metafísica, I, 982 b

O Profissional

O bacharel em filosofia formado pela FASBAM será capaz de aprofundar a sua reflexão, mediante a pesquisa acadêmica no campo filosófico, e a consolidar o hábito de abordar nesta perspectiva os problemas culturais e sociais emergentes. Isso supõe o conhecimento crítico e reflexivo dos conteúdos do VIRTUS, de suas incidências no mundo, e demanda:

  1. Capacidade de reflexão pessoal sobre a realidade, nas suas várias dimensões, a partir do contato com os grandes autores e sobre as principais questões que, historicamente, têm formado o núcleo da filosofia, isto é, a indagação acerca do Ser e uma problemática epistemológica e antropológica: o conhecimento, a consciência, a linguagem e a arte.
  2. Familiaridade com os procedimentos de argumentação lógica sólida, na prática da discussão e do diálogo, aberto à realidade e às suas interpretações bem como com os vários métodos filosóficos e os procedimentos de interpretação de textos teóricos.
  3. Percepção da diferença entre a racionalidade filosófica e os outros tipos de racionalidade, juntamente com a capacidade de integrar como mediações do seu pensar os conhecimentos das ciências naturais e humanas, a história, a arte e a literatura.
  4. Compreensão articulada da história do pensamento filosófico, assim como das ideias de seus principais representantes.
  5. Elaboração de uma síntese pessoal da problemática filosófica mediante a assimilação crítica e criativa do discurso dos professores e dos autores estudados.
  6. Aquisição de uma base que privilegie os diálogos existentes entre a filosofia e a sabedoria cristã, a consciência do valor da pessoa, a promoção da paz, da cidadania, dos direitos humanos, a defesa do meio ambiente, da vida, da conservação do planeta e da diversidade cultural.
  7. Capacidade de expressão adequada, oral e escrita, do próprio pensamento num discurso de caráter filosófico, que contemple a profundidade do pesquisador.

conheça os PERIÓDICOS do curso

conheça o
programa de apoio À INICIAÇÃO CIENTÍFICA

A iniciação científica é uma atividade de investigação inerente ao ensino na FASBAM, realizada por estudantes de graduação, no âmbito de projeto de investigação, orientado por professor qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade, no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

Clique aqui e saiba mais sobre o PAIC

REALIZAMOS SEMANAS DE FILOSOFIA inesquecÍVEIS

A FASBAM organiza a cada ano, no mês de maio, a tradicional Semana de Filosofia, um importante momento para apresentar, consolidar e incentivar as atividades filosóficas realizadas pela instituição e que promove o diálogo entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Filosofia.

Clique aqui e conheça

PROMOVEMOS SEMANAS CULTURAIS ESPECIAIS

O mês de outubro é marcado na FASBAM pela realização da Semana Cultural, um espaço privilegiado para a promoção da cultura local e regional. É um grande momento de partilha e integração.

Clique aqui e conheça
Clique aqui e confira o edital

Apoio ao Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Acadêmico

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Suporte Espiritual e Psicopedagógico

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Coordenador de Curso

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Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Representante Docente

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Prof. Ma. Teresinha Teixeira Colleone
Representante Docente

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João Paulo Konopaski
Representante Discente

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Compete ao Colegiado de Curso:

  1. Coordenar e supervisionar os planos e as atividades didático-pedagógicas do curso.
  2. Aprovar definição e alterações curriculares do curso, proposto pelo Coordenador.
  3. Deliberar sobre propostas de integração com a comunidade.
  4. Estabelecer o sistema de avaliação do aproveitamento dos acadêmicos em consonância com o Regimento da FASBAM.
  5. Aprovar a regulamentação do estágio curricular, bem como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, e outras atividades propostas pelo Coordenador.
  6. Emitir parecer, quando solicitado, sobre aproveitamento de estudos, adaptações e outras situações encaminhadas pela Coordenação ou Direção.
  7. Apoiar o Coordenador do Curso em suas funções e atribuições, contribuindo com sugestões e melhorias para o bom andamento do curso.
  8. Analisar e emitir parecer sobre recursos solicitados pelos discentes.
  9. Exercer outras atribuições, decorrentes de lei e do Regimento, em matéria de sua competência.

Prof. Dr. Teodoro Hanicz
Coordenador de Curso

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Prof. Dr. Irineu Lentenski
Docente

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Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida
Docente

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Prof. Dr. Edilson da Costa
Docente

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Prof. Me. Soter Schiller
Docente

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Compete ao Núcleo Docente Estruturante (NDE):

  1. Conhecer, adotar, implementar e contribuir para a consolidação, aplicação e melhoria do Projeto Pedagógico do Curso.
  2. Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino-aprendizagem do curso.
  3. Incentivar e contribuir para melhoria das atividades complementares.
  4. Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso.
  5. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares do curso.
  6. Zelar pela atualização da contextualização regional do curso e sua coerência com o perfil do egresso.
  7. Garantir que a estrutura do curso possibilite adicionalmente aos estudantes com necessidades educacionais especiais a diversificação e a flexibilização curricular e metodológica.
  8. Assegurar estratégias de renovação parcial dos integrantes do NDE de modo a garantir continuidade no processo de acompanhamento do curso.

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