Em 2021, a FASBAM iniciou o Café Filosófico, um programa de incentivo à reflexão filosófica com grandes nomes da filosofia do Brasil. Acesse o canal da FASBAM no YouTube e para conferir as edições passadas e conecte-se conosco em nossas redes sociais para ficar sabendo de todos os nossos eventos.

Os encontros entre filosofia e literatura: sobre a importância da leitura

Café Filosófico com o Prof. Dr. Mauro Cardoso Simões.

A influência da Fenomenologia na filosofia do século XX

Café Filosófico com o Pe. Dr. Valmir de Costa, RCJ.

Guilherme de Ockham: vida, obra, pensamento e fortuna

Café Filosófico com o Prof. Me. William Saraiva Borges, doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A arte de formar segundo Edith Stein

Café Filosófico com o Frei Edimar Fernando Moreira, O.Carm., mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

A Lei em Santo Tomás de Aquino

Café Filosófico com o Frei Cristiano Bhering, OP, mestre em Teologia Dogmática pela Pontificia Facultad de Teología San Esteban de Salamanca (Espanha).

Ora et labora: estudos sobre Santo Anselmo

Café Filosófico com o Prof. Dr. Manoel Vasconcellos, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Lançamento do livro: Ora et labora: estudos sobre Santo Anselmo. Disponível para download em FASBAMPRESS: https://bit.ly/3vPFqsG

O Direito de Guerra em Francisco de Vitória

Café Filosófico com o Prof. Me. Rogério T. M. Marques (Mestre em Filosofia pela Universidad Pontificia de Salamanca e doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).

Aristóteles, Cícero e Santo Agostinho

Café Filosófico com o Prof. Dr. Jorge Luís Gutiérrez, Doutor em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor de filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Hannah Arendt: uma filósofa de seu tempo

Café Filosófico com o Pe. Bruno Raphael da Cunha Dobicz, mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

A transcendentalidade da ética no Tractatus de Wittgenstein

Café Filosófico com o Prof. Dr. Aluísio Miranda Von Zuben, doutor em filosofia e professor de metafísica da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno.

Hannah Arendt: o totalitarismo e a banalidade do mal

Café Filosófico com o Pe. Bruno Raphael da Cunha Dobicz, mestrando em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Fé e Razão na Introdução ao Cristianismo de Joseph Ratzinger

Café Filosófico com o Prof. Dr. Evanildo Costeski, doutor em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (PUG) e professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A linguagem dos símbolos

Café Filosófico em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia de 2022, com o Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida, doutor em Filosofia pela Universidade de Metz, na França; doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, na França; e professor da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM).

Filosofia, Teologia e Psicanálise

A Aliança Educacional firmada entre a PUC-Campinas e a FASBAM em 2018 rendeu mais um fruto. Trata-se, pois, da publicação da obra: Filosofia, Teologia e Psicanálise, pela Editora Splendet PUC-Campinas, organizada pelos professores Dr. Rogério Miranda de Almeida e Dr. Irineu Letenski.