COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) é regulamentada pela Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ) e é o órgão responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. 

A CPA tem como competências conduzir os processos de avaliação internos da FASBAM, sistematizar e disponibilizar dados e informações para a gestão administrativa e acadêmica. O processo de avaliação é uma responsabilidade de toda a comunidade acadêmica, portanto, a CPA coordena e apoia os trabalhos, mas não é a única instância responsável pela avaliação.

A CPA é composta por um grupo de pessoas, representada por diversos segmentos da comunidade acadêmica e sociedade civil, capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo.

Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação proposta pela FASBAM, o aumento da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Ainda, em relação ao processo de autoavaliação, a forma adotada pela FASBAM compreende fases que, por sua vez, subdividem-se em etapas de execução, todas elas interdependentes e complementares, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais com instrumentos de gestão e de ação acadêmica-administrativa de melhoria institucional. Dentre os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA, vale ressaltar que são importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca de melhorias na qualidade do ensino, iniciação científica e extensão.

A FASBAM entende que o sucesso da CPA dependerá da participação ativa de cada um dos membros que compõem a comunidade acadêmica da FASBAM, a saber: estudantes, professores, tutores, colaboradores, coordenadores e diretorias.

Composição atual

Prof. Dr. Edilson da Costa – Coordenador e representante docente titular

João Paulo KonopaskiRepresentante Discente

Sirlene Maria Marcinek MazurTécnico-Administrativo

Joanicio Fernando BauwelzSociedade Civil Organizada

Documentação

 

Portaria Nº 01/2023 Portaria Nº 01/2022 Portaria Nº 01/2020 Portaria Nº 01/2018 Portaria Nº 01/2016 Portaria Nº 01/2014

Relatórios

– Relatório 2022

– Relatório 2021

– Relatório 2020

– Relatório 2019

– Relatório 2018

– Relatório 2017

– Relatório 2016

– Relatório 2015

– Relatório 2014

– Relatório 2013

Dúvidas frequentes

 

O QUE É A CPA?

A CPA – Comissão Própria de Avaliação, tem por finalidade conduzir o processo de autoavaliação institucional e promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, por meio da valorização de sua missão, afirmando a autonomia e a identidade institucional, observando e seguindo os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861, de 14/04/2004) objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

DE QUE MODO O REPRESENTANTE COLABORA PARA O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Observando o segmento que representa, os membros ficam atentos às demandas que surgem no contato com seus pares, bem como, na rotina de atividades que realiza no seu ambiente. Os representantes também atuam como uma instância fiscalizadora, monitorando os resultados das avaliações, avaliando o andamento das atividades da equipe, sugerindo ajustes no processo de avaliação interna.

COMO SÃO DIVULGADOS RESULTADOS DA AUTOVALIAÇÃO?

Os resultados são repassados de várias formas. Inicialmente, por e-mail para os diretores e coordenadores da FASBAM para acompanhamento e confecção de um plano de ação. Os resultados também serão disponibilizados no Site da Instituição e ainda, encaminhado por e-mail aos participantes. Haverá ainda, a disponibilização de um link, que direciona os respondentes para a página do site da CPA, em que está postado o relatório da autoavaliação anterior. Por fim, haverá a divulgação individualizada, como no caso da avaliação do Corpo Docente e Tutorial, pelos estudantes, de forma individual e sigilosa de seus resultados.

QUAL A COMPOSIÇÃO DA CPA?

A CPA é formada por 1 representante do Corpo Docente e Tutorial, 1 representante dos Coordenadores, 1 representante do Corpo Técnico-Administrativo, 1 representante da Sociedade Civil Organizada e 1 representante do Corpo Discente.

COMO É FEITA A ESCOLHA DOS REPRESENTANTES?

Os representantes do corpo docente e técnico-administrativo são indicados e convidados pela Direção Geral. O representante do corpo discente é indicado pelo Centro Acadêmico. A formalização da participação do representante da sociedade civil é feita por meio de convite pelo Diretor Geral.

OS REPRESENTANTES RECEBEM RECURSOS FINANCEIROS PARA FAZEREM PARTE DA CPA?

Não, a atuação dos representantes na CPA é voluntária, o que possibilita maior autonomia deles para realizar uma análise independente, com contribuições e crítica.

COMO É ORGANIZADO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INTERNA?

A autoavaliação na FASBAM segue as diretrizes propostas pelo MEC e INEP, além de ser conduzida pelos procedimentos de seu projeto de Autoavaliação Institucional, além do Regulamento da CPA.

COMO SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS DURANTE A AUTOAVALIAÇÃO?

Após finalizada a etapa de coleta de dados é iniciado o processo de tabulação e análise, esse trabalho resulta em um relatório, onde a Comissão Própria de Avaliação da FASBAM apontará as potencialidades e fragilidades naquele período. No caso das repostas das questões abertas, é elaborada uma compilação dos comentários.