A Escola de Formadores da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) foi concebida com a finalidade de responder às necessidades de qualificação dos formadores para a vida consagrada e para o clero diocesano. A Escola de Formadores pretende oferecer um estímulo para refletir sobre a formação das vocações com o escopo de um autêntico renovamento espiritual e pedagógico àqueles que trabalham na formação. Trata-se, sobretudo, de rever o percurso metodológico do processo de formação inicial e seminarístico adequando-os ao Decreto Conciliar Optatam Totius, ao documento O Dom da Vocação Presbiteral: Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis; às Diretrizes para a Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil, Documento 110 da CNBB; e às exortações apostólicas Pastores Dabo Vobis eVita Consecrata

Escola de Formadores da FASBAM, portanto, é uma preciosa ajuda pedagógica para aqueles formadores que estão iniciando e para aqueles que já possuem uma certa experiência e são:

  • Responsáveis pela Formação Inicial das Vocações Consagradas e dos Seminários Diocesanos.
  • Responsáveis pelos Cursos de Formação Permanente.
  • Membros das Equipes de Animação e Promoção Vocacional.

Conteúdos

Para favorecer a formação integral, a Escola de Formadores da FASBAM é articulada em cinco dimensões, estritamente vinculadas entre si para fortalecer um novo olhar sobre a Formação Diocesana e a Vida Consagrada nos seus aspectos vitais: espiritual, bíblico-teológica, antropológica, eclesial e carismática, e pedagógica e experiencial.

  • Experiência de vida no Espírito para iniciar o seu próprio crescimento interior: desenvolvimento da vida de oração, sacramental e litúrgica.
  • Formação para o acompanhamento espiritual, para o discernimento e para o estudo de textos espirituais.
  • Estudo das espiritualidades e do desenvolvimento da vida espiritual ao longo da história da Igreja.
  • Magistério e Vida Presbiteral / Vida Consagrada.
  • Estudo da vocação e o seu discernimento.
  • Reflexões sobre o ministério da Vida Presbiteral e da Vida Consagrada na Igreja.
  • Os desafios culturais contemporâneos à vocação.
  • Conhecimento sociológico do mundo juvenil.
  • Aproximações psicológicas e sociológicas da vocação.
  • Psicologia da formação.
  • Problemáticas das situações de crise e relativas ao acompanhamento.
  • Os estados de vida cristão.
  • Carisma e comunhão eclesial.
  • Vida de relação e experiência de vida fraterna e comunitária.
  • Vida Presbiteral, Vida Consagrada e Igreja loca.
  • Missão da Igreja e inculturação.
  • Trabalho de revisão e acompanhamento da própria vida.
  • Lições, trabalhos em grupo, pesquisas e seminários.
  • Os métodos e os meios da formação.
  • O formador e a equipe formativa.
  • Acompanhamento pessoal e colóquio formativo.
  • Itinerários de formação.

Soluções oferecidas pela FASBAM

A Escola de Formadores da FASBAM, a partir das dimensões elencadas acima, possui diversas soluções que auxiliam as dioceses e os institutos de vida consagrada, como por exemplo, o Curso de Pós-Graduação em Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada, o Seminário para Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada.

O curso de Especialização em Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada tem como objetivo preparar especialistas que integrem as dimensões espiritual e psicológica nas atividades apostólicas e educativas de que são responsáveis, como reitores e formadores de seminários e casas de formação, promotores vocacionais etc. O curso oferece uma visão da pessoa e da vocação cristã que, tendo em conta os valores cristãos e a importância das motivações subconscientes, se coloque como base sólida para a tarefa de ajudar os outros a crescer na própria vocação. Procuramos, portanto, responder a um convite do Concílio Vaticano II para buscar constantemente não só os princípios da teologia, mas também as descobertas das demais ciências, com destaque para a psicologia e a antropologia, para que os fiéis sejam conduzidos a uma vida mais pura e madura de fé (Cf. Gaudium et Spes, n. 62).

O curso está com inscrições abertas para a 3ª turma que iniciará em 08 de janeiro de 2024. Garanta a sua vaga!

Em 2022, acontecey o II Seminário sobre a Formação Sacerdotal e a Vida Consagrada com a participação de Pe. Jaldemir Vitório, SJ, doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Pe. Sandro Ferreira, doutor em teologia dogmático-sacramentária pelo Pontificio Ateneo Sant’Anselmo de Roma.

As conferências do Seminário estão disponíveis em nosso Canal no YouTube e você poderá assistí-las gratuitamente.

Em 2021, aconteceu o I Seminário para Formadores de Presbíteros e Vida Consagrada com a participação de Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Tubarão e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; Ir. Silvia Cristina Maia, CR, bacharela em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e integrante do grupo de profissionais do Centro Âncora; e Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM, Mestre em Teologia da Vida Religiosa e Formador na Ordem de São Basílio Magno por mais de 15 anos. 

As conferências do Seminário estão disponíveis em nosso Canal no YouTube e você pode assistí-las gratuitamente, clicando aqui.

No âmbito dos formandos, são oferecidos o Curso Propedêutico e o Curso de Filosofia nas modalidades presencial e híbrida.

Fiel a esta tradição, a FASBAM, concebe o Curso Propedêutico a partir e através de uma formação humana, cristã, espiritual, social e intelectual. Procura também enfatizar um ambiente de integração e crescimento, em que professores, estudantes, colaboradores e pessoas que nos visitam (palestrantes, conferencistas, formadores) cooperam uns com os outros num objetivo comum: iniciação e aprofundamento da vida intelectual, comunitária e espiritual. Acrescente-se ainda que a FASBAM busca fomentar a realização de atividades culturais que vêm aprofundar, enriquecer e ampliar este objetivo. Estas atividades incluem simpósios, congressos, cursos de extensão, conferências e práticas esportivas. Ademais, a FASBAM se empenha em oferecer aos seus estudantes um acompanhamento espiritual e psicológico.

Enquanto discurso sobre as relações entre a sabedoria cristã e a filosofia, tal como vivencia e tematiza a Igreja Católica, o Bacharelado em Filosofia da FASBAM está organizado a partir dos moldes clássicos do ensino da filosofia e segue as orientações da Constituição Veritatis Gaudium, da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Já o seu reconhecimento civil segue as exigências legais estabelecidas pelo Ministério da Educação, o qual atribuiu, em 2022, o conceito máximo 5 de excelência. Tudo isto permite desenvolver um ensino bem fundamentado e, portanto, adequado às condições concretas da instituição, da região e da realidade nacional. Assim, o curso contempla as grandes questões que nortearam o desenrolar da filosofia desde as suas origens até os dias de hoje. Estudam-se, pois, os problemas relativos ao Ser, ao mundo, a Deus e ao homem em suas expressões éticas, culturais, estéticas, psicológicas, sociais, educacionais, e outras.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Coordenador da Escola de Formadores

Lorem ipsum..