SEMIC-FILO – Seminário de Iniciação Científica em Filosofia

O Seminário de Iniciação Científica em Filosofia (SEMIC-FILO) é uma iniciativa da FASBAM a partir dos projetos realizados pelo Programa de Apoio à Iniciação Científica que tem por objetivo promover um espaço de intercambio, divulgação, valorização e avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica produzidos na instituição.

Edição 2021 – online

Esta primeira edição do SEMIC-FILO acontecerá de maneira online, no dia 10 de novembro, quarta-feira, das 13h30 às 15h. Os interessados em receber o link para participar do evento deverão escrever um email para: coordenacao@fasbam.edu.br

Confira a programação:

13h30 – Abertura com o Prof. Dr. Teodoro Hanicz, Diretor Acadêmico.

13h45 – Comunicações:

Tema do Projeto de Pesquisa: O conceito de tempo: da metafísica para a física
Estudante: Alejandro Ernesto Ostapczuk
Orientador: Prof. Me. Teresinha Teixeira Colleone

Resumo: Nesta pesquisa, refletimos sobre o tempo, primeiramente, a partir de uma perspectiva filosófica, e posteriormente a partir da física do século XX. Para uma melhor compreensão do nosso trabalho, esta reflexão foi dividida em três partes. Na primeira parte, apresentamos o conceito de tempo desde a filosofia clássica, expondo as três concepções do tempo: como uma parte mensurável do movimento; como movimento intuído e como estrutura de possibilidades. Apresentamos também, como J. M. E. McTaggart apontou no início do século XX, as localizações no tempo, que podem ser concebidas de duas maneiras bastante diferentes. E, por fim, analisamos dois enigmas singulares em relação ao tempo do ponto de vista filosófico: a possibilidade do tempo sem movimento, das viagens através do tempo. Num segundo momento, abordamos a perspectiva de alguns filósofos ao longo da história da filosofia em relação ao conceito de tempo: Platão e Aristóteles na Idade Antiga; Agostinho de Hipona na Idade Média; Gottfried Leibniz, Isaac Newton e Immanuel Kant na Idade Moderna; e finalmente Martin Heidegger e Henri Bergson na Idade Contemporânea. E num terceiro momento, analisamos as pesquisas de Albert Einstein e Stephen Hawking, físicos do século passado que estudaram o tempo sob uma perspectiva diferente. Einstein estudou o tempo como parte da estrutura do universo e não como um conceito absoluto, enquanto Hawking, usando a teoria de Einstein, demonstrou que o tempo teve um início e tem um fim.

Palavras-chave: Tempo, movimento, física, relatividade.

Debate.

Tema do Projeto de Pesquisa: As origens míticas da filosofia grega
Estudante: Leonardo Kratcouski
Orientador: Prof. Dr. Rogério Miranda de Almeida

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o mito e a sua relação com o nascimento da filosofia na Grécia Antiga. O mito é um relato anônimo que pertence a um corpo de narrações assaz evidente nas culturas antigas Ocidentais. É parte integrante, constituinte da filosofia. Uma filosofia sem a mitologia seria incompleta. A finalidade do mito é auxiliar o ser humano na compreensão da realidade. A narrativa mítica ocupa um lugar especial para o alvorecer do pensamento filosófico, sobretudo considera-se que existe uma complementariedade entre a narrativa mítica e o pensamento filosófico. A filosofia e o mito estão profundamente relacionados, é quase impossível pensá-los isoladamente. Por isso, no nosso ponto de vista, consideramos que não existe nem uma ruptura e nem uma pura e simples continuidade, mas antes uma complementariedade entre a filosofia e o mito; é o que também afirmam, Gregory Vlastos e Rogério Miranda de Almeida. Que fique, pois, bem claro, que a nossa visão está baseada na visão daqueles que defendem uma complementaridade entre o mito e a filosofia.

Palavras-chaves: Mito. Mitologia grega. Complementaridade. Filosofia. Grécia Antiga.

14h45 – Debate

15h – Encerramento