DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Bem-vindo!

“Bem-vindo ao Departamento de Filosofia da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno. Nossa excelência em ensino e pesquisa está aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais. Todos os nossos esforços são correspondidos por nossa excelência no ensino que possui conceito máximo 5 de excelência, junto ao Ministério da Educação (MEC).”

Prof. Dr. Pe. Teodoro Hanicz, OSBM
Coordenador

Lorem ipsum..

Conheça mais sobre o Departamento de Filosofia

O Departamento de Filosofia da FASBAM oferece o Curso de Filosofia e o Curso Propedêutico que contam com professores mestres e doutores com experiência, também internacional, na área do ensino e da pesquisa. A FASBAM dispõe de uma estrutura completa para garantir aos estudantes um processo de conhecimento altamente qualificado, especializado e que, ao mesmo tempo, abrange vários aspectos da cultura humana.

Aos interessados em ingressar no Curso de Filosofia, é oferecido o Vestibular Agendado, que acontece entre setembro e janeiro de cada ano e pode ser acessado clicando aqui. Para aqueles que estudam em outra instituição, o processo de transferência pode ser solicitado. Já os interessados em fazerem o Curso Propedêutico, podem entrar em contato diretamente com a Secretaria Acadêmica da FASBAM.

Publicações do Departamento de Filosofia

Duas são as publicações de responsabilidade do Departamento de Filosofia da FASBAM: a Basilíade – Revista de Filosofia, destinada a uma reflexão filosófica antiga e medieval; e a Helleniká – Revista Cultural, que é voltada às promoções culturais e aos estudantes do curso de Filosofia da FASBAM.

Λόγος (Lógos) – podcast de filosofia

O nosso podcast tem o objetivo promover conteúdo de filosofia sob demanda para ser visto e/ou ouvido no momento que o usuário quiser, permitindo a execução do projeto pedagógico do nosso Curso de Filosofia, garantindo a acessibilidade digital e comunicacional, além de promover a interatividade entre professores e estudantes com acesso dentro e fora da sala de aula a qualquer hora, possibilitando experiências diferenciadas de aprendizagem. Além de estar disponível em nosso canal no YouTube, o podcast está disponível em áudio nas plataformas de streaming iTunes, Spotify, Deezer, SoundClound e TuneIn.

Café Filosófico

Em 2021, a FASBAM iniciou o Café Filosófico, um programa de incentivo à reflexão filosófica com grandes nomes da filosofia no Brasil. Acesse o canal da instituição no YouTube e para conferir as edições passadas e conecte-se conosco em nossas redes sociais para ficar sabendo de todos os nossos eventos.

Saiba mais

Filósofos Cristãos

A FASBAM ofereceu o curso Filósofos Cristãos, sob a guia da Prof.ª Dra. Sílvia Maria de Contaldo, no qual exploramos a natureza da razão e da fé cristã em seus tangenciamentos com enfoque especial, como o próprio nome do curso nos leva a refletir, em alguns pensadores da Idade Média. Ao fazê-lo, exploramos um percurso que nos permite verificar de que maneira a religião cristã empregou por vezes termos para expressar sua fé, sua concepção de mundo, seus valores, valendo-se do instrumental filosófico que, por natureza, não pode ser nem dogmático nem preconceituoso.

Saiba mais

Sobre o bem viver: lições do Epicurismo e do Estoicismo

No segundo semestre de 2022, a FASBAM oferece o curso Sobre o bem viver: lições do Epicurismo e do Estoicismo, sob a guia da Prof.ª Dra. Sílvia Maria de Contaldo. O curso tem por objetivo apresentar as concepções éticas do Epicurismo e do Estoicismo e suas respectivas lições sobre o bem viver e refletir, à sua luz, sobre questões filosóficas dos tempos atuais. Frente aos muitos embates existenciais – alguns deles provocados por opções que privilegiam o individualismo e a posse de bens efêmeros como condição de uma vida feliz, o Epicurismo e o Estoicismo podem oferecer lições para o bem viver.

Saiba mais