mantenedora

A FASBAM – Faculdade São Basílio Magno é mantida pela Associação de São Basílio Magno, entidade civil da Ordem de São Basílio Magno (OSBM).

O Conselho Superior (CONSUP) da FASBAM está em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e é o órgão máximo da Administração Superior da instituição com competências doutrinárias, normativas, deliberativas e consultivas sobre a política geral da Instituição.

Presidente

Prof. Dr. Irineu Letenski – Reitor

Conselho

Pe. Antonio Zubek, OSBM – Representante da Mantenedora

Prof. Dr. Teodoro Hanicz – Representante dos Coordenadores de Curso

Prof. Me. Soter Schiller – Representante do Corpo Docente

João Paulo Konopaski – Representante do Corpo Discente

João Paulo Vituriano – Representante da Comunidade

Documentação

Portaria Nº 03/2023

SOBRE A ORDEM DE SÃO BASÍLIO MAGNO

A Ordem de São Basílio Magno, também conhecida como Ordem Basiliana de São Josafat, identificada pela sigla OSBM, é uma comunidade de vida consagrada inserida na Igreja Oriental, de rito bizantino. Ela lança suas raízes na antiguidade cristã: fundamenta-se no ensinamento e no projeto de vida cristã comunitária de São Basílio Magno (330-379), um Padre grego, dos mais destacados do Oriente cristão.

Como instituição de vida religiosa propriamente dita, a Ordem de São Basílio Magno é de origem ucraniana. Foi fundada no ano de 1617, recebendo o nome inicial de “Congregação da Santíssima Trindade”, mudado posteriormente, em 1743, para a sua denominação atual. Sua fundação foi obra de duas grandes personalidades, São Josafat Kuntsevytch, mártir pela unidade da Igreja, e José Veliamyn Rutskyi, bispo metropolitano de Kiev. São Josafat representa a alma da Ordem, a profunda espiritualidade de fonte basiliana infundida na comunidade. Rutskyi, formado no Ocidente, representa o corpo da instituição, sua organização externa, inspirada nos moldes das ordens ocidentais.

O lar da Ordem é propriamente a Ucrânia: foi lá que teve seu crescimento mais frondoso. Difundiu-se posteriormente para países vizinhos: Bielorússia, Polônia, Romênia, Eslováquia, Hungria e, a partir do final do século XIX, para as Américas, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Argentina. Ao Brasil, o primeiro missionário basiliano chegou no ano de 1897. Aos poucos, vieram outros, formaram-se padres autóctones. No ano de 1948, a comunidade basiliana no Brasil alcançou o status de província sob a proteção de São José.

Os Padres e Irmãos Basilianos trabalham predominantemente na pastoral: atendem 12 paróquias, incluindo elas quase uma centena de comunidades eclesiais dependentes, nos Estados de Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A Província Basiliana é mantenedora da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, instituição de ensino superior, em Curitiba/PR.

 

Brasão da Ordem de

São Basílio Magno

Significado do brasão da OSBM

O monograma ICX significa que Jesus Cristo é a Luz do Mundo que ilumina o caminho que os Basilianos devem seguir para alcançar a perfeição.

O pilar de fogo representa a fé sólida de São Basílio e o seu amor intenso a Deus e aos coirmãos.

O ramo de carvalho representa coragem, fortaleza e perseverança.

O ramo de oliva simboliza a paz de Cristo e o amor ao conhecimento e à sabedoria.