A concepção da formação, por meio do Curso Propedêutico da FASBAM, está respaldada nas orientações do Concílio Vaticano II (Optatam Totius) e, mais especificamente, no documento da CNBB (Doc. 110 – Diretrizes Básicas da Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 2019). Ela se baseia também no carisma da Ordem de São Basílio Magno (OSBM) e nos ideais de seu fundador, São Basílio Magno, que exorta: “Cuida da tua alma e conhece a tua natureza”.

São Basílio Magno (330-379) foi uma das figuras mais atuantes e influentes na Antiguidade Tardia, e isto não somente no que diz respeito à teologia, mas também à filosofia, à educação e à cultura em geral. Sua espiritualidade foi essencialmente mística e, além do mais, voltada para as necessidades dos mais pobres, sobretudo no que tange à educação e à saúde. Tendo uma formação médica, ele foi também sensível à fundação de um hospital. No que concerne à educação, sobressai a sua obra, intitulada: Discurso aos jovens. Neste pequeno, denso e rico escrito, São Basílio apresenta não somente a sua concepção de uma propedêutica para os estudos avançados da teologia, mas também valoriza o diálogo entre a sabedoria cristã e a cultura pagã, inclusive a filosofia e a literatura.

Fiel a esta tradição, a FASBAM, concebe o Curso Propedêutico a partir e através de uma formação humana, cristã, espiritual, social e intelectual. Procura também enfatizar um ambiente de integração e crescimento, em que professores, estudantes, colaboradores e pessoas que nos visitam (palestrantes, conferencistas, formadores) cooperam uns com os outros num objetivo comum: iniciação e aprofundamento da vida intelectual, comunitária e espiritual. Acrescente-se ainda que a FASBAM busca fomentar a realização de atividades culturais que vêm aprofundar, enriquecer e ampliar este objetivo. Estas atividades incluem simpósios, congressos, cursos de extensão, conferências e práticas esportivas. Ademais, a FASBAM se empenha em oferecer aos seus estudantes um acompanhamento espiritual e psicológico.

Corpo Docente

O curso que traz os melhores professores. Ao clicar sobre a foto de cada professor, você poderá conhecer a sua formação intelectual.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OBSM
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Pe. Elias Marinhuk, OSBM
Mestre em Sagradas Escrituras

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Fabiano de Mello Vieira
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Adriane Werner
Mestre em Administração

Lorem ipsum..

Prof. Me. Pe. José Vanol Lourenço Cardoso Júnior
Mestre em Sagradas Escrituras

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Diác. Edilson da Costa
Doutor em Meio Ambiente

Lorem ipsum..

Prof. Me. Thiago Onofre Maia
Doutorando em Teologia

Lorem ipsum..

Prof. Dr. Antonio Djalma Braga Neto
Doutor em Filosofia

Lorem ipsum..

Prof. Me. Pe. Edson Ternoski
Mestre em Ciências Eclesiásticas Orientais

Lorem ipsum..

Prof. Esp. Pe. André Biernaski
Especialista em Aconselhamento

Lorem ipsum..

Confira a Grade Curricular

As disciplinas deste curso são distribuídas em 2 semestres. Conheça todas as disciplinas passando nos slides abaixo ou clique aqui para fazer o download.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Coordenador do Curso

Lorem ipsum..

Nossos Diferenciais

“Porque aqueles que sabem colher com cuidado de cada coisa aquilo que lhes ajuda, conseguem obter
muitas contribuições de muitas partes, à semelhança dos grandes rios.”
São Basílio Magno, Discurso aos Jovens

Apoio ao Desenvolvimento Pessoal e Acadêmico

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Suporte Espiritual e Psicopedagógico

– Palestras

Workshops

– Mentoring com os Professores

Conheça os nossos outros cursos