Certas questões em Filosofia são trans-históricas. Refletir sobre o que é viver bem tem sido, desde os antigos, tema recorrente. No diálogo Críton, de Platão, Sócrates já advertira a Criton que “o que verdadeiramente importa não é viver, mas viver bem (48 b). Na mesma direção, mas em outro contexto, filósofos da chamada era helenística se debruçaram sobre essa questão. Frente às inúmeras adversidades político-culturais devidas à soberania de Alexandre, no século III a.C., os filósofos do Jardim – epicuristas e os filósofos do Pórtico – estoicos, nos legaram em belíssimas cartas, sentenças, exposições filosóficas, um manifesto ético a favor da vida que vale a pena ser vivida.

Sílvia Maria de Contaldo
Doutora em filosofia medieval

Lorem ipsum..

Doutora em Filosofia Medieval pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Clique aqui e faça a sua inscriçÃO GRATUITA!

confira as conferências de todo o curso!

Conheça os nossos outros cursos