Veritatis Gaudium é a base da excelência máxima do curso de Filosofia da FASBAM

O compromisso da Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) em seguir as orientações da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium para o seu curso de Filosofia foi a base para que o Ministério da Educação atribuísse o conceito máximo 5 de excelência.

A Constituição Apostólica Veritatis Gaudium foi assinada pelo Papa Francisco em 8 de dezembro de 2017 e promulgada em 29 de janeiro de 2018 com a finalidade de atualizar a Constituição Apostólica Sapientia Christiana assinada pelo Papa João Paulo II no primeiro ano de seu pontificado, em 15 de abril de 1979.

Na FASBAM, nós reconhecemos a importância fundamental das diretrizes da Veritatis Gaudium, pois elas orientam o ensino da filosofia e promovem uma abordagem acadêmica que está alinhada com os princípios estabelecidos pelos documentos do Concílio Vaticano II e outros documentos recentes da Santa Sé.

No cumprimento de nosso compromisso com a excelência acadêmica, o curso de Filosofia adere às normas contidas nos documentos do Concílio Vaticano II, em especial o Decreto Optatam totius, sobre a formação sacerdotal, e a Declaração Gravissimum educationis, sobre a educação cristã. Estes documentos fornecem as bases sólidas para a formação filosófica, garantindo que nossos estudantes se beneficiem de um ensino que respeita os princípios fundamentais da tradição filosófica cristã.

Além disso, reconhecemos a importância dos documentos mais recentes da Santa Sé, como a Carta Apostólica Lumen Ecclesiae de Paul VI, publicada em 20 de novembro de 1974, no sétimo centenário da morte de Santo Tomás de Aquino; a Declaração da Sacra Congregação para a Edução Católica intitulada: O ensino da filosofia nos Seminários, de 20 de janeiro de 1972; e as encíclicas Fides et Ratio e Veritatis Splendor de João Paulo II. Estes documentos oferecem orientações preciosas para os estudos acadêmicos no campo da filosofia, destacando a integração da razão e da fé, bem como a busca pela verdade perene e pela moralidade.

O compromisso da FASBAM com as orientações da Veritatis Gaudium reflete nosso desejo de proporcionar uma educação filosófica robusta, enraizada nos princípios da fé católica e alinhada com os valores que permeiam a Tradição da Igreja. Estamos dedicados a cultivar um ambiente acadêmico a partir das virtudes provenientes dos ensinamentos de São Basílio Magno por meio do projeto “VIRTUS: cuida da tua alma e conhece a tua natureza”, onde o diálogo filosófico floresça, inspirando nossos estudantes a explorar as complexidades do pensamento filosófico em consonância com os ensinamentos da Igreja Católica.

Para conhecer todos os detalhes do curso de Filosofia da FASBAM, clique aqui.