Como cuidar de um ícone bizantino?

Abaixo apresentamos 10 instruções para você cuidar do seu ícone da melhor maneira possível.
 
1. Evite variações bruscas de temperatura e umidade ao ventilar o ambiente, ou seja, não abra todas as janelas. Não abra a janela em dias de vento forte ou chuva. Se possível, adquira um medidor eletrônico de temperatura e umidade. Não lave o chão no local das ícones para evitar um aumento repentino da umidade do ar.
 
2. Não limpe o ícone com um pano, seja ele molhado ou seco, pois gradualmente destruirá a imagem. Deve-se remover a poeira regularmente, cerca de uma vez por mês, apenas com uma escova muito macia e espessa (em último caso, camurça), somente se a camada de tinta não estiver descascando.
 
3. Não permita a incidência direta dos raios solares no ícone para evitar aquecimento excessivo.
 
4. Não coloque o ícone na janela e não o pendure perto de uma janela. Lembre-se de que correntes de ar e o frio levarão à destruição da tinta e da base do ícone.
 
5. Não lave o ícone. Não tente renovar o ícone com vernizes, tintas, óleos ou outros produtos. Não limpe o ícone com nenhum tipo de substância, pois elas penetram na base e na tinta, destruindo o ícone. Restaurar o ícone posteriormente será muito difícil ou até impossível.
 
6. Não coloque o ícone perto de uma parede próxima a dispositivos de iluminação ou de um fogão. O fluxo de ar quente resseca a madeira, causando empenamento, rachaduras, inchaço e descamação da base e da tinta.
 
7. Não armazene ícones em ambientes onde haja furos de cupins na parede ou nos móveis. Eles podem transformar a placa do ícone em pó em dois ou três anos, e se livrar dessa infestação é muito difícil.
 
8. Quanto mais velas no candelabro, mais longe ele deve estar do ícone. Tente não usar candelabros pendurados.
 
9. É possível armazenar o ícone por um longo tempo na posição horizontal, protegendo sua superfície de qualquer contato (por exemplo, em um armário ou caixa). Recomenda-se transportá-lo na mesma posição horizontal ao entregá-lo ao restaurador, sem limpar ou tocar na superfície do ícone.
 
10. Qualquer intervenção de pessoas sem formação específica em restauração pode causar danos ao ícone e até mesmo levar à sua destruição completa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo