O que é o ícone “Deisis”?

A palavra grega “Deisis” é frequentemente usada para descrever a fileira central da iconóstase. Nesse contexto, a peça central é o ícone de Cristo no trono. Nos lados, estão representadas imagens em tamanho real dos santos. Todos esses santos estão voltados para Cristo, com as mãos em gestos de oração, dirigindo-se ao Criador em preces pela salvação do mundo no Dia do Juízo Final. Muitas vezes, os textos de suas orações estão inscritos em pergaminhos que seguram nas mãos.
 
Essa mesma terminologia também se aplica a outras representações, podendo ser encontradas em afrescos nas paredes, em diferentes partes tanto dentro quanto fora da igreja: no altar, na recessão da abside principal, no arco pré-altar, na parede interna da igreja, acima da entrada do templo.
 
Mas por que, afinal, todas essas representações em ícones e afrescos são chamadas de deisis? A resposta reside na própria palavra grega “deisis” (δεησις), que significa “oração” ou “súplica”. Todos esses ícones representam preces elevadas pelos santos e pelas forças celestiais ao Senhor e Juiz Celestial, intercedendo em favor da humanidade. E entre os primeiros intercessores na oração estão a Santíssima Mãe de Deus e o profeta João Batista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo