A palavra iconografia significa “escrita de imagem”: do grego eikon, imagem, e grafia, escrita. A arte iconográfica é arte sacra que contém elementos litúrgicos que representam verdades de fé. Ela é também uma arte que conduz a pessoa humana a participar do divino e de suas manifestações. Por isso, ela ultrapassa as fronteiras daquilo que é simplesmente sensível. Nesse sentido, um quadro religioso pode suscitar vários sentimentos em quem o observa acarretando assim um comportamento diferente. Ele é ao mesmo tempo arte sacra e religiosa. O ícone, além do mais, pode conter uma espiritualidade especial, uma mística e uma teologia próprias da tradição que ele expressa. Esta tradição, como se sabe, é típica das Igrejas Orientais, que tanto primou pela catequese através da arte e da teologia nas suas expressões místicas.

Ementa:
História da Arte Bizantina. Conceituação das principais técnicas artísticas (Têmpera, Mosaico, Encáustica e Afresco). Estética e composição Iconográfica. Simbologia das cores. Figura humana. Escolas Iconográficas. Usos litúrgicos dentro da Cristandade Oriental. Técnica de pintura à têmpera. Preparação da tábua com Levkas de gesso. Traçado e grafia. Douração com folhas de ouro. Pigmentos Naturais. Materiais clássicos. Confecção de um Ícone da Santíssima Mãe de Deus.
Justificativa:
O Curso de Iconografia – Módulo Têmpera se justifica pelo crescente interesse na Arte Sacra Bizantina, bem como, a necessidade de profissionais especializados nesse estilo de arte no Brasil. O presente curso visa atender tanto a demanda por ícones dentro do âmbito litúrgico Cristão Oriental, quanto fornecer conhecimentos para uma melhor formação/aperfeiçoamento de artistas plásticos, igualmente, pesquisadores dos campos de história e arte.
Objetivo geral:
Oferecer formação para a confecção de ícones à têmpera na técnica eslava clássica e fornecer conhecimentos teóricos sobre Iconografia.
Objetivos específicos:
- Conhecer a arte bizantina e as suas principais técnicas.
- Conhecer as principais técnicas da têmpera e os materiais tradicionais.
- Apresentar as principais escolas Iconográficas eslavas do séc. XII ao XVII.
- Capacitar os interessados a produzirem ícones no estilo bizantino clássico.
- Instigar a pesquisa e a produção iconográfica.
- Formar um grupo de iconógrafos especializados em arte bizantina.
Público alvo:
Interessados em história da arte bizantina que almejam conhecer tanto a parte teórica da Iconografia, quanto às técnicas artísticas Iconográficas tradicionais. Os futuros alunos devem ter concluído o Ensino Médio e não necessitam possuir conhecimentos prévios sobre arte.
Bibliografia:
GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo: História e Culto. São Paulo: Paulus, 1997.
MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia: As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
SCHÖNBORN, Christoph. L’Icona di Cristo: Fondamenti Teologici. Torino: Edizione Paoline, 1988.
SENDLER, Egon. L’Icona: Immagine dell’invisibile. Torino: Edizione San Paolo, 1985.
SOLOVYOVA, Irina. The russian Icon. St. Petersburg: Art publishers, 2006.
SPIDLÍK, Tomás; RUPNIK, Marko Ivan. La fede secondo le ícone. Roma: Lipa, 2000.
Carga horária:
30 horas.
Número máximo de vagas:
20.
Valor:
- Opção 1: R$ 1.300,00 à vista no boleto bancário até o dia 10/12/2022;
- Opção 2: 3 vezes de R$ 435,00 no boleto bancário, sendo a primeira parcela com vencimento para o dia o dia 10/10/2022.
Estão inclusos no valor do curso os materiais necessários para execução do ícone proposto na ementa.
Período de realização:
As aulas acontecerão de 09 a 18 de janeiro (exceto final de semana) das 19h às 22h30. No dia 19 de janeiro acontecerá a bênção solene dos ícones.
Informações e inscrição:
Email: secretaria@fasbam.edu.br
Fone: (41) 3243-9800
Professor:
Licenciado pelo Instituto de Mosaicos de Chicago – EUA.
Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.
Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.