Bem-vindo ao Blog de Teologia Oriental da FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, uma instituição de ensino superior católica, com sede em Curitiba, e que é mantida pela Ordem de São Basílio Magno.
No artigo de hoje, nós preparamos um artigo que explica o significado gesto da mão direita que se encontra nos ícones do Cristo Pantocrátor.
Na Grécia e Roma antigas, havia um sistema bem estabelecido de gestos usados na oratória e na retórica. Alguns dos mais antigos ícones orientais sobreviventes são encontrados em Roma, e assim acredita-se que os primeiros iconógrafos orientais possam ter utilizado esses gestos ao retratar Cristo, seus santos e os anjos. Por exemplo, nos ícones da Anunciação, o Arcanjo Gabriel é mostrado com a mão erguida e no mundo antigo isso significava o início de uma importante oração.
Esse significado é provavelmente a “fonte” original de mostrar a Cristo levantando Sua mão, pois mais do que qualquer outra pessoa Ele tem algo importante a dizer. No entanto, para qualquer cristão, a mão direita de Jesus nos ícones é inequivocamente mostrada como sendo levantada para dar uma bênção. O arranjo da mão é repetido pelo sacerdote quando abençoa os fiéis durante a Divina Liturgia e assim os santos em ícones, se eles eram membros do clero, frequentemente estão com a mão direita da mesma maneira. Isto tem um simbolismo próprio que se desenvolveu ao longo do tempo, e vale a pena investigar.
O Simbolismo da Bênção
Os dedos formam as letras “IC XC”, uma abreviação amplamente usada de quatro letras do grego para Jesus (IHCOYC) Cristo (XPICTOC). É pelo nome de Jesus que somos salvos e recebemos as bênçãos: “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.” (Fp 2,10).
Os três dedos de Cristo – além de demonstrarem o “I” e “X” – confessam a Tri-unidade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. O indicador e o polegar de Jesus não apenas demonstram o “C”, mas atestam a Encarnação: a união das naturezas divina e humana encontradas em Jesus Cristo.
Quer saber mais sobre iconografia? Conheça os nossos cursos de extensão e pós-graduação
A FASBAM oferece ao longo do ano cursos de extensão universitária em Iconografia Bizantina nos módulos têmpera e mosaico, Iconografia Eslava no módulo têmpera e também o curso de pós-graduação em Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico.
Sempre que entro aqui saio com um pouco mais de conhecimento. “Mais do que qualquer outra pessoa Ele tem algo importante a dizer”. sempre lembrarei disso quando olhar para essa imagem.
Parabéns e obrigada por sempre nos trazer conteúdo tão relevante.
Ótimo artigo, achei muito interessante e confesso que não sabia de tais gestos. Parabéns!!!
Excelente artigo, recomendo a todos Cristãos o livro A RESTAURAÇÃO DAS ESCRITURAS.
Na capela de são José Jesus menino tem dois dedos dobrados e três estendidos num gesto com a mão estendida:
Obrigada por explicar!!! Eu vi umas três obras artísticas no meu livro de história onde Jesus estava fazendo esse símbolo na mão, e eu fiquei curiosa querendo saber o porquê. Agora eu sei!
Por quê os mesmos gestos de Jesus com as maos: direita, pra cima. E a esquerda para baixo. Tres dedos, tanto pra cima como para baixo. E a semelhança com Baphomet repetindo os mesmos gestos?
Nada a ver. O símbolo é bem diferente. E depois a imagem do Cristo Pantocrator é do século 3 e a famosa imagem de Bephomet é do século 19. Vc deve ser protestante que fica procurando cabelo em ovo.
Caro Joaquim, você está absurdamente equivocado. Esses sinais nas imagens sacras são replicados por ocultistas, sobretudo, com o fito de deturpar os significados religiosos que carregam. Evidentemente, confundir o leigo seja a grande tarefa dos que representam o mal; na medida em que Deus é elucidação, o mal é confusão, o que, aliás, é demasiado claro na Bíblia.
Faz sentido.
Minha bebe faz o mesmo gesto repetidas x durante o dia . Que Deus nos abencoe, perdoe e defenda…
Fui à Santa Missa como de costume aos domingos. Era um padre novo. Este passou grande parte da Pregação com o dedo indicador e o polegar formando um circulo. Poderia ter sido um sinal nas entrelinhas trazendo para a Santa Missa o sinal da Santíssima Trindade de Deus. Mas, neste caso ele o padre usaria o dedo anelar e o polegar. Existe outro sentido para este sinal? Sou muito atenta. E percebo qualquer diferença rápido.
Olá também vi isso hoje na missa o padre passou a missa com os dedos indicadores e o polegar juntos fiquei observando. Cheguei em casa e fui pesquisar.