Que significa o gesto da mão direita do Cristo Pantocrator?

Na Grécia e Roma antigas, havia um sistema bem estabelecido de gestos usados ​​na oratória e na retórica. Alguns dos mais antigos ícones orientais sobreviventes são encontrados em Roma, e assim acredita-se que os primeiros iconógrafos orientais possam ter utilizado esses gestos ao retratar Cristo, seus santos e os anjos. Por exemplo, nos ícones da Anunciação, o Arcanjo Gabriel é mostrado com a mão erguida e no mundo antigo isso significava o início de uma importante oração.

Esse significado é provavelmente a “fonte” original de mostrar a Cristo levantando Sua mão, pois mais do que qualquer outra pessoa Ele tem algo importante a dizer. No entanto, para qualquer cristão, a mão direita de Jesus nos ícones é inequivocamente mostrada como sendo levantada para dar uma bênção. O arranjo da mão é repetido pelo sacerdote quando abençoa os fiéis durante a Divina Liturgia e assim os santos em ícones, se eles eram membros do clero, frequentemente estão com a mão direita da mesma maneira. Isto tem um simbolismo próprio que se desenvolveu ao longo do tempo, e vale a pena investigar.

O Simbolismo da Bênção

Os dedos formam as letras “IC XC”, uma abreviação amplamente usada de quatro letras do grego para Jesus (IHCOYC) Cristo (XPICTOC). É pelo nome de Jesus que somos salvos e recebemos as bênçãos: “Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.” (Fp 2,10).

Os três dedos de Cristo – além de demonstrarem o “I” e “X” – confessam a Tri-unidade de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. O indicador e o polegar de Jesus não apenas demonstram o “C”, mas atestam a Encarnação: a união das naturezas divina e humana encontradas em Jesus Cristo.

3 thoughts on “Que significa o gesto da mão direita do Cristo Pantocrator?

  1. Marta says:

    Sempre que entro aqui saio com um pouco mais de conhecimento. “Mais do que qualquer outra pessoa Ele tem algo importante a dizer”. sempre lembrarei disso quando olhar para essa imagem.
    Parabéns e obrigada por sempre nos trazer conteúdo tão relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *