Introdução

Forjada no fervor de Cristianismo, Bizâncio se tornou ao longo dos séculos não só a capital resplendorosa do Império Romano no Oriente, mas o grande farol de arte e cultura em toda a Antiguidade tardia e Idade Média. Suas igrejas eram monumentais, repletas de ícones, decoradas ricamente com afrescos e mosaicos dourados, fruto da fusão harmônica de milênios de arte grega, cultura romana e a recente fé cristã.

Os artistas bizantinos não só se preocupavam com a estética ou com o efeito decorativo de suas obras; inspirados pelo Cristianismo passaram a entendê-las como instrumentos de ascese, bem como, janelas que deveriam transportar os espectadores a uma dimensão mística cristã.

A Arte Bizantina, assim como ficou chamada posteriormente, é a síntese perfeita do imaginário e da opulência de Bizâncio, bem como, pode ser entendida como o receptáculo dourado que guarda a identidade de uma tradição cristã primitiva.

Ementa

História da Arte Bizantina. Conceituação das principais técnicas artísticas (Têmpera, Mosaico, Encáustica e Afresco). Estética e composição Iconográfica. Simbologia das cores. Figura humana. Diferentes estilos e escolas de Iconografia. Usos litúrgicos dentro da Cristandade Oriental. Mosaico: Preparação da superfície. Traçado e grafia. Teoria das cores. Materiais clássicos. Uso de ferramentas musivas. Confecção de um ícone Mosaico portátil.

Exemplo de ícone na técnica que o aluno desenvolverá durante o curso.

Justificativa

O Curso de Iconografia – Módulo Mosaico justifica-se pelo crescente interesse na Arte Sacra Bizantina, bem como, a necessidade de profissionais especializados nesse estilo de arte no Brasil. O presente curso visa atender tanto a demanda por ícones dentro do âmbito litúrgico Cristão Oriental, quanto fornecer conhecimentos para uma melhor formação/aperfeiçoamento de artistas plásticos, igualmente, pesquisadores dos campos de história e arte.

Objetivo geral

Oferecer formação para a confecção de mosaicos na técnica bizantina clássica e fornecer conhecimentos teóricos sobre iconografia.

Objetivos específicos

  • Apresentar a arte bizantina e suas principais técnicas;
  • Conhecer os materiais tradicionais e os principais métodos musivos;
  • Capacitar os interessados a produzirem mosaicos no estilo bizantino clássico;
  • Instigar a pesquisa e a produção Iconográfica; e
  • Formar um grupo de iconógrafos especializados na arte musiva.

Público alvo

Interessados em história da arte bizantina que almejam conhecer tanto a parte teórica da Iconografia, quanto às técnicas artísticas musivas tradicionais. Os futuros alunos devem ter concluído o Ensino Médio e não necessitam possuir conhecimentos prévios sobre Arte.

Carga horária

26 horas.

Número total de vagas

20.

Valor

  • Opção 1: R$ 1.200,00 à vista no boleto bancário até o dia 24/08/2018;
  • Opção 2: 3 vezes de R$ 450,00 no boleto bancário, sendo a primeira parcela com vencimento para o dia o dia 24/08/2018.

O valor inclui todo o material a ser utilizado no curso: Smalti italiano; ferramentas (alicate torquês, pinças, espátula e cola); e suporte.

Horário

O curso será realizado aos sábados, sendo os 4 primeiros encontros, das 10h às 12h; e os outros 6 encontros, das 09h às 12h.

Datas

01/09 – 15/09 – 22/09 – 29/09 – 06/10 – 20/10 – 27/10 – 10/11 – 17/11 – 24/11.

Assessor

Prof. Eduardo Mourov
Licenciado pelo Instituto de Mosaicos de Chicago – EUA.
Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Parana – UTP.
Mestrando em História na Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Inscreva-se já!