A palavra iconografia significa “escrita de imagem”: do grego eikon, imagem, e grafia, escrita. A arte iconográfica é arte sacra que contém elementos litúrgicos que representam verdades de fé. Ela é também uma arte que conduz a pessoa humana a participar do divino e de suas manifestações. Por isso, ela ultrapassa as fronteiras daquilo que é simplesmente sensível. Nesse sentido, um quadro religioso pode suscitar vários sentimentos em quem o observa acarretando assim um comportamento diferente. Ele é ao mesmo tempo arte sacra e religiosa. O ícone, além do mais, pode conter uma espiritualidade especial, uma mística e uma teologia próprias da tradição que ele expressa. Esta tradição, como se sabe, é típica das Igrejas Orientais, que tanto primou pela catequese através da arte e da teologia nas suas expressões místicas.

Exemplo de ícone na técnica que o aluno desenvolverá durante o curso.

Ementa:
História da Iconografia. Conceituação das principais técnicas artísticas (Têmpera, Mosaico, Encáustica e Afresco). Estética e composição Iconográfica. Simbologia das cores. Figura humana. Diferentes estilos e escolas de Iconografia. Escolas Iconográficas Eslavas do séc XII ao XVII: Novgorod, Pskov, Moscou, Tver. Usos litúrgicos dentro da Cristandade Oriental. Técnica de pintura à Têmpera. Preparação da tábua com Levkas de gesso. Traçado e grafia. Douração com folhas de ouro. Pigmentos Naturais. Materiais clássicos. Confecção de um ícone do Pantocrátor (Nosso Senhor, Jesus Cristo) em estilo eslavo.

Justificativa:
O Curso de Iconografia Eslava – Módulo Têmpera se justifica pelo crescente interesse na Arte Sacra Oriental, bem como, a necessidade de profissionais especializados nesse estilo de arte no Brasil. O presente curso visa atender tanto a demanda por ícones dentro do âmbito litúrgico Cristão Oriental, quanto fornecer conhecimentos para uma melhor formação/aperfeiçoamento de artistas plásticos, igualmente, pesquisadores dos campos de história e arte.

Objetivo geral:
Oferecer formação para a confecção de ícones à  têmpera na técnica eslava clássica e fornecer conhecimentos teóricos sobre Iconografia.

Objetivos específicos:
Conhecer a arte eslava e as suas principais técnicas.
Conhecer as principais técnicas da têmpera e os materiais tradicionais.
Apresentar as principais escolas iconográficas eslavas do século XII ao XVII.
Capacitar os interessados a produzirem ícones no estilo eslavo clássico.
Instigar a pesquisa e a produção iconográfica.
Formar um grupo de iconógrafos especializados em arte eslava.

Público alvo:
Interessados em história da arte eslava que almejam conhecer tanto a parte teórica da Iconografia, quanto às técnicas artísticas Iconográficas tradicionais. Os futuros alunos devem ter concluído o Ensino Médio e não necessitam possuir conhecimentos prévios sobre arte.

Bibliografia:

GHARIB, Georges. Os Ícones de Cristo: História e Culto. São Paulo: Paulus, 1997.

MONDZAIN, Marie – José. Imagem, ícone, economia: As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

SCHÖNBORN, Christoph. L’Icona di Cristo: Fondamenti Teologici. Torino: Edizione Paoline, 1988.

SENDLER, Egon. L’Icona : Immagine dell’invisibile. Torino: Edizione San Paolo, 1985.

SOLOVYOVA, Irina. The russian Icon. St. Petersburg: Art publishers, 2006.

SPIDLÍK, Tomás; RUPNIK, Marko Ivan. La fede secondo le ícone. Roma: Lipa, 2000.

Pigmentos.

Carga horária:
40 horas.

Número total de vagas:
20.

Valor:

  • Opção 1: R$ 1.200,00 à vista no boleto bancário até o dia 11/09/2019;
  • Opção 2: 3 vezes de R$ 450,00 no boleto bancário, sendo a primeira parcela com vencimento para o dia o dia 11/09/2019.
     

Estão inclusos no valor do curso os materiais necessários para execução do ícone proposto na ementa.

Período de realização:
O início do curso está previsto para o dia 14 de setembro de 2019, com aulas aos sábados, das 09h às 13h. (Setembro: dias 14, 21 e 28; Outubro: dias 04, 18 e 25; Novembro: dias 09, 23 e 30; Dezembro: 07).

Informações e inscrição:

Email: secretaria@fasbam.edu.br

Fone: (41) 3243-9800

Professor:

Prof. Eduardo Mourov

 

Licenciado pelo Instituto de Mosaicos de Chicago – EUA.
Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.
Mestrando em História na Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Preencha o formulário abaixo e faça já a sua inscrição!

    Forma de pagamento: