A logoterapia é uma escola de psicoterapia criada pelo psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que enfatiza a busca por sentido e propósito na vida como um aspecto central do bem-estar humano. A análise existencial, por sua vez, é uma corrente filosófica que investiga a condição humana e suas implicações éticas e existenciais.

O curso de pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial da FASBAM oferece uma formação completa e aprofundada nesses campos, incluindo disciplinas como história e fundamentos da logoterapia, a relação entre logoterapia e teologia, técnicas terapêuticas específicas, além de uma abordagem crítica e reflexiva sobre os desafios éticos e práticos da prática clínica.

A FASBAM tem um compromisso especial em oferecer uma formação integral, que reconhece a dimensão espiritual e moral da pessoa humana. Nesse sentido, a abordagem logoterapêutica é particularmente relevante, pois enfatiza a importância da dimensão transcendental da existência humana e sua relação com a busca por sentido e propósito. Além disso, a logoterapia é compatível com a visão católica da pessoa humana como um ser livre, responsável e vocacionado ao amor.

Os professores envolvidos no curso possuem ampla experiência em suas áreas de atuação e compartilham um compromisso em oferecer uma formação de excelência, que integra rigor acadêmico e relevância prática. Adicionalmente, a FASBAM oferece um ambiente acolhedor e engajado, que valoriza o diálogo interdisciplinar e o respeito pela diversidade de perspectivas e experiências.

Corpo Docente

O curso que traz professores que são referência em Logoterapia e Análise Existencial.

Frei Vagner Sanagiotto, O.Carm
Doutor em Psicologia

Diác. Edilson da Costa
Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento

Confira as Disciplinas

As disciplinas deste curso são distribuídas em 4 grandes áreas: Fundamentação Antropológica – Como nasce a Logoterapia; Fundamentação Teórica – Pressupostos; Fundamentação Clínica; e Fundamentação Prática. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo:

Viktor Emil Frankl: Aspectos Históricos e Biográficos.

Antropologia e Ontologia dimensional Frankliana: 10 Teses da Pessoa Humana (?).

Raízes Filosóficas da Logoterapia.

Pilares da Logoterapia: Liberdade da Vontade, Vontade de sentido, Sentido da vida.

Vazio Existencial e Tríade Trágica (Negativa?).

Axiologia em Viktor Frankl.

O sentido do Trabalho, o sentido do Amor, o sentido do Sofrimento.

A Tese do Otimismo Trágico ver Vazio Existencial e Tríade Trágica.

Consciência e Inconsciente Espiritual.

Bases da logoterapia para a psicologia clínica.

A personalidade segundo a antropologia Frankliana.

Psicopatologia.

O psicodiagnóstico na perspectiva da logoterapia.

Técnicas da Logoterapia e Análise Existencial e sua aplicação em diferentes contextos I.

Técnicas da Logoterapia e Análise Existencial e sua aplicação em diferentes contextos II.

Técnicas da Logoterapia e Análise Existencial e sua aplicação em diferentes contextos III.

Projetos.

Prof. Dr. Ir. Irineu Letenski, OSBM
Coordenador do Curso

Pe. Domingos Miguel Starepravo, OSBM

Nossos Diferenciais

“O sentido da vida é uma questão individual. Não pode ser encontrado em outra pessoa ou em um livro. É necessário procurá-lo dentro de si mesmo.” Viktor Frankl, fundador da logoterapia.

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Oferecemos serviços que auxiliam no seu aprendizado, como:

– Palestras

– Mentoring com os Professores

Conheça os nossos outros cursos