Curso de Extensão: A mística de Mestre Eckhart e Etty Hillesum

Parece ser lugar-comum afirmar que em tempos de crise emergem pensamentos místicos ou correntes místico-religiosas que supostamente seriam a resposta imediata para todas as mazelas. Engana-se quem assim pensa. Na história da Filosofia do Ocidente, sempre houve pensadores e pensadoras que fizeram da via mística sua opção filosófica.

Seja por vinculação a alguma religião, seja por certos itinerários metafísicos ou mesmo por opção existencial, encontram-se na tradição filosófica ocidental diferentes formas de experiência mística. Cada qual, a seu modo, pretendeu mais do que dar respostas: apontar caminhos que podem ser alcançados ou desenvolvidos em plano transracional, além da razão mas não aquém da razão.

O objetivo desse curso é apresentar esses caminhos que nos foram legados por Mestre Eckhart (1260-1328), que nos propõe uma mística especulativa fortemente enraizada na existência, e por Etty Hillesum (1914-1943), escritora judia que, em sua breve vida, fez do seu Diário um convite: aprender, pela via mística, a regressarmos a nós mesmos – e a sobreviver apesar da dureza dos tempos.

CONFERENCISTA

Prof. Dra. Sílvia Maria de Contaldo
Doutora em Filosofia Medieval
Doutora em Filosofia Medieval pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

INVESTIMENTO

O curso é gratuito e com certificado também gratuito para todos que se inscreverem no formulário abaixo e preencherem a lista de presença em todos os encontros.

CARGA HORÁRIA

O curso possui uma carga horária total de 20 horas, contemplando 8 encontros. Serão indicadas as leituras prévias para cada encontro.

DURAÇÃO

De 04 de abril a 23 de maio de 2024, com aulas às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

EXTENSÃO

Esse curso é oferecido como extensão universitária dos Cursos de Filosofia da FASBAM, nas modalidades Bacharelado Presencial e EAD (livre a distância).

Aulas às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, conforme o cronograma abaixo:

04/04: Experiência Mística: Formas da experiência mística na tradição filosófica ocidental.
11/04: Mestre Eckhart: Vida e escritos; a mística da libertação.
18/04: Mestre Eckhart: Livro da Divina Consolação.
25/04: Mestre Eckhart: O Homem Nobre e Conversações Espirituais.
02/05: Mestre Eckhart: Conversações Espirituais (continuação).
09/05: Etty Hillesum: Vida e obra. Uma vida interrompida.
16/05: Etty Hillesum: Uma jornada interior.
23/05: Mística e espiritualidade: Portos de partida.

INFORMAÇÕES:
Objetivo geral:

Explorar e compreender a dimensão mística na tradição filosófica ocidental, através da análise das obras de Mestre Eckhart e Etty Hillesum, buscando compreender os caminhos e as perspectivas oferecidas por esses pensadores para uma vivência espiritual mais profunda e significativa.

Objetivos específicos:

• Estudar a vida e os escritos literários de Mestre Eckhart, compreendendo sua abordagem da mística como uma via de libertação espiritual;
  • Analisar a vida e a obra de Etty Hillesum, destacando sua abordagem pessoal da jornada interior e sua busca pela espiritualidade em meio às adversidades, como um exemplo contemporâneo de vivência mística;
  • Analisar as conexões entre a mística e a espiritualidade na tradição filosófica ocidental, identificando os portos de partida oferecidos por Mestre Eckhart e Etty Hillesum para uma compreensão mais ampla da busca pelo transcendente e do desenvolvimento espiritual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Experiência Mística: Formas da experiência mística na tradição filosófica ocidental. Mestre Eckhart: Vida e escritos; a mística da libertação. Mestre Eckhart: Livro da Divina Consolação. Mestre Eckhart: O Homem Nobre e Conversações Espirituais. Mestre Eckhart: Conversações Espirituais (continuação). Etty Hillesum: Vida e obra. Uma vida interrompida. Etty Hillesum: Uma jornada interior. Mística e espiritualidade: Portos de partida.

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS
Aulas expositivas síncronas transmitidas ao vivo disponibilizadas no Canal da FASBAM no YouTube, com a possibilidade de perguntas por meio do chat. As aulas também ficarão gravadas para que os estudantes possam assisti-las também na modalidade assíncrona.

RECURSOS E MATERIAIS
O curso A mística de Mestre Eckhart e Etty Hillesum é de caráter a distância, com a utilização de computadores e celulares para participação.

BIBLIOGRAFIA PARA APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS

FREI MICHAEL DAVIDE. Etty Hillesum: humanidade enraizada em Deus. São Paulo: Paulinas, 2019.
HILLESUM, Etty.  Uma vida interrompida. Belo Horizonte: Âyinê, 2019.
HILLESUM, Etty. Cartas. 1941-1943. Lisboa: Assírio&Alvim. s/d (Teofanias).
LIMA VAZ, C. H. Experiência Mística e filosofia na tradição medieval. São Paulo: Loyola, 2000.
MESTRE ECKHART.  O livro da Divina Consolação e outros textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1991.
RASCHIETTI, Matteo.  Mestre Eckhart: um mestre que falava do ponto de vista da eternidade. São Paulo: Paulus, 2013.

2 thoughts on “Curso de Extensão: A mística de Mestre Eckhart e Etty Hillesum