Embaixador da Ucrânia visita a Faculdade São Basílio Magno e elogia contribuição para a Educação e Preservação Cultural

Na imagem, da esquerda para a direita: o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk, a Sra. Svitlana Melnyk, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Andrii Melnyk, o reitor da FASBAM, Ir. Irineu Letenski e o diretor espiritual, Pe. Domingos Starepravo. (Imagem: Divulgação).

No dia 20 de março de 2024, a Faculdade São Basílio Magno (FASBAM) teve a honra de receber a ilustre visita do embaixador da Ucrânia no Brasil, Sr. Andrii Melnyk, acompanhado por sua esposa, Svitlana Melnyk, do cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski, e do presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk. O encontro foi marcado por uma calorosa recepção, com a presença do reitor da faculdade, Ir. Irineu Letenski, do coordenador acadêmico, Pe. Teodoro Hanicz, do superior do Mosteiro São Basílio Magno, Pe. Soter Schiller, e do diretor espiritual, Pe. Domingos Starepravo.

Inicialmente, Pe. Soter Schiller apresentou um breve histórico sobre a instituição, destacando sua importância na formação de religiosos e do clero diocesano. O embaixador expressou sua gratidão à FASBAM pelo serviço prestado à educação e à formação de estudantes de todo o Brasil e de outros países.

“Estou aqui para expressar minha gratidão pelo excelente trabalho que a faculdade tem desempenhado ao longo dos anos, preservando a cultura, a tradição e os valores ucranianos. Nesta minha primeira visita, pretendo conhecer mais sobre as comunidades ucranianas aqui no Paraná”, declarou o embaixador.

Em seguida, o reitor e Pe. Domingos guiaram o embaixador até a capela da faculdade, que se destaca pelo seu estilo bizantino. Posteriormente, a comitiva visitou a biblioteca da instituição, onde o Sr. Melnyk se impressionou com a vasta coleção de obras teológicas, filosóficas, literárias que se acham, sobretudo, em língua ucraniana.

“Realmente, a faculdade é um local especial para preservar a cultura, a tradição e transmitir conhecimento e valores para os nossos jovens”, ressaltou o Sr. Melnyk.

O embaixador presenteou a biblioteca com a obra Unconquered: The Big Book of Bravery, um livro ilustrado que aborda diversos elementos sobre a atual guerra na Ucrânia. Em seguida, Pe. Domingos apresentou ao embaixador os materiais da exposição sobre o Holodomor com os painéis destacando a história da fome deliberada causada na Ucrânia pelo regime soviético, resultando em milhares de mortes por inanição.

O Sr. Andrii ainda teve a oportunidade de visitar os alunos do segundo ano do Curso de Bacharelado em Filosofia, que ele incentivou e motivou em seus estudos. Ao concluir a sua visita, o embaixador agradeceu novamente à FASBAM pelo trabalho em prol da comunidade acadêmica em geral e da comunidade ucraniana em particular. Ele ressaltou que “a Igreja é um elemento fundamental para a preservação dos valores, da cultura e da tradição de um povo”, e se colocou à disposição da Faculdade São Basílio Magno para futuras parcerias.

Na imagem, da esquerda para a direita: Pe. Domingos Starepravo, Sr. Andrii Melnyk e sua esposa, Svitlana Melnyk, e o reitor da FASBAM, Ir. Irineu Letenski. (Imagem: Divulgação).
Sr. Andrii Melnyk assinando dedicatória para doação da obra “Unconquered: The Big Book of Bravery”, presenteada à biblioteca da FASBAM (Imagem: Divulgação).