O lugar da imagem de Deus no homem: o corpo, a alma ou ambos?

As Escrituras nos ensinam que Deus criou o homem à Sua imagem: “à imagem de Deus o criou” (Gn 1,27). Mas o que constitui a imagem de Deus no homem? Se Deus é espírito (Jo 4,24), o corpo humano também foi criado à Sua imagem? Ou a imagem de Deus é encontrada apenas na alma? Vamos nos aprofundar nessas questões.

Antes de começarmos: Visões tripartidas e bipartidas da natureza humana

A visão tripartite pressupõe a unidade do corpo, alma e espírito. As capacidades da alma incluem a capacidade de pensar, sentir emoções, apreciar a beleza e ser criativo. O espírito, por sua vez, nos dá nossa consciência e nosso temor a Deus; e também nos atrai para Ele. Nessa visão, as faculdades psíquicas, sensoriais e racionais do homem derivam da alma. Na visão bipartida, o homem é a dualidade do corpo e alma ou espírito, com ambos os termos usados ​​de forma intercambiável.

Entre os Santos Padres, encontramos defensores de ambas as visões da natureza humana. Eles não são contraditórios, e nenhum deles é doutrinário. Além disso, a Igreja não tem doutrina sobre a composição da natureza humana. Portanto, podemos preferir qualquer visão – bipartida ou tripartida – que se adeque a um determinado contexto. Neste texto, interpretamos a alma e o espírito como sinônimos.

A alma

Se Deus não tem corpo, o corpo do homem – tangível, propenso a doenças e pertencente ao sexo masculino ou feminino – também foi criado à Sua imagem? Em um ponto de vista, essas qualidades do corpo excluem sua semelhança com o Deus sem corpo e sem sexo.

Ao contrário do corpo, a alma humana não está sujeita à decadência; é imortal, intangível e invisível, inteligente, amoroso e criativo. Portanto, é muito mais fácil ver a imagem de Deus na alma do que no corpo.

Muitos Padres da Igreja acreditavam que somente a alma e suas capacidades foram criadas à imagem de Deus. Eles refletiram sobre a imagem de Deus sem mencionar o corpo completamente.

Em sua exposição da Ortodoxia, São João Damasceno escreveu: “A frase “segundo Sua imagem” refere-se ao lado de sua natureza que consiste em mente e livre arbítrio” (São João Damasceno. Exposição da Fé Ortodoxa, Livro II, Capítulo XII).

“Alguns chegaram a igualar a criação do homem à imagem de Deus com razão e livre arbítrio, e outros como supremacia e poder definitivo, pois a criação de Deus pode refletir a imagem de Seu criador em ambos” (São Fócio de Constantinopla. Amphilochia, Tratado 36).

São Gregório, o Teólogo, explicou a diferença fundamental entre corpo e alma da seguinte forma: “Eu tenho uma natureza de duas partes. Meu corpo foi criado da terra e, portanto, está subordinado à carne consubstancial a ela. Minha alma tem o sopro de Deus e deseja uma vida melhor dos seres celestiais (Discurso sobre a inutilidade do homem exterior e a futilidade do presente).

São Teófano, o Recluso, é inequívoco: “A imagem e semelhança de Deus não pertencem ao corpo, mas à alma. A imagem de Deus está presente na essência da alma” (A Vida Espiritual: Ensinamentos Selecionados).

Essa posição também é comum entre autores de livros didáticos sobre a fé ortodoxa. Em seu livro de teologia dogmática, Michael Pomazansky escreve: “Para encontrar a imagem de Deus, deve-se primeiro olhar para a alma, e não para o corpo. Por Sua natureza, Deus é o Espírito mais puro, sem corpo ou qualquer forma material. Portanto, a noção da imagem de Deus pode se aplicar apenas à alma imaterial: muitos dos padres da Igreja aderem a essa visão”.

Da mesma forma, o arcebispo Seraphim Slobodsky escreve em seu livro sobre o conhecimento das escrituras que a imagem de Deus está presente nas capacidades e poderes da alma.

Mas como isso concorda com as Escrituras que ensinam que o homem foi criado à imagem de Deus? O texto das Escrituras não se refere ao homem como um todo, não sua alma ou qualquer outra parte de sua pessoa? Nenhuma parte pode ser equiparada ao todo e nenhum todo à sua parte. Não se pode reduzir um homem à alma, e a alma não é o mesmo que um homem.

A pessoa inteira

A visão de que a imagem de Deus reside na pessoa inteira – no corpo e na alma – foi menos comum, mas teve seus defensores eloquentes. Santo Irineu de Lyon, um Santo Mártir do século II, escreveu: “o homem perfeito consiste na aproximação e união da alma recebendo o espírito do Pai, e a mistura daquela natureza carnal que foi moldada à imagem de Deus. ” (Contra as Heresias, livro 5, capítulo 6, parágrafo 1).

A comparação entre as capacidades da alma e os poderes de Deus não convenceu São Epifânio de Chipre. Ele ensinou que a alma ainda não pode ser equiparada à imagem de Deus, apesar de sua imortalidade, invisibilidade e todas as outras propriedades. Deus é ilimitado, onisciente e todo-poderoso, enquanto a alma está presa no corpo e, portanto, tem poderes limitados. Portanto, escreveu São Epifânio, localizar a imagem de Deus em alguma parte da pessoa, e não na pessoa inteira, era um ato de ignorância. Segundo ele, a imagem de Deus é a pessoa humana inteira.

A encarnação de Cristo e Sua deificação abre uma nova perspectiva sobre o corpo humano. Cristo ressuscitou no mesmo corpo em que viveu na terra. No entanto, ele se transformou e foi cheio do espírito a ponto de Seus discípulos não conseguirem reconhecê-lo e o tomaram por um espírito (veja Lc 24,36-37).

Os corpos dos ascetas que alcançaram a deificação durante suas vidas, permaneceram incorruptos após sua morte, como o corpo de Cristo. Como este exemplo mostra, tanto o corpo quanto a alma podem participar da Natureza Divina.

Alcançamos a theosis crescendo à semelhança de Deus. Se podemos ser como Deus na alma e no corpo, então o corpo também deve ser parte da imagem de Deus, pois como o corpo pode alcançar a semelhança de Deus sem participar de Sua imagem?

Santo Irineu escreveu que Adão foi criado à imagem de Cristo pela presciência de Deus (Prova do Sermão Apostólico, 2). Da mesma forma, São Teodoro Estudita escreveu: “Enquanto estava na terra, Ele se apresentou na mente de Adão, a quem o abençoado Paulo chamou de mensageiro do futuro” (Contra os Iconoclastas, capítulo 3). Finalmente, Nicolau Cabasilas chamou Cristo de a primeira imagem do povo criado por Deus. (Sete discursos sobre a vida em Cristo, 6). Portanto, embora Deus seja um espírito (Jo 4,24), ainda era possível que o corpo humano tivesse sido criado à imagem do Corpo Divino.

De modo geral, o descaso pelo corpo humano – ideia encontrada de tempos em tempos nos escritos de alguns autores – era comum em algumas escolas de filosofia helenística. Foi então herdado pelas seitas gnósticas, às quais a Igreja se opôs ativamente. Para os gnósticos, o corpo era a prisão da alma, assim como o mundo era para a pessoa humana.

O ensino cristão sobre o corpo humano era diferente. Em sua epístola aos Coríntios, o apóstolo Paulo escreveu: “Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, que recebestes de Deus, e que não sois vossos?” (1Cor 6,19).

Encontrar a imagem de Deus na pessoa, não na natureza

O teólogo do século XX, V.N. Lossky, acreditava que deveríamos procurar a imagem de Deus na pessoa, não na natureza. A Pessoa Divina abraçou plenamente a natureza humana e sem reservas, o que deve sugerir a semelhança das pessoas humanas e divinas.

No raciocínio de Lossky, porque a pessoa de Cristo não constituía a natureza divina ou humana, mas estava acima da pessoa humana, esta não poderia ser reduzida a uma natureza, e assim a imagem de Deus não deveria ser buscada nela.

Conclusão

Então, onde na natureza humana encontramos a imagem de Deus? Isso ainda é uma questão aberta. Os teólogos ofereceram várias teorias, mas todos concordaram com a incognoscibilidade da imagem de Deus como um mistério da criação de Deus.

Sobre a incognoscibilidade da imagem, Lossky escreveu: “A imagem é incognoscível, porque, como reflexo da plenitude da pessoa Original, ela também deve possuir Sua incognoscibilidade. Portanto, é indeterminável o que constitui a imagem de Deus no homem”.

Esse pensamento é coerente com a observação de São Epifânio – citada anteriormente neste texto – sobre a impossibilidade de saber qual parte da natureza humana tem a imagem de Deus.

No entanto, a Bíblia ainda nos ensina que o homem foi feito à imagem de Deus. É a verdade de Deus, embora não tenhamos sido capazes de compreendê-la completamente. No entanto, as pessoas que se esforçam para viver em piedade e justiça à semelhança de Deus mostram ao mundo Sua imagem gloriosa.

Fonte: The Catalogue of Good Deeds.

1 thoughts on “O lugar da imagem de Deus no homem: o corpo, a alma ou ambos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo