Acontece a primeira oficina de pêssankas ucranianas da FASBAM

No dia 15 de janeiro de 2023, durante o período vespertino, aconteceu a primeira oficina de pêssankas ucranianas da FASBAM com o artista descendente de ucranianos Ir. Juliano Slominski, OSBM.

A oficina aconteceu a partir de um pedido da comunidade e contou com a participação de estudantes de vários lugares do Brasil que estão nos cursos de pós-graduação da FASBAM.

A pêssanka é um ovo colorido à mão, de origem e tradição dos povos eslavos. Sua denominação deriva do do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade, conforme os desenhos presentes. Esta arte tradicional dos ucranianos data de épocas muito antigas, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Durante o curso, os estudantes também puderam receber os cantores de natal (Колядники) da Paróquia Católica Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora de Curitiba, que vieram anunciar a Natividade de Jesus Cristo com cantos de natal ucranianos.