Estudantes dos cursos de pós-graduação realizam visitas técnicas em São José dos Pinhais

No dia 14 de janeiro de 2023, sábado, os estudantes dos cursos de pós-graduação realizaram visitas técnicas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, juntamente com o professor da FASBAM e arquiteto sacro Tobias Bonk Machado.

Primeiramente, os estudantes foram recebidos pelo Pe. Aleixo na Catedral de São José dos Pinhais ao som do órgão. Ela é a Igreja Matriz da cidade (4ª versão), edificada entre 1905 e 1920, tombada pelo patrimônio Histórico e Artístico Municipal. Foi elevada à condição de Catedral em 2007, pelo Papa Bento XVI, e passou por processo de restauração e de adequação de Espaço Litúrgico. Nesse local, o arquiteto sacro Tobias pode falar de todo o projeto de restauração da igreja que vem acontecendo sob os seus cuidados.

O segundo lugar visitado pelos estudantes foi a Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz, uma igreja paroquial situada no Bairro Borda do Campo de São José dos Pinhais. Uma igreja recém edificada e dedicada. Nesse local, o Diác. Márcio José Pelinski relatou detalhes sobre o projeto arquitetônico e iconográfico.

A última visita técnica aconteceu na capela interna ao Projeto de Acolhimento de Menores denominado “Lar Mãe Maria”, fundado e administrado pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência. O projeto de autoria do próprio arquiteto sacro Tobias Bonk Machado tem os seus traços característicos em meio à natureza. No local, a Ir. Narcisa M. Pasetto, IBDP, recebeu os estudantes, contou detalhes importantes sobre a edificação, como o da dificuldade de encontrar um crucifixo para a capela que marcou a todos, no qual o artista que o fez havia lhe dito fazendo referência a um tronco de árvore: “Irmã, o Jesus que a senhora procura está aqui!”.

Após, todos se dirigiram para o almoço no Restaurante Frutos da Terra, na Colônia Mergulhão – de imigração italiana e polonesa; e à Vinícola do Italiano, onde foi possível realizar a degustação e vinhos locais.