Qual o significado da Cruz com ramos?

Na igreja, muitas vezes podemos ver a imagem da Cruz do Senhor sem a figura do Cristo crucificado. A árvore ganha vida diante de nossos olhos: os ramos de uma videira com folhas e até cachos se enrolam. Tal iconografia é poeticamente chamada de Cruz Florescida e é conhecida desde a Antiguidade.

Ela é chamada de Cruz do Senhor de Doadora de Vida. A imagem da Cruz com ramos magníficos indica claramente a vida eterna. Encontramos nesta composição a Árvore da Vida bíblica, que a humanidade, na pessoa de Adão e Eva, perdeu, mas recuperou com o advento de Cristo. A doutrina dos Santos Padres de que a Árvore do Paraíso é um protótipo da Cruz é artisticamente refletida aqui: “A Árvore da vida plantada por Deus no paraíso foi um protótipo desta verdadeira Cruz”, escreveu São João de Damasco.

Olhando para a Cruz Florescida, nos lembramos de outro protótipo do Antigo Testamento – a vara do sumo sacerdote Aarão, que “… brotou, produziu flores e deu amêndoas maduras”. A videira também significa o sacramento da Eucaristia. A Cruz Florescida se assemelha em silhueta e, portanto, inclui outro símbolo cristão de salvação – a âncora.

A imagem da Cruz Florescida é muito decorativa, e por isso é encontrada não só na decoração da igreja, mas em paramentos e livros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo