Prof. Dr. Antonio Djalma representa a FASBAM no XIX Encontro Nacional da ANPOF

Entre os dias 10 e 14 de outubro, o Prof. Dr. Antonio Djalma Braga Junior representou a FASBAM no XIX Encontro Nacional da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). O evento aconteceu em Goiânia, com programação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Durante o evento, o Prof. Antonio Djalma apresentou no GT Kant o seu artigo intitulado: Educação e o Plano da Natureza em Kant.

Resumo: O objetivo desse artigo é realizar uma análise geral de como Kant pensa a educação e demonstrar que ela cumpre um papel fundamental no curso da história, de realizar o plano que a natureza predispôs os homens. Pretende-se demonstrar que ao cumprir essa função veremos uma possibilidade de passagem entre liberdade e natureza, tema que foi fortemente trabalhado nos escritos Críticos de Kant, sobretudo na terceira Crítica, e que aqui, nas análises sobre a Educação, ganha uma conotação especial. Desse modo, vamos analisar inicialmente em que consiste esse plano para, em um segundo momento, analisar a educação em sua função primordial. Para que esse fim se realize plenamente, a Natureza conduz os homens a se desenvolverem continuamente, sendo necessário uma pedagogia específica que leve os homens e as gerações a alcançarem tal objetivo, por isso argumentaremos que esse fim só pode ser percebido no curso da história, só pode ser visto na espécie humana como um todo, e não no indivíduo.