Theosis: uma palavra que todo cristão precisa conhecer

Alguém pode nos perguntar: “você está salvo”? Devemos sempre responder: “sim, claro que estou salvo”. Os católicos orientais devem ainda acrescentar imediatamente: “Também estou sendo deificado!” Provavelmente quem nos fez a pergunta não entenderá e poderá até expressar choque e horror. 

Devemos aproveitar o momento e explicar que nossa espiritualidade não é apenas um momento em nossas vidas, mas é, de fato, um processo que começa no batismo e continua por toda a nossa vida. Não apenas encontramos Cristo, mas também estamos crescendo em Cristo. Esse processo é chamado de theosis ou deificação.

Todo esse processo de theosis começa com nosso próprio batismo. Continua a cada passo do caminho à medida que recebemos os Santos Mistérios ou Santos Sacramentos da Igreja.

A salvação não termina com o perdão dos nossos pecados, ela apenas começa aí. Alguns teólogos dizem que o pecado original não foi apenas uma má escolha de nossos ancestrais; foi antes uma recusa em ascender ou progredir em direção a Deus. Adão e Eva pecaram querendo se tornar tão poderosos quanto Deus, em vez de compartilhar e reconhecer a graça de Deus.

Somos salvos do pecado pela theosis. Nossa salvação é um processo contínuo que leva do batismo à santificação e à deificação pela graça. São João Crisóstomo disse que não basta deixar o pecado e a morte para trás; devemos também, por meio da theosis, entrar na terra prometida. Durante o tempo de Moisés, a terra prometida foi encontrada do outro lado do deserto. Não é diferente hoje. Nosso caminho para Deus também atravessa um deserto. Há necessidade de luta, disciplina, paciência e uma guerra contra nossas paixões terrenas. Nem todos conseguem. Muitos caem na armadilha de perseguir falsos deuses.

Theosis é o nosso potencial como seres humanos. É a transformação do nosso estilo de vida; implica preocupação com o próximo; significa compartilhar nosso amor, nossas posses e até a própria terra. Jesus nos deu a força para nos erguermos quando caímos; para continuar procurando quando estamos perdidos. A jornada não é difícil porque já fomos criados à imagem de Deus.

Theosis soa como uma boa palavra, mas o que isso significa para aqueles que estão sofrendo doenças terríveis ou para aqueles que têm todos os tipos de ansiedades e preocupações? Theosis basicamente nos diz que temos a capacidade, através da presença de Deus dentro de nós, de superar e transcender todas as dificuldades da vida, incluindo a última – a própria morte. Ela nos diz para perseverar e ter fé. Somos lembrados nas Escrituras que Deus tem grandes coisas reservadas para nós.

Esses objetivos são alcançados à medida que continuamos lentamente o processo de crescimento em Cristo e nos tornamos um com Ele.

Autor: Peter Stasiuk, CSsR, bispo eparca da Eparquia Católica Ucraniana de São Pedro e São Paulo para a Austrália, Nova Zelândia e Oceania.

1 thoughts on “Theosis: uma palavra que todo cristão precisa conhecer

  1. Paulo Souza says:

    Achei muito interessante o tema do artigo irmão Peter. Eu gostaria de me aprofundar mais no assunto, por acaso, existe algum livro sobre o tópico, “theosis”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo