A Explicação do Ícone da Teofania

A Teofania (Θεοφάνεια, em grego), às vezes chamada de epifania é celebrada no dia 6 de janeiro, dia em que o batismo de Cristo é comemorado na Igreja Oriental. Não deve ser confundida com a solenidade ocidental, também chamado de Epifania, que é uma celebração dos Reis Magos que apresentam seus dons ao Deus-Menino.

A palavra Teofania significa “Revelação de Deus”; a teofania, portanto, marca a revelação da natureza trinitária de Deus quando Jesus foi batizado. Aqueles que testemunharam ouviram a voz do Pai do céu, viram o Espírito descer sobre Jesus e podiam ver Jesus em carne, a quem Deus confirmou ser Seu Filho com Sua voz.

O Ícone da Teofania

O simbolismo deste ícone é profundo e rico.

Jesus está nu, ou quase.

Cristo é propositadamente retratado com pouca ou nenhuma roupa. Mas por que isso é significativo?

Por toda a narrativa da criação em Gênesis, vemos Deus criando e depois dizendo que é “bom”. Homem e mulher foram criados juntos à imagem de Deus. Ambos eram bonitos e, enquanto não tinham roupas físicas, estavam vestidos com a glória da “imagem” e “semelhança” de Deus. No entanto, quando caíram no pecado, esconderam-se envergonhados até que Deus lhes vestiu roupas de pele (o que simboliza a tendência pecaminosa que agora obscurece nossa verdadeira natureza). Sua beleza natural foi transformada em objeto de vergonha. Adão e Eva caíram, e com eles caiu a criação.

Agora, entre em Jesus Cristo: ele representa o segundo Adão (1Cor 15). Com vergonha e nudez, Adam se escondeu. No entanto, Cristo vem em Sua majestade, tanto como Deus como no homem, tanto na glória como na nudez, completamente sem vergonha, representando a beleza do humano imaculado tornado possível por meio dele (e nos séculos subsequentes, os cristãos eram frequentemente batizados sem roupa, tirando as vestes. Do “velho homem” para morrer em Cristo e ressuscitar Nele). Mas por que Cristo foi batizado se não tinha pecado?

Enquanto Cristo foi batizado no rio Jordão, foi realmente o Jordão e toda a criação que foi batizada em Cristo. Como é declarado no Noturno da Teofania: Ao aparecer no corpo, a Terra foi santificada, as águas abençoadas, o céu iluminado e a humanidade libertada da amarga tirania do inimigo.

Vemos o início de uma nova criação na Teofania. Cristo veio não apenas para purificar e restaurar a humanidade, mas para nos adotar como herdeiros do Seu Reino. E quando recebemos Sua glória, não apenas somos redimidos, mas atraímos toda a criação conosco para a restauração final. É por isso que a “criação geme” em expectativa, aguardando a glorificação dos filhos de Deus (Rm 8).

Algumas outras notas sobre o ícone

– No topo, o Espírito Santo desce sobre Jesus como uma pomba, o Espírito Santo é retratado em uma mandorla. Dessa maneira, o Pai, usando Seu próprio Espírito, consubstancial e subracelestial com o dedo, clamando e apontando do céu, declarou e proclamou abertamente a todos que aquele que estava sendo batizado por João no Jordão era Seu Filho amado, ao mesmo tempo em que manifesta a sua unidade com ele. São João Crisóstomo também enfatiza que os Evangelhos declaram que os céus foram abertos, o Espírito desce sobre nós para que possamos ascender com Cristo e o Espírito ao Pai Celestial. Pela primeira vez desde a queda da humanidade, os céus foram abertos para nós.

– Os anjos do lado direito estão esperando para vesti-Lo após o término do batismo.

– João Batista, ao batizar Jesus geralmente é rejeitado ou olha para o Espírito que desce sobre Cristo. Isso significa que a Teofania é sobre elevar Jesus Cristo. Se essa fosse uma corrida olímpica, seria como se o Antigo Testamento (João Batista e tudo antes dele) estivesse passando o bastão para o Novo Testamento (Jesus Cristo e todos os santos).

– Há um machado perto de João Batista, que reflete seu aviso de que nossas vidas devem produzir o fruto do Espírito, caso contrário seremos removidos. Não podemos ficar confortáveis ​​ou espiritualmente preguiçosos.

– Jesus não está submerso na água, pois a criação foi batizada nele, e não vice-versa.

Por fim, as estranhas criaturinhas que pescam peixes no fundo representam o rio Jordão e o mar, ambos fugindo ao ver algo muito maior e maior do que eles entrando na água. Como dizem os Salmos:

Salmo 74,13 – Tu dividiste o mar com p teu poder, quebraste as cabeças dos monstros das águas.

Salmo 77,17 – As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e tremeram, e os abismos estremeceram.

Salmo 114,3 – O mar viu e fugiu; o Jordão voltou atrás.

Hinos da Teofania

Existem vários hinos cantados durante esta temporada, mas o tropário, que antecede a festa, confirma algumas das coisas que escrevo aqui: Exultai Adão e Eva e não vos escondais como outrora no paraíso. Vendo-vos nus, Ele veio para vos cobrir com a veste original: Cristo veio para renovar toda a criação.

Celebrações da Teofania

Durante esta época do ano, uma bela cerimônia é realizada e água benta é preparada em cada paróquia. Os fiéis são livres para levar a água benta para casa. Uma parte é mantida e usada pela igreja durante todo o ano.

Além disso, as bênçãos da casa são concluídas durante as semanas subsequentes usando a água benta preparada durante a Solenidade da Teofania. Não é incomum dar um pequeno presente ao sacerdote que abençoou a casa (muitos padres não recebem salário e esses tipos de eventos ajudam a carregá-los financeiramente durante o ano) e/ou você pode preparar uma refeição para ele. Não se ofenda se ele tiver várias bênçãos da casa alinhadas para esse dia e não tiver tempo para sentar-se para uma refeição completa.

1 thoughts on “A Explicação do Ícone da Teofania

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo