Prof. Teodoro Hanicz realiza conferência sobre as Igrejas Orientais no ITEPA

Na última quarta-feira, (13/12/2021), o Prof. Dr. Teodoro Hanicz proferiu uma conferência sobre as Igrejas Orientais para a turma do segundo ano do curso de Teologia da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (ITEPA), situada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

A convite dos seminaristas da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, para a disciplina de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, do Prof. Me. Ari Antonio dos Reis, o Prof. Teodoro apresentou um panorama geral das Igrejas Orientais, das Igrejas Orientais no Brasil e as especificidades da Igreja Católica Ucraniana e da Igreja Ortodoxa Ucraniana, com forte presença no Estado do Paraná e no norte de Santa Catarina.

O destaque do Prof. Teodoro foi para as relações dos orientais, primeiramente da situação “atípica” que existe no Brasil, onde há uma relação de diálogo e ecumenismo muito forte entre os ucranianos católicos e ortodoxos, fato que na Europa é uma questão muito delicada, apesar do esforço; depois com as outras Igrejas Católicas Orientais presentes no Brasil e dos problemas que surgem quando são consideradas as particularidades relacionadas à pertença; e da própria relação com a Igreja Romana e a questão do território e da administração dos Santos Sacramentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo