O Ofício de Súplica (“Molében”)

O ofício de súplica (em ucraniano “Molében”, em grego “paráklisis”) é celebração de ação de graças ou súplica a Cristo, à Mãe de Deus ou aos santos por ocasião de certos eventos na vida da comunidade eclesial, da sociedade em geral, ou mesmo de pessoas particulares e suas necessidades. Nos ofícios de súplica pedimos pela divina misericórdia, defesa, proteção e auxílio. Nos ofícios de ação de graças ou de louvor, agradecemos a Deus os seus benefícios. Esses ofícios são celebrados em momentos de alegria ou de aflição na vida do povo, em agradecimento por benefícios recebidos de Deus, proteção por ocasião de intempéries: secas, enchentes, fome, ataques inimigos etc; ou na intenção dos fiéis em seus pedidos referentes a várias situações de sua vida, como, por exemplo, a recuperação da saúde de um doente. Os ofícios de súplica são também celebrados por ocasião de eventos especiais da vida da comunidade, como na festa do padroeiro da igreja e nos dias de determinados santos.

Na raiz da diversidade de ofícios populares está o desejo de espiritualizar a atividade humana, coroá-la com a ajuda e bênção divina. Cheias de súplicas, essas celebrações têm o caráter de oração profunda, que congrega os orantes em comovente amora Deus e na caridade fraterna.

Fonte: Cristo nossa Páscoa: Catecismo da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Tradução: Pe. Soter Schiller, OSBM. Curitiba: Serzegraf, 2014, n. 528-529.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo