Ir. Irineu Letenski, OSBM, é eleito presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Curitiba

Entre os dias 1º e 02 de setembro de 2021, os religiosos e religiosas da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Curitiba (CRB), que engloba todo o Estado do Paraná, estiveram reunidos em assembleia para debater os desafios do próximo triênio e também para eleger o novo presidente e a nova diretoria.

Em um ato simbólico, no Estúdio São João Crisóstomo da FASBAM, o Pe. Ildefonso Salvadego, MS, até então presidente da CRB – Regional Curitiba, passou as chaves para o novo presidente-eleito Ir. Irineu Letenski, OSBM, reitor da FASBAM. Como agradecimento ao Pe. Ildefonso e à diretoria pelo trabalho desenvolvido nos últimos três anos, o reitor da FASBAM o presenteou com um ícone da Santíssima Mãe de Deus.

Compõem a nova diretoria, além do Ir. Irineu: Ir. Leandro A. Scapini, OSJ, Ir. Marlete F. da Silva, CSJ, Ir. Luciane Francisco, BDP, Fr. João José dos Santos, OFMCap, e Pe. Asídio Deretti, SDB.

Confira o discurso do Ir. Irineu, em nome da nova coordenação, na íntegra:

Reverendíssima Ir. Maria Inês V. Ribeiro, MAD, presidente Nacional da CRB,
Reverendíssimo Pe. Ildefonso Salvadego, MS,
Reverendíssima Ir. Neiva Maria Fiorentin, MC, presidente desta Assembleia,
Reverendíssimos consagrados e consagradas, recebam o meu cordial bom dia.

            O Papa Francisco nos admoesta: “A vida consagrada, quando deixa de girar em torno da graça de Deus, retrai-se no próprio eu: perde impulso, acomoda-se, paralisa”.

            Assim, queremos agradecer a Deus pelas graças, dons e bênçãos recebidas nessa Assembleia. As orações, os ensinamentos e as reflexões foram muito proveitosas e animadoras, as quais testemunham uma vida religiosa ativa e pujante em nossa regional. Pudemos perceber aquilo que São João Paulo II expressou na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Vita Consecrata: A primeira tarefa da vida consagrada é tornar visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas. Mais do que com as palavras, elas testemunham essas maravilhas com a linguagem eloquente de uma existência transfigurada, capaz de suscitar a admiração do mundo”. E quantos foram os testemunhos edificantes nestes dias…

            Na pessoa do Pe. Ildefonso, agradeço a toda a equipe da coordenação cessante pelos belos momentos de partilha e de espiritualidade que vivenciamos juntos. Realmente, foi um tempo de muito crescimento, oração e alegria. Faço uso aqui das palavras de São Gregório de Nazianzo se referindo à sua amizade com São Basílio Magno: “Éramos como uma só alma habitando em dois corpos”.

            Agradecemos e parabenizamos a todas as pessoas que estiveram envolvidas na organização, preparação e realização da nossa Assembleia. Tudo transcorreu da melhor forma possível, com objetividade, partilha, cumprimento da pauta e, sobretudo, num espírito de crescimento, irmandade e alegria característica da vida consagrada. Pois, como nos relembra o Papa Francisco: “É tão triste ver homens e mulheres consagrados que não tem senso de humor, que levam tudo a sério”.

            Agradecemos ainda toda a Assembleia pela confiança da missão de coordenar a animação da vida religiosa consagrada nesse próximo triênio (2021-2023). Contamos com as orações e a colaboração de todos vocês para que possamos continuar a realização do trabalho tão bem desempenho até o presente momento.

            Por fim, rogamos para que o Pai Santo, Jesus Salvador e o Espírito Santo continuem sempre conosco, santificando-nos, salvando-nos e nos inspirando. Que Maria Santíssima nos proteja sob o seu manto, indicando-nos sempre o caminho reto a seguir, pois, somente Ele “é o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

Dado em Curitiba, no dia 02 de setembro de 2021 AD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo