Santo Tomás de Aquino e as Pessoas da Santíssima Trindade

A Santíssima Trindade é o mistério de Deus em si mesmo. É um mistério em sentido estrito. Não pode ser provado por argumentos racionais e depende exclusivamente da revelação de Deus e, acima de tudo, da Encarnação do Filho, da sua vida na carne e do envio do Espírito Santo. Quem são as pessoas divinas? Como podemos conhecê-las? De certo modo, todo cristão já conhece algo desse mistério. Ao menos em cada Liturgia Dominical, professamos que cremos na Santíssima Trindade, um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, e todo cristão é batizado em nome do Deus triuno. Cada Liturgia começa em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Portanto, acreditar na Trindade é a própria substância de ser cristão, consagrado pelo batismo neste nome sagrado e misterioso.

Santo Tomás de Aquino recomenda que, partindo deste conhecimento fundamental que nos foi dado pela fé cristã, estimulemos a nossa mente a sondar mais profundamente este mistério supremo. Embora tendo em mente nossos limites, nossas mentes não serão capazes de investigá-lo completamente e nesta vida nunca o compreenderemos adequadamente. Ainda assim, esperamos entendê-lo um dia nos céus, quando veremos Deus diretamente na visão beatífica. Nesta vida, porém, inquirir sobre os nomes e identidades das pessoas divinas eleva nossos espíritos para que nossas mentes tenham um vislumbre da verdade mais elevada. E Tomás de Aquino acha que isso vale muito a pena, porque a capacidade de apreender algo das coisas mais elevadas, mesmo que apenas com uma compreensão débil e limitada, nos dá a maior alegria.

Para fazer essa ascensão com nossas mentes, é necessário purificar nossas imagens e conceitos para que possam ser aplicados a Deus de maneira verdadeira. Isso é um desafio para nós, porque muitas vezes entendemos as coisas usando analogias com outras coisas que conhecemos e, a partir dessas coisas, construímos imagens em nossas mentes. Mas quando falamos sobre as pessoas divinas, nada neste mundo será totalmente adequado à realidade divina, e nenhuma imagem será capaz de representar Deus sem introduzir alguma distorção. O melhor lugar para se voltar para conhecer os nomes, para apreender algo da identidade das pessoas divinas, é a Sagrada Escritura, e isso é precisamente o que faz Santo Tomás.

Ao fazer isso, ele observa que encontramos dois tipos de nomes nas Escrituras. Alguns nomes são próprios de uma única pessoa divina e designam o que é realmente distinto sobre essa pessoa. Eles são nomes próprios. Mas também encontramos nas Escrituras outros nomes e títulos que – tecnicamente falando – poderiam pertencer a qualquer uma das três pessoas divinas, embora sejam especialmente aplicados ou apropriados a uma delas. Portanto, nos Evangelhos, muitas vezes ouvimos Jesus se referindo a seu Pai, e ele também nos diz que ele é o Pai do Pai e que também nos enviará o Paráclito, o Espírito Santo do Pai. Agora, todos esses são nomes próprios. Mas lemos em outras partes das Escrituras outros nomes e títulos, por exemplo, que o Pai é todo-poderoso ou onipotente. Este título é atribuído ao Pai, porque na verdade todas as três pessoas divinas são onipotentes.

Em certo sentido, o nome Pai pode ser aplicado a Deus simplesmente falando, na medida em que Deus é a fonte da criação e exerce uma espécie de cuidado providencial e amor pela criação. Há uma analogia com a paternidade humana aqui, porque os pais humanos são uma certa fonte para seus filhos e também cuidam de suas famílias. Quando dizemos isso, é importante lembrar também que existem distorções que podem se insinuar em nossa experiência humana de vida familiar e de paternidade e lembrar que Deus não é homem ou mulher, mas sim a fonte de tudo, e é isso que a palavra Pai está apontando quando falamos sobre Deus em geral. Em outro sentido, a palavra Pai designa a primeira pessoa da Santíssima Trindade, aquele que é um princípio sem princípio, aquele de quem procede o Filho e o Espírito Santo, e o entendemos principalmente em relação ao seu Filho.

O Filho tem três nomes próprios revelados nas Escrituras: Filho, Verbo e Imagem. O Evangelho de João usa dois nomes em uma única frase. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade. Vimos sua glória, glória como do Filho unigênito do Pai.” E aprendemos em Colossenses, capítulo 1 que “Ele é a imagem do Deus invisível”. Como entender isso? Com base na visão de Santo Agostinho, Tomás de Aquino pensa que o nome mais fundamental aqui é “Verbo” e, a partir daí, somos capazes de entender os nomes de Filho e Imagem. Faça este experimento mental. Pense em você. Imagine ser capaz de conceber em sua mente uma imagem perfeita de você mesmo. Uma imagem que captura perfeitamente quem você é, tudo sobre você. Para nós, formar uma ideia perfeita de nós mesmos é muito difícil. Nossas mentes são limitadas e não nos entendemos perfeitamente. Somos criaturas no tempo. Temos corpos; mudamos; temos um passado e um futuro, e muito sobre nós permanece obscuro e desconhecido para nós. Mas esse experimento mental nos mostra pelo menos isso. Conforme você se entende, há algo em sua mente, um tipo de ideia ou imagem ou palavra mental que tanto é sua como permanece em você, distinto de você que o está pensando, mas que também corresponde de alguma forma a quem você é. É fruto do seu ato de compreensão de si mesmo. E de uma forma muito limitada e parcial você pode estar em sua mente sem produzir outro você.

Contudo, o intelecto de Deus é infinitamente superior ao nosso em um eterno agora, ele se entende de uma maneira infinitamente perfeita. Ele concebe uma imagem de si mesmo que é uma única palavra divina que se expressa com perfeição absoluta, e este é o Filho, a imagem do Deus invisível. Visto que Deus é um espírito puro sem corpo, sua Palavra espiritual e imaterial é perfeitamente idêntica àquela que a fala na eternidade, em absolutamente todos os sentidos, exceto em um. A palavra divina é Deus de Deus. Ele é do Pai. Esta é a geração eterna do Pai ou geração do Filho divino.

E como Deus concebe sua Palavra por um ato perfeito de autocompreensão, da mesma forma Ele ama o que entende como perfeitamente e infinitamente bom, e assim do Pai e do Filho procede uma terceira pessoa, o Espírito Santo, que é o amor divino em pessoa. Ou, dito de outra forma, juntamente com o Pai, o Verbo do Pai exala amor na pessoa do Espírito Santo. Este nome próprio Verbo designa então que a segunda pessoa da Trindade procede por meio do intelecto. Finalmente, a terceira pessoa da Trindade é conhecida por três nomes próprios, Espírito Santo, Amor e Dom. O mais proeminente desses nomes é Espírito Santo. Tomás de Aquino pensa que, embora as palavras “Santo” e “Espírito”, consideradas separadamente, possam se referir a Deus como um todo. Juntas elas formam um único nome próprio que se refere à maneira única de proceder do Espírito Santo. Do Pai e do Filho por meio da respiração ou espiração, o Pai e o Filho exalam a terceira pessoa, que é assim corretamente chamada de Espírito Santo. Amor também é um nome próprio para o Espírito Santo. Ele procede por meio do amor como o amor mútuo do Pai e do Filho. A partir deste nome próprio de Amor, vemos porque um terceiro nome usado para o Espírito Santo por Jesus no Evangelho segundo João, que é Dom, também conta como um nome próprio, porque o amor é a razão de um dom verdadeiramente gratuito. E este nome próprio de dom indica-nos a aptidão do Espírito – a sua prontidão – para ser entregue aos homens na missão invisível da graça.

Esses nomes da Santíssima Trindade nos dão um vislumbre do âmago do mistério de Deus em si mesmo. E embora não compreendamos totalmente o que eles significam em Deus, Tomás de Aquino pensa que devemos dar graças a Deus pelo grande privilégio de conhecê-lo pelo nome.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.

One thought on “Santo Tomás de Aquino e as Pessoas da Santíssima Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo