Santo Tomás de Aquino e a predestinação

Os seres humanos estão sob a providência de Deus, como qualquer outra criatura, mas Deus nos provê de uma maneira especial, especialmente na medida em que temos intelecto, vontade e, portanto, nossa liberdade.

Nomeadamente, Deus nos fornece a graça que opera dentro de nós, para que nos afastemos de tudo o que nos afasta de Deus e confiamos livremente a nós mesmos e toda a nossa vida a Deus em fé, esperança e caridade. O plano para isso na mente de Deus é chamado de predestinação. Essa palavra, predestinação, assusta algumas pessoas, e elas podem pensar que é uma doutrina perigosa, que implica algum tipo de determinismo que destrói a liberdade humana. De fato, o oposto é o caso quando se trata da teoria de Tomás de Aquino dessa importante ideia.

A predestinação é uma verdade das Escrituras e aparece em vários lugares importantes, especialmente no Novo Testamento. Um dos melhores exemplos está na Carta aos Efésios no capítulo um, São Paulo escreve: “Ele nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado”.

Este texto expressa algo muito misterioso, mas também muito bonito, sobre a fé cristã, e Santo Tomás o estudou – e outros semelhantes – profundamente e com grande discernimento. A questão não é que nossa livre escolha seja uma ilusão ou que vivamos em um mundo determinístico, mas que Deus tem um plano para nossa salvação. Um plano pelo qual ele docemente e fortemente nos permite segui-lo em liberdade.

Para entender isso, nos ajudará a começar com dois princípios fundamentais que informam o tratamento da predestinação por Tomás de Aquino: o primado de Cristo e o primado da graça na ordem da salvação. A primazia de Cristo significa que somos salvos somente através de Cristo, através do sangue de sua cruz. Nós nos encontramos presos pelo nosso próprio pecado e fraqueza e, com frequência, sabemos o que é bom e, no entanto, achamos difícil fazê-lo. De fato, isso é uma herança do pecado original. Após a queda de nossos primeiros pais, o gênero humana perdeu sua amizade original com Deus e se afastou dele. E, como resultado, nascemos com uma natureza ferida pelo pecado, propensa a desejos de desordem, e temos dificuldade em fazer o que é certo. Simplificando, não podemos nos salvar. Precisamos de um salvador deste poder do pecado e da morte operando em nós, e Jesus Cristo que foi crucificado, morreu e ressuscitou, pois o vencedor da morte é o único salvador do mundo. Ele é quem abre para nós o caminho da salvação e nos atrai para o alto para habitar com ele. De Cristo então, e pelo poder de sua paixão salvadora, a graça flui para o mundo. Em ordem de salvação, a primazia de Cristo nos leva a reconhecer a primazia da graça. Somos salvos pela graça de Cristo, não por nosso próprio poder ou nossos próprios esforços.

Agora, para ter certeza, é importante cooperarmos com essa graça, mas a salvação é primordialmente e principalmente a obra de Deus em nós, a obra da graça. Essa graça faz duas coisas; nos cura e nos eleva. Deveríamos contrastar esse ensinamento católico com uma das grandes heresias cristãs – o pelagianismo, em homenagem ao seu autor, um homem chamado Pelágio.

Pelágio negou que a graça nos cura e nos eleva. Em vez disso, ele dizia que, com nosso próprio trabalho duro e boas escolhas, nós podemos nos salvar. Em sua forma moderna, vemos essa visão em operação em muitos lugares. Tudo vai dar certo para mim. Eu vou para o céu se fizer o que puder para ser uma boa pessoa. Santo Agostinho, no século IV, já reconheceu que essa maneira de pensar pelagiana é profundamente contrária ao Evangelho e é de fato uma perigosa heresia, porque não reconhece a verdade de que precisamos radicalmente de ajuda para fazer o bem, e que sem a ajuda especial da graça divina, não podemos ser salvos. Então, em resposta ao pelagianismo, a Igreja deixou claro que só podemos ser salvos pela graça de Deus por duas razões imponentes. A primeira razão é que, mesmo que o homem nunca tenha pecado, simplesmente não é possível que nossa natureza seja amiga de Deus, tenha vida eterna com Deus ou participe da natureza divina. Essas coisas estão simplesmente acima de nós. Elas são sobrenaturais, e não podemos alcançá-las por nossos poderes naturais. Somente Deus pode nos dar. A segunda razão é que, depois que pecamos, estamos em uma posição ainda pior do que a nossa natureza considerada por si só. Depois do pecado, experimentamos as feridas do pecado e o enfraquecimento de nossa natureza, de modo que até o bem natural que devemos ser capazes de fazer por nós mesmos se torna difícil para nós. Além disso, estamos alienados de Deus por nossas próprias escolhas, recusando-nos a viver como seus amigos.

Como isso é verdade, Santo Tomás segue Santo Agostinho sustentando que há assimetria na ordem da salvação. Se somos salvos, nossa salvação vem inteiramente de Deus enquanto cooperamos livremente. Mas se pecamos e recusamos a salvação, isso não é causado por Deus, mas é inteiramente devido à recusa da criatura. Falaremos mais sobre isso no artigo que trata do problema do mal, mas é importante sinalizá-lo aqui. Deus não é de modo algum a causa do pecado, mesmo que ele permita. Ele não causa nossa recusa ou nos leva a recusar sua graça, mas nos deixa fazê-lo. Em outras palavras, Deus não nos predestinou ao mal.

Quando Tomás de Aquino fala de predestinação, ele está se referindo ao plano eterno de Deus de conceder graça às criaturas irracionais, a fim de enviá-las ao seu fim último, que é a vida eterna com Deus. Deus é o autor de nosso próprio ser e de nossa natureza humana e, assim, como nosso criador, Deus pode trabalhar dentro de nós, interiormente, de uma maneira diferente de qualquer outra criatura. Ele pode iluminar nossas mentes para ver o que é bom e depois agir de acordo com nossas vontades, a fim de movê-las livremente a desejar esse bem. Agora, tratamos brevemente o que é a predestinação. Algumas questões importantes ainda permanecem. Por exemplo, como uma pessoa humana se afasta de Deus e recusa a graça de Deus? Trataremos disso em um artigo futuro.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat