Santo Tomás de Aquino e os atributos divinos

O que significa atribuir propriedades a Deus e falar sobre a essência divina de Deus? Há uma tradição de fazer isso e nós já encontramos na Bíblia.

As Escrituras falam, por exemplo, sobre Deus como bom ou sábio ou amoroso, mas também na filosofia antiga havia uma tradição, mesmo com os gregos pré-cristãos, de tentar falar sobre a própria natureza de Deus. Podemos encontrar isso em Aristóteles ou Plotino, e também nos primeiros Padres da Igreja há muita reflexão sobre os nomes divinos ou os atributos de Deus. Isso foi transferido para a Alta Idade Média, onde grandes autores escreveram tratados sobre os atributos divinos. Exemplos incluem coisas como a simplicidade divina de Deus, perfeição, bondade, infinito, onipresença, imutabilidade, eternidade e unidade. Aqui, gostaríamos de focar simplesmente nos dois primeiros dos atributos divinos mencionados por Santo Tomás na Summa Theologiae: simplicidade e perfeição.

Quando falamos sobre simplicidade divina, poderíamos pensar no começo que isso é algo muito contra-intuitivo. Os seres humanos são complexos. O pensamento e a vontade deles são complexos. Se Deus entende isso, ele deve ser ainda mais complexo do que nós para entender tudo o que está acontecendo no mundo. Mas, na verdade, a simplicidade em Tomás de Aquino denota algo como não composição. Deus que é simples não é composto, não é complexo ontologicamente em alguns aspectos das criaturas.  Vamos esclarecer um pouco.

Primeiro de tudo, cada um de nós tem um corpo e uma alma. Portanto, somos uma criatura composta porque temos uma alma espiritual e racional e um corpo animal com partes orgânicas. Mas Deus não tem corpo. Ele não é um composto de corpo e alma. Ele não é um animal ou objeto físico. Então, Deus é mais simples do que nós. Deus é totalmente imaterial. Cada um de nós é um tipo de coisa que compartilha nossa natureza com muitos outros. Por exemplo, cada um de nós é um ser humano. Nesse aspecto, somos todos iguais, temos a mesma natureza humana idêntica. Nenhum de nós poderia dizer: “Eu sou homem. Eu sou o que é ser humano”. Somos realizações da natureza humana. Somos indivíduos que compartilham espécies e tipos comuns. Isso é verdade para tudo o que vemos ao nosso redor no universo. Muitas araras, muitas árvores, muitas estrelas, muitos tipos de coisas, cada uma delas instanciada em muitos indivíduos. Este não é o caso de Deus. Não há composição de essência e indivíduo. Deus é o único que é Deus. Não há muitos deuses que são criadores dos quais nosso Deus é apenas um. Em vez disso, o criador é o criador de todas as coisas, e somente ele é Deus. Você pode dizer assim: somente Deus tem divindade ou natureza divina, somente quem criou todas as coisas é aquele que é inteiramente único como doador de ser para todas as coisas. Ninguém é como Deus. Ninguém tem a natureza divina, exceto Deus. Terceiro, Deus não recebe sua existência dos outros e, portanto, não há composição nele de essência e existência. Somos seres dependentes, mas Deus é o doador unilateral de ser a todas as coisas. Ele não recebe seu ser de ninguém, para que não seja essencialmente dependente ou criado; antes, é essencial para Deus, é de sua própria natureza, existir, e mesmo de uma certa maneira podemos dizer que é pura existência. Por exemplo, quando Deus fala a Moisés na sarça ardente, na história de Êxodo 3,14-15, ele diz: “Eu sou Aquele que é”. Somente Deus pode dizer isso de si mesmo verdadeiramente: ” Eu sou Aquele que é”, “eu sou”. Porque em Deus é de sua própria natureza existir, e sua existência é perfeita e pura. Por fim, Deus não possui propriedades de conhecimento que aperfeiçoem sua substância ou natureza. Assim, por exemplo, nós poderíamos nos tornar matemáticos ao longo do tempo e aperfeiçoar nosso conhecimento de matemática, ou poderíamos nos tornar moralmente virtuosos. Podemos evoluir ou evoluir na mente e na vontade, mas Deus não tem propriedades desse tipo. De fato, temos que dizer, em certo sentido, Deus simplesmente é seu conhecimento e seu amor. Por exemplo, nenhum de nós pode dizer: “Eu sou amor” ou “Eu sou sabedoria”. Mas João, em sua primeira carta, diz: “Deus é amor”, essencialmente amor em tudo o que é. Também é dito na Bíblia que Deus é sabedoria, sabedoria subsistente e substancial, e finalmente essa sabedoria e conhecimento em Deus é um com seu amor e sua bondade.

Quando falamos sobre a perfeição divina de Deus, estamos falando sobre algo que pertence a ele em virtude de sua pura realidade. Deus não tem potencial para se tornar algo maior ou menor com base em como ele interage com o mundo. Deus não criou o mundo para melhorar a si mesmo moralmente. Ele não nos ajuda ou nos salva para melhorar a si mesmo. Ele não pode deixar de fazer o bem. Ele não pode deixar de ser nobre. Deus está acima desses tipos de realizações finitas de propriedades e perfeições.

Portanto, os termos de perfeição de Deus significam um mistério que Deus tem vida, sendo, conhecimento, sabedoria, bondade, sem limitação.

A partir desses dois atributos divinos, podemos começar a pensar em toda uma série de outros atributos divinos que se seguem como se logicamente pensássemos na simplicidade e perfeição de Deus. Por exemplo, a partir de sua simplicidade, podemos começar a pensar na imutabilidade e na eternidade de Deus. A partir de sua perfeição, podemos pensar em sua bondade e infinidade e, em seguida, podemos entrar em tópicos como sua onipresença e sua unidade. Tomás de Aquino nos mostra como essa ordem de conhecimento se desdobra na primeira parte da Summa Theologiae, e é uma espécie de exercício espiritual. É uma ascensão do intelecto até Deus pensar profundamente sobre quem Deus é e se aproximar de Deus pelo conhecimento e pelo amor.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.

1 thoughts on “Santo Tomás de Aquino e os atributos divinos

  1. Renilson says:

    Estava assistindo sobre os atributos de Deus e, ouvir falados sobra alguns escritores como : Tomás de Aquino, Aristóteles, Nacisio e outro. Quando ouvir tantos autores importantes , fiquei importados e muito curioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo