Santo Tomás de Aquino sobre opinião, dúvida, conhecimento e crença

Como entendemos o ato que um cristão faz quando ele diz: “eu creio”? Isso é puramente baseado em algum tipo de sentimento ou em uma convicção interna subjetiva do coração? Alguns céticos argumentam que, como não vemos diretamente a verdade das coisas em que acreditamos, acreditar é fundamentalmente irracional ou algo irracional a se fazer.

Para responder a essa pergunta, Santo Tomás de Aquino explica as quatro maneiras pelas quais podemos responder a uma declaração. Então, suponhamos que um amigo me mostre um artigo de jornal dizendo que o tratador local está avisando a todos que um leão escapou do zoológico na noite passada e pode estar vagando pelas nossas ruas, e meu amigo me pergunta se eu acho que isso é verdade. Eu poderia responder, bem, acho que provavelmente é. Suponho que o editor do jornal tenha enviado um repórter, que checou a história antes dela ser impressa, e esse tipo de resposta é o que Tomás chama de opinião. Eu afirmo a afirmação, mas com uma qualificação. Eu acho que é verdade, mas não excluo a possibilidade de que seja falsa. Mas também posso dizer que ficaria surpreso se esse artigo fosse realmente verdadeiro. O jornal provavelmente está exagerando o perigo apenas para vender mais exemplares. Esse tipo de resposta é o que Santo Tomás chama de dúvida. Eu nego a proposição, mas novamente com uma qualificação. Pode ser verdade, mas acho que não. Ou eu poderia dizer que sei que é verdade, porque eu estava no meu quintal na noite passada e vi o leão. Esse tipo de resposta é o que Tomás de Aquino chama de certos conhecimentos, ou em latim, scientia. Baseia-se na experiência direta em primeira pessoa ou em um silogismo lógico válido com base em certas premissas. Afirmo uma proposição sem qualificação, porque sei que é verdadeira.

Finalmente, posso dizer que conheço o tratador e, sim, acredito nele quando ele diz isso. Isso é crença natural. Agora, ainda não é um ato de fé sobrenatural, como nossa fé em Deus, mas é uma coisa razoável a se fazer, acreditar em outra pessoa. Eu concordo com a proposição, o que a pessoa me diz, sem qualificação, mesmo que eu não tenha conhecimento sobre o leão ter escapado do zoológico. Em vez disso, aceito isso como verdadeiro com base na palavra de outro, neste caso, o tratador.

Na opinião de Tomás de Aquino, crer não é principalmente uma convicção interior, e menos ainda é um sentimento. Realmente envolve entrar em contato com uma verdade, ter a verdade em nossas mentes, mesmo que não tenhamos visto ou verificado diretamente a prova da afirmação. Esse tipo de crença é eminentemente racional, e todos fazemos isso o tempo todo. Os alunos acreditam, com razão, o que os cientistas lhes dizem sobre os experimentos que geraram conclusões científicas contemporâneas. Não seria razoável para um estudante de química verificar todas as experiências em seu livro de química antes de aceitá-las. Tais verdades são, em princípio, conhecíveis pela experiência direta – isso é verdade –, mas algumas coisas, mesmo coisas muito importantes, não são, em princípio, conhecíveis pela experiência direta. Por exemplo, o que outra pessoa realmente pensa de você ou se outra pessoa realmente te ama. Eu realmente não posso saber o que você pensa de mim, a menos que você me diga. E mesmo assim, você pode estar sendo gentil.

Na verdade, todos nós acreditamos em todos os tipos de coisas o tempo todo. Seria difícil para nós passarmos a vida sem esse tipo de crença natural, aceitando alguma verdade, mesmo que não vejamos as evidências diretamente, mas pelo fato de confiarmos na palavra de outra pessoa.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.

1 thoughts on “Santo Tomás de Aquino sobre opinião, dúvida, conhecimento e crença

1. Teresa says:

Boa tarde, agradeço a publicação deste post.
    Tenho procurado qual a fonte bibliográfica que eu poderei utilizar para encontrar a definição de “opinião” por parte de São Tomás de Aquino.
    Poderá ajudar-me a encontrá-la?
    Qual é o escrito de São Tomás de Aquino no qual é explicado o conceito tomista de opinião?
    Muito obrigada!