Santo Tomás de Aquino e a analogia do ser

Qual é a analogia do ser? Tomás de Aquino usa analogia para descrever as sombras das semelhanças entre as coisas e em nossa maneira de capturar isso na fala.

Vamos começar com um problema. Em alguns casos, usamos a mesma palavra para predicar exatamente a mesma coisa de dois assuntos: “João é um homem” e “Pedro é um homem”. Chamamos isso de discurso unívoco. Ambos são univocamente humanos no mesmo sentido. Em outros casos, usamos a mesma palavra para predicar coisas totalmente diferentes de dois assuntos: “Depositei no banco” e “Sentei no banco”. Chamamos isso de discurso equívoco. A palavra significa coisas ambíguas em diferentes contextos. Finalmente, em certos casos, usamos a mesma palavra para descrever coisas que são parcialmente parecidas e parcialmente diversas: “Ele é um bom homem” e “Esse é um bom suéter”. Chamamos isso de discurso analógico. A qualidade de um bom suéter descreve a bondade de uma maneira, e a boa quantidade de comida é outro tipo de bondade, dando expressão a estar de outra maneira. Podemos encontrar a boa hora para nos encontrar, mas isso é diferente de um bom lugar para nos encontrar. Uma boa pessoa no sentido moral de ser bom é diferente de, digamos, uma boa pintura de uma pessoa baseada na semelhança ou representação da figura da pessoa na pintura. Isso é o que chamamos de analogia horizontal do ser.

Ser e bondade são ditos de várias maneiras nas diferentes categorias de seres que encontramos no horizonte deste mundo. Depois, há o que podemos chamar de analogia vertical do ser. Tudo o que existe de alguma forma tem sido e é bom. Tem um tipo de unidade e uma verdade ou inteligibilidade. E a fonte de tudo o que existe? Se Deus é a causa de tudo o que existe, então os efeitos devem, de alguma maneira, se assemelhar à causa. Se as coisas no mundo têm bondade dentro delas, isso deve, de alguma maneira, refletir, ainda que imperfeitamente, a bondade de Deus.

A partir dessa maneira de pensar, você pode começar a falar sobre uma analogia entre criaturas e Deus. O próprio Deus está sendo e tem unidade, verdade e bondade em si mesmo, uma vez que é a causa dessas perfeições nas criaturas. Não percebemos essas características ou atributos de Deus diretamente porque não experimentamos Deus em si mesmo, mas podemos deduzir do mundo criado que essas características do ser devem estar presentes em Deus de uma maneira mais elevada e incompreensível, de acordo com a analogia. Isso quer dizer que Deus realmente é bom, mas de uma maneira mais completa, distinta das formas de bondade encontradas nas realidades criadas.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.