A História dos Padres do I Concílio Ecumênico | Parte 1

Os Padres do I Concílio Ecumênico trataram de muitos assuntos: a data da Páscoa, o cisma meletiano, regulamentos para o clero e muito mais. Mas aqui vamos falar apenas sobre o grande problema: a heresia ariana.

O que levou ao Concílio: confusão de Ário

Essa história realmente começou um dia no ano 319. Em uma reunião do clero, o papa Alexandre de Alexandria estava falando da divindade eterna de Jesus Cristo quando foi interrompido por Ário que disse: Não, a Bíblia diz que o Filho é gerado do Pai; portanto, o Filho teve um começo. Ele foi criado pelo pai. O Filho não é divino como o Pai, porque “houve um tempo em que o Filho não era”.

É possível que Ário tenha começado simplesmente entendendo mal o significado da divindade. Talvez ele não tenha visto que ser divino, ser Deus significa ser eterno, existir fora do tempo – o que significa que se Cristo é Deus, ele não poderia ter sido criado. As Escrituras são claras sobre isso: Hebreus 1,10, falando de Cristo, diz: “És tu, Senhor, que nas origens fundaste a terra; e os céus são obras de tuas mãos” . Ou seja, Cristo, nosso Deus, criou todas as coisas, incluindo o tempo. No Evangelho segundo São João 17, 5, Jesus reza: “Glorifica-me, Pai, junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse”. Nunca houve um tempo em que Cristo não estivesse. É verdade que existe também uma certa subserviência de Cristo ao Pai: No Jardim, ele rezou: “Pai, não a minha vontade, mas a tua seja feita” (Lucas 22,42), por exemplo, diz que ele é gerado pelo Pai – o que quer que isso signifique. Tudo isso está além do nosso conhecimento. Chamar Cristo de Filho do Pai nunca significou que ele é mais jovem que o Pai. Isso significa que, como um filho humano é humano, assim como seu pai é humano, então o Filho de Deus é Deus, assim como seu Pai é Deus. Em outras palavras, ele é da mesma “essência”, da mesma “natureza” que Deus, seu Pai.

Portanto, o Novo Testamento fala claramente da divindade de Cristo: São João iniciou seu Evangelho com “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. O apóstolo Tomé viu o Senhor ressuscitado e clamou: “Meu Senhor e meu Deus” (João 20,26). São Paulo proclamou que Cristo tem igualdade com Deus (Filipenses 2,6). Há muito mais. Passagem após passagem só faz sentido se Jesus é divino. Se ele não é Deus, sua afirmação de que “todo poder foi me dado no céu e sobre a terra” (Mateus 28,18) é idolatria. Ou loucura.

Nosso objetivo ao reafirmar esses textos familiares é apenas apontar que Ário estava claramente errado. Ele não estava lendo o Novo Testamento da maneira correta. Ele era como algumas pessoas ao longo da história que fugiram com passagens das Escrituras fora de contexto, contrárias ao resto da Bíblia, contrárias à Tradição da Igreja, e tentaram fazê-las significar o que elas não querem dizer.

Nos primeiros séculos, a divindade de Cristo parecia óbvia; foi a humanidade dele que alguns questionaram. A negação de Ário da divindade de Jesus era uma idéia nova e perigosa. Ameaçou nossa salvação. Se Cristo não é Deus, como seus ensinamentos têm autoridade divina? Ele se torna apenas mais um professor humano como Maomé ou o Buda. Se Jesus não é Deus, sua crucificação não é mais o sinal final do amor de Deus por nós; sua ressurreição não é a vitória de Deus sobre o pior que o diabo e a humanidade podem fazer. Se Cristo não é Deus e Homem, como ele pode unir a humanidade a Deus, unir o céu e a terra em si mesmo? Se Jesus Cristo não é Deus e o Homem é o evangelho inteiro, as “Boas Novas” de nossa salvação se espalham pela janela. A Igreja sempre viu dessa maneira. Ário estava errado.

O que causou o Concílio: a heresia ariana

Então, o Papa Alexandre apontou tudo isso. Ário recusou a volta. Ele levantou as costas. Esta é a marca do herege. Quem entre nós compreende perfeitamente a fé? Todos nós ficamos confusos às vezes. Todos os santos, até os padres, cometeram erros teológicos. No entanto, eles enviaram suas opiniões à Igreja, à Tradição, e quando lhes foi esclarecido por que eles estavam errados, disseram: “Desculpe, estou vendo meu erro” e depois mudaram de ideia e se juntaram à Igreja. Mas o herege, quando seus erros são apontados, diz: “Não, a Igreja está errada, a Tradição está errada, a Bíblia está errada e eu estou certo.” Por isso, caso tenha algo escrito aqui por engano ou impreciso, deixe nos comentários.

Ário não desistiu. Ele começou a promover sua doutrina que ficou conhecida como arianismo e, para isso, lamento dizer que ele parece ter inventado o comercial do canto. Ário colocou suas doutrinas em seus discípulos e os enviou para ensinar às pessoas o que lembrassem, como por exemplo: “O Deus não criado fez do Filho a primeira de todas as coisas criadas… o Filho não é igual ao Pai nem compartilha a mesma essência… houve um tempo em que o Filho não era … os membros da Santíssima Trindade compartilham glórias desiguais.”, Mas Ário sabia o que os anunciantes e políticos modernos sabem: que as pessoas raramente perguntam: isso é verdade? isso faz sentido? Portanto, se fazemos isso com bastante frequência, de uma maneira que as pessoas possam se lembrar, não importa o quão falso ou fora do comum seja, muitos passarão a acreditar. Funciona. Basta olharmos para o mundo de hoje. No mundo antigo, aconteceu a mesma coisa, quando o arianismo começou a se firmar e crescer, primeiro no Egito e depois no Oriente. A Igreja experimentou muita perseguição do lado de fora, mas Ário foi o primeiro dos “lobos selvagens”, previsto por São Paulo em Atos 20, que se propôs a devastar a Igreja por dentro.

Imperador Constantino vem em socorro

Isso era um problema e não apenas para a Igreja. Contudo, o imperador Constantino favoreceu o cristianismo e pretendia que o império se unisse na fé cristã. Mas os cristãos estavam divididos. Constantino estava recebendo cartas de cristãos irados, ortodoxos e arianos, furiosos um com o outro, implorando para que ele reprimisse seus oponentes. Isso não faria. Então, Constantino se encarregou de unir a Igreja. Ele convidou todos os bispos a um Concílio a ser realizado na cidade de Niceia, no oeste da Ásia Menor, não muito longe de onde sua nova capital, mais tarde denominada Constantinopla, seria construída.

Não fazia quase uma década desde que a Grande Perseguição terminara. Os bispos mal podiam compreender que um imperador cristão agora estava sentado no trono e se preocupava com a unidade da Igreja. 1800 bispos foram convidados, mas dizem que apenas 318 participaram, 6 do oeste e 312 do leste. Com seus padres acompanhantes, diáconos e outros assistentes, talvez até 1800 pessoas estivessem reunidas.

No livro O Fogo Sagrado: A História dos Padres da Igreja Oriental de Robert Payne, tem uma introdução sobre o assunto:

“Do leste vieram bispos que sofreram perseguição … Paulo, bispo da Cesareia da Mesopotâmia, com as mãos queimadas nas chamas. Paphnutius do Alto Egito, famoso pela austeridade de sua vida, teve seu olho direito cavado e os tendões de sua perna esquerda… cortados durante a perseguição de Diocleciano. O bispo Potamião de Heraclea, que viveu nos desertos do Nilo, também perdeu um olho … Tiago, bispo de Nisibis, que usava uma camada de pelos de camelo, e da ilha de Chipre, o bispo Esperidião, um pastor santo que se recusou adesistir de cuidar de ovelhas mesmo quando foi elevado ao episcopado, um homem que realizou milagres para deleite dos cipriotas … o bispo João, da Pérsia e metropolita da Índia, das terras fora do império, e do desconhecido norte, Teófilo, bispo de Goth. Havia intelectuais de traços aguçados, homens de livros obscuros capazes de rachar os cabelos pelo quintal … eremitas velhos e sábios que haviam passado o ano anterior vestidos com mantos de pêlo de cabra que viviam de raízes e folhas. Havia homens tão santos que era quase esperado … que realizassem milagres. Havia homens e homens mal-humorados cheios de heresias e homens … na esperança de que o imperador preferisse … homens que vieram pacificamente e outros homens determinados a travar guerra.

Feito, isso nas próximas semanas agora é hora do I Concílio Ecumênico começar, e disso nós trataremos daqui algumas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo