Muitas pessoas entram em contato com a gente por causa do nosso curso de pós-graduação em Direito Processual e Matrimonial Canônicos. Por isso a gente preparou 10 perguntas e respostas para esclarecer que direito canônico não se resume apenas ao processo de nulidade matrimonial. Então, vamos lá!
1) Direito Canônico é apenas sobre direito matrimonial?
Não. O Direito Canônico regula as relações entre todos os fiéis batizados na Igreja Católica e deste com outras religiões. O Direito Canônico regula também as relações e ações entre as instituições da própria Igreja Católica a ela ligadas. O Direito Canônico é composto também pelo Direito Processual e pelo Direito Penal.
2) Quem está sujeito à Lei Canônica?
O Cânon 11 do Código de Direito Canônico diz que: “Estão obrigados às leis meramente eclesiásticas os batizados na Igreja Católica ou nela recebidos” e que tenha suficiente uso da razão.
3) Quantos Códigos de Direito Canônico já existiram?
O Direito Canônico sempre esteve presente na Igreja. Todavia, um código propriamente dito foi promulgado pelo Papa Bento XV em 27 de maio de 1917. Em 25 de janeiro de 1983, o Papa João Paulo II promulgou o segundo e atual Código de Direito Canônico (Codex Iuris Canonici, CIC) válido para toda a Igreja Latina e, em 18 de outubro de 1990, o Código dos Cânones das Igrejas Orientais (Codex Canonum Ecclesiarum Orientalium, CCEO).
4) O Código de Direito Canônico de 1983 revogou o de 1917?
Sim. O Cânon 6 do CIC esclarece que o Código de Direito Canônico de 1983 não apenas revogou o de 1917, como também revogou outras leis universais ou particulares contrárias a ele; leis penais não recepcionadas; e leis disciplinares que o código ordene.
5) Existe um Direito Canônico Litúrgico?
Sim. Ele é composto por vários documentos que fazem lei que obrigam clérigos e leigos à determinadas práticas. Isto significa dizer que necessariamente precisa ser obedecido.
6) O que é matrimônio?
Segundo o Direito Canônico, o matrimônio é o pacto pelo qual homem e mulher constituem entre si o consórcio de toda a vida, por índole natural ordenado ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole. Entre os batizados, foi elevado à dignidade de Sacramento por Jesus Cristo. Ele tem duas propriedades essenciais: unidade e indissolubilidade. Sem o entendimento dessas duas propriedades não há como dar por válido um matrimônio. Em um processo de nulidade matrimonial essas duas propriedades são investigadas a fundo.
7) A Igreja anula casamentos?
Não. A Igreja Católica não anula casamentos, ela declara a nulidade após um procedimento processual em um Tribunal Eclesiástico e declara que uma relação específica entre um homem e uma mulher nunca chegou a existir conforme o que ela define como Sacramento do Matrimônio.
8) Quando é decretada a nulidade do matrimônio ele é dissolvido?
Não. A sentença decretada declara a nulidade. Isto significa dizer que um matrimônio nunca existiu. Por isso, se tivesse existido o Sacramento do Matrimônio, ele seria indissolúvel.
9) Por que alguns processos de nulidade matrimonial são mais rápidos que outros?
Existem três ritos, por assim dizer, de processos de nulidade matrimonial. O rito ordinário, que significa a maioria dos processos, o breve, instituído pelo Papa Francisco e que é mais rápido, e o documental, que também é mais rápido que o ordinário. Então, depende muito de qual rito de processo se fala.
10) Como saber qual Tribunal Eclesiástico é competente par auma causa de nulidade matrimonial?
Com exceção daquilo que está reservado para a Sé Apostólica, são competentes: o lugar que uma ou ambas as partes tem domicílio ou quase-domicílio ou lugar em que de fato se recolherá a maior parte das provas. Não há hierarquia entre essas três possibilidades.
Se você gostou dessas dicas, não esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e também de conhecer o curso de pós-graduação em Direito Processual e Matrimonial Canônicos aqui da FASBAM. É só clicar aqui!
Qual é a diferença da sistematização do código de 1917 e o código de 1983?
Qual é a Missão da Igreja relativamente ao depósito da fé?
Qual é o Magistério infalível do Papa?
Que é liberdade religiosa?
O que é ecumenismo?
Como é o processo de afastamento de um sacerdote de suas funções sacerdotais, como rezar a missa? Onde está regido o procedimento?