Como começou o estoicismo?

O estoicismo começou por volta do ano 304 a.C., um comerciante chamado Zenão foi naufragado em uma viagem comercial. Ele perdeu quase tudo. A caminho de Atenas, ele foi apresentado à filosofia pelo filósofo cínico Crates e pelo filósofo Estilpo, que mudou sua vida. Como Zenão mais tarde brincou: “Fiz uma viagem próspera quando sofri um naufrágio.” Mais tarde, ele se mudou para o que ficou conhecido como Stoa Pecile, literalmente significando “O Pórtico Pintado”. Erguida no século V a.C. – suas ruínas ainda são visíveis, cerca de 2.500 anos depois –, o pórtico pintado é onde Zenão e seus discípulos se reuniram para discussão. Embora seus seguidores fossem originalmente chamados zenonianos, é o crédito final à humildade de Zenão que a escola filosófica que ele fundou, diferente de quase todas as escolas e religiões anteriores ou posteriores, não levou seu nome.

Para mais posts como esse, podcast e vídeos, acompanhe o nosso blog e conecte-se conosco em nossas redes sociais. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.