O significado das inscrições na Cruz Eslava

No dia 14 de setembro e no terceiro domingo da Quaresma, a Igreja celebra a Santa Cruz. A cruz sempre foi um símbolo de grande vitória e poder, pois foi através do sacrifício voluntário de Cristo na cruz que a morte foi superada e a salvação se tornou possível para nós. Cruzes e crucifixos, portanto, são extremamente comuns e amplamente utilizados.
 
Os crucifixos orientais costumam ser elaboradamente decorados, como o mostrado acima. Esses tipos de crucifixos são, de fato, ícones em forma de cruz da crucificação. No entanto, os crucifixos são frequentemente cobertos com inscrições – geralmente em grego ou eslavo – que valem a pena traduzir, pois proclamam claramente o ensino cristão sobre
Cristo e a Cruz.
 
A Cruz Eslava
 
Na cruz eslava Jesus não é mostrado usando um coroa de espinhos, mas com uma auréola de glória, e que Ele não é mostrado em agonia e sofrimento, mas repousado pacificamente. Como costuma acontecer nos ícones, as inscrições eslavas na cruz são às vezes encurtadas, com linhas onduladas, como um til, nas letras que são omitidas. Na explicação abaixo, damos principalmente as inscrições completas.
 
A barra superior
 
A barra superior da cruz é o quadro de títulos que Pilatos ordenou que fosse pendurado em zombaria na cabeça de Cristo. Nesse quadro estava inscrito: “Jesus de Nazaré, rei dos judeus”, abreviado pelas iniciais gregas “INBI” ou pelas iniciais latinas “INRI”. Nas cruzes ucranianas modernas, a abreviação ucraniana “ІHЦІ” é usada. Ao redor da barra superior, esta inscrição foi complementada com o título: “Rei da Glória” (Царь славы).
 
 
No topo da cruz está a imagem de Cristo “não feita por mãos humanas”. É através da cruz que Cristo ressuscitou dos mortos, e acredita-se que a cruz é uma fonte de milagres e cura. Portanto, é apropriado que no topo da cruz haja uma sudário mostrando a face do Cristo vivo, que também se acredita ser milagroso.
 
Ministrando ao Senhor Crucificado estão dois anjos voadores, com a inscrição entre eles: “Anjos do Senhor” (Ангели Господни).
 
A barra do meio
 
A barra do meio é aquela em que as mãos do Senhor foram pregadas. Neste crucifixo, a Mãe de Deus (ΘΥ ΘΥ – grego, e não eslavo) e São João, o Teólogo são mostrados como ícones da crucificação, embora nem sempre estejam presentes em cruzes como essas. Imediatamente em ambos os lados da cabeça de Jesus Cristo, Seu nome é inscrito como a abreviação IC XC. Mais abaixo na cruz, aos seus pés, está a palavra grega “NI KA”, que significa “vencer”, dando a inscrição completa: “Jesus Cristo vence”. Observe que, como é costume, o nome de Cristo e de sua mãe estarem inscrito em grego, enquanto São João está em eslavo.
 
 
A inscrição: Filho de Deus (Сынъ Божіи) é colocada em ambos os lados da cabeça de Cristo, e abaixo de Seus braços, lemos a inscrição: Nos prostramos diante de Tua Cruz, ó Mestre, e adoramos Tua santa Ressurreição (Хресту Твоєму поклоняємось, Владико, і святеє Воскресення Твоє славимо).
 
Em outros crucifixos, colocados aproximadamente na mesma posição que Maria e João aqui, são colocadas uma imagem do sol e da lua, pois “O sol escondeu sua luz e a lua se transformou em sangue”. Joel 2,31). O sol e a lua também são frequentemente mostrados nos ícones da crucificação.
 
A barra inferior
 
O apoio para os pés da cruz é inclinado para nos lembrar que a Igreja compara a cruz a uma “trave de justiça”, pela qual um homem é condenado ou justificado pela maneira como eles respondem à cruz de Cristo. Atrás dos pés estão os muros de Jerusalém, como Cristo foi crucificado fora dos muros da cidade. Logo acima do apoio para os pés está a palavra grega para “conquistar”, completando a inscrição Conquistas de Cristo (IC XC NI KA) mencionada acima.
 
Atrás do corpo de Cristo, de ambos os lados, há uma lança (К, abreviação de копіє́) e uma esponja em um poste de junco ou cana (Т, abreviação de трость, que significa junco). A lança perfurou o lado de Cristo, enquanto a esponja estava ensopada de fel e ofereceu a Ele que bebesse.
 
 
Ao pé da cruz estão as letras: Г Г representando o Monte Gólgota (Гора Голгофа); esta é a colina fora dos portões da cidade sobre a qual Cristo foi crucificado. Escondido em uma caverna sob a terra está o crânio de Adão, identificado com as letras: Г А (глава Адама). Às vezes, os ossos do braço são mostrados cruzados, o braço direito sobre a esquerda, assim como os fiéis cruzam os braços para receber a comunhão.
 
Não é mostrado aqui, mas frequentemente presente abaixo dos pés de Cristo, há quatro letras eslavas: МЛ РБ, significando: “Место Лобно Рай Бысть” – O lugar da caveira tornou-se paraíso. Lembramos que Adão, nosso antepassado, perdeu o Paraíso por comer erroneamente da árvore, e que Cristo é o novo Adão, trazendo-nos a Salvação e o Paraíso através da árvore da Cruz.
 

5 thoughts on “O significado das inscrições na Cruz Eslava

  1. Pingback: Por que essa Cruz está toda semana no Santuário? – Schoenstatt

  2. Sidney says:

    Explicações como está sempre são bem vindas. A muitas dúvidas sobre siglas e abreviações em ícones, pinturas e imagens
    Obrigado pelo empenho e dedicação nesse assunto!

  3. Melissah Limonge says:

    Cheguei até aqui tbm pelo filme “Na balada do amor”, eu vinha buscando algumas respostas e encontrei nesse filme muitas delas. Incrível, quanta representatividade e significados na cruz que eu nem imaginava ou lembrava, mas com certeza é um sinal de que preciso me voltar mais para Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo