A iconografia da Santíssima Mãe de Deus

A iconografia da Mãe de Deus é completamente desenvolvida em comparação com outros tipos de ícones. Existem doze grandes solenidades no ano litúrgico da Igreja Oriental. Algumas dessas solenidades estão relacionadas à vida da Mãe de Deus. Também existem ícones de tais solenidades. Não há muita informação sobre a Mãe de Deus nas Sagradas Escrituras. Também não temos descrições detalhadas de sua aparência.

Há uma descrição de como Jesus era, que supostamente é uma compilação posterior, porque não poderia aparecer no século I, apesar do que afirma; e há uma descrição de como era a Mãe de Deus também. Essa descrição não apenas afirma que ela era bonita, mas também fornece muitos detalhes sobre a cor do cabelo, dos olhos e da altura. Acredito que essa descrição seja provavelmente uma invenção de um autor piedoso que viveu muito mais tarde. Isso poderia acontecer porque antes da invenção da imprensa, os textos das Sagradas Escrituras circulavam em manuscritos.

Nicéforo Calisto, historiador da Igreja, citou a seguinte convenção iconográfica com relação à aparência da Mãe de Deus: “sua altura era média, ou, como alguns dizem, ligeiramente acima da média; ela tinha cabelos dourados; seus olhos eram brilhantes e um pouco de cor verde-oliva; as sobrancelhas dela eram arqueadas e negras; o nariz dela era oblongo; seus lábios eram delicados e cheios de palavras doces; o rosto dela não era redondo nem estreito, mas levemente comprido; as mãos e os dedos também eram longos”.

De qualquer forma, todos os textos foram distribuídos por cópia, e cada escriba teve a tentação de enriquecer o texto de alguma forma ou adicionar algo a ele no processo. Talvez seja por esse motivo que inserções posteriores, que afirmavam ser autênticas, entraram nos textos originais.

Ícone da Apresentação da Mãe de Deus no Templo

Esta é uma representação iconográfica de uma das doze principais solenidades orientais. É interessante observar como um certo evento na vida de um santo – a Mãe de Deus, neste caso – se torna mais tarde não apenas uma história, mas uma descrição de algo que aconteceu em um determinado momento: adquire significado eterno graças ao ícone. Veja, a composição notável que o pintor de ícones encontrou, não foi por mero acaso.

Joaquim e Ana, os pais, apontam para a pequena Virgem Maria. O Sumo Sacerdote a encontra no templo, e há uma coluna que cresce de dentro dela e apoia o dossel sobre o altar. Sua cor é semelhante à luz com a qual seu omofório brilha. Ela, a Mãe de Deus, é como aquela coluna na qual, basicamente, o templo vivo repousa. O ícone nos ensina verdades dogmáticas através dessas imagens, embora algumas vezes não sejam evidentes. Aqui temos uma interpretação interessante do evento porque, naturalmente, essas Portas Reais não poderiam existir no Templo de Jerusalém.

Todas essas noções: O Santo dos Santos, o Templo, a Mãe de Deus – elas gradualmente se entrelaçam nos hinos da Igreja e nos livros de adoração. A Mãe de Deus entra no templo; ao mesmo tempo, ela também se torna, em essência, o Templo de Deus, ela se torna o Santo dos Santos, porque é ela quem dá à luz a Cristo, é através dela que Deus encarna de uma maneira que é impossível pela razão humana compreender. O símbolo deste Santo dos Santos, o Templo do Antigo Testamento – realmente se torna profético, de modo que até o Tabernáculo e todas as imagens do Antigo Testamento são entendidas à luz do Novo Testamento.

Em termos de iconografia, a Mãe de Deus sempre tem a mesma idade, de fato. Mesmo em sua infância (por exemplo, diz-se que ela tinha 3 anos quando entrou no templo). Se olharmos para a Mãe de Deus como retratada neste ícone, seria difícil deduzir sua idade das proporções de seu corpo. Não se pode dizer que aqui ela é, por exemplo, uma criança pequena, e depois cresce mais e mais e, quando fica ao lado da cruz, fica ainda mais velha. Na época da Anunciação, ela tinha menos de 18 anos; na época da morte do Salvador, ela já tinha cerca de 50 anos. Ela era ainda mais velha na época de sua Dormição (Assunção).

A Mãe de Deus tem a mesma aparência em todos os ícones, e é isso que torna a linguagem da iconografia tão especial: é tão simbólica que a questão da idade não surge. Pelo contrário, quando os ícones fingem ser realistas, aparecem imediatamente algumas inconsistências estranhas: vemos o Salvador na cruz e uma jovem mãe de Deus fica ao lado dele. Então, quando eles se tornam muito parecidos conosco, há uma situação estranha: algo deve estar errado – eles não se parecem com uma mãe e um filho. No entanto, o ícone consegue evitar esse constrangimento.

Nascimento na Antiguidade

As roupas da Mãe de Deus e sua aparência – e a maneira como as pessoas a pintaram nos ícones – têm suas raízes na antiguidade. Veja esta estátua de um museu de Istambul que possui uma coleção muito boa de arte cristã e antiga. Esse tipo de roupa era típico de mulheres no Oriente Médio – uma túnica semelhante a um vestido longo e um omofório – um véu que cobre não apenas os cabelos, mas quase todo o corpo. Uma roupa tradicional de uma mulher oriental tornou-se uma norma para a iconografia não apenas da Mãe de Deus, mas também de quase todas as mulheres que vemos nos ícones, com exceção de vários casos especiais. O cabelo de uma mulher estava coberto, em regra, para significar que ela era casada. Nunca vemos a Mãe de Deus com cabelos descobertos ou cabelos esvoaçantes em ícones canônicos, ao contrário da arte ocidental, que explora livremente essa imagem.

Dificilmente havia imagens da Mãe de Deus nos primeiros ícones, miniaturas e afrescos, que pudemos reconhecer imediatamente. O mosaico abaixo é um ícone da Mãe de Deus, e talvez você nem consiga adivinhar que é um ícone da Anunciação. Veja como isso nos parece estranho. Há muitos anjos, um dos quais voa sobre a cabeça da mãe de Deus como uma pomba, enquanto ela se senta em seu trono fazendo artesanato. Há um anjo ao seu lado, que lhe anuncia as boas novas. A Mãe de Deus veste as roupas de uma romana rica e nobre, com enfeites e até brincos. É estranho para uma pessoa moderna temente a Deus ver a Mãe de Deus usando brincos. É bastante evidente que as tradições que julgamos sacrossantas são de fato relativas e têm um desenvolvimento histórico próprio. Não era tão chocante para os povos antigos retratarem a Mãe de Deus dessa maneira; não era nada fora do comum.

A diversidade de rostos iconográficos

A incontável diversidade dos ícones da Mãe de Deus pode ser dividida em vários grupos. Primeiro de tudo, é Panacranta, ou A Imaculada.

Por exemplo, este é um dos primeiros tipos de ícones que nos mostra a Mãe de Deus sentada no trono. É uma tradição antiga novamente, mas a Mãe de Deus veste as roupas tradicionais – uma túnica e um omofório. Ela é facilmente reconhecível aqui. A Mãe de Deus é retratada juntamente com mártires, e há dois anjos em pé atrás do trono, como guardas que protegem a Santíssima Virgem. Este ícone foi pintado usando encáustica, como quase todos os ícones anteriores. Esse ícone é pintado em uma placa de madeira com tintas de cera quentes.

Em geral, essa técnica dificulta a pintura de pequenos detalhes, mas os iconógrafos antigos eram realmente bons nisso: observe o fato de que o rosto da Mãe de Deus nesse ícone é realista. Estranhamente para nós, não parece ascético: ela tem olhos grandes e pele jovial. Apesar de algumas características assimétricas, seu rosto está cheio de vigor interior.

Esse mosaico tem uma composição semelhante: a Mãe de Deus senta-se no trono. Seus dedos fazem um gesto bastante raro: raramente vemos mulheres nos ícones fazendo esse gesto com a mão. Como regra geral, esse gesto é típico do Salvador, dos Apóstolos, às vezes dos Anjos, mas as mulheres santas e a Mãe de Deus quase nunca são retratadas com as mãos fazendo esse gesto. Talvez este seja o único caso. Ela veste roupas comuns, além do tecido que cobre os cabelos. Seu omofório é vermelho cereja, e ela tem listras douradas em sua túnica.

Um ícone semelhante está localizado na igreja de São Lucas na Grécia. A Mãe de Deus é mostrada com os atributos aos quais estamos acostumados – as três estrelas em seu omofório que simbolizam sua virgindade perpétua. Ou seja, ela era virgem antes da Natividade, virgem durante a Natividade e virgem após a Natividade de nosso Salvador. As inscrições “Mãe” à esquerda e “de Deus” à direita acompanham esta imagem. De um modo geral, este ícone é o ponto focal de toda a igreja, por assim dizer.

O ícone reinante da Mãe de Deus é outro exemplo desse tipo de ícone. O globus cruciger, o cetro e a coroa são uma tradição posterior: esses acessórios não eram exibidos em ícones nos tempos antigos; devem ser provenientes do Ocidente. Os católicos latinos têm uma tradição: quando um ícone se torna altamente venerado e extremamente importante, eles “coroam” esse ícone. O Papa emite um edito e coloca uma coroa nesse ícone amplamente aclamado. Gradualmente, depois de copiada ou reimpressa várias vezes, essa coroa se tornaria um atributo inalienável da própria imagem. Embora, é claro, a Mãe de Deus não precise dessas insígnias reais. No entanto, eles estão presentes mesmo na iconografia oriental; mas devemos estar cientes do fato de que eles são uma adição posterior.

Temos que mencionar que, quando a Mãe de Deus é representada sentada no trono, isso não significa que ela se sentou no trono: na verdade, ela nunca se sentou em nenhum trono durante sua vida. No entanto, essa imagem tornou-se um padrão desde os primeiros tempos e foi repetida em várias épocas, de maneiras e em estilos diferentes.

Outro tipo iconográfico é chamado Hodegetria, ou “Mostrando o Caminho”. É um tipo de ícone muito difundido. Os exemplos mais famosos do tipo Hodegetria são: Santíssima Mãe de Deus de Smolensk, Santíssima Mãe de Deus de Iviron, Santíssima Mãe de Deus de Tikhvin, Santíssima Mãe de Deus da Geórgia, Santíssima Mãe de Deus de Jerusalém, Santíssima Mãe de Deus das Três Mãos, Santíssima Mãe de Deus da Paixão, Santíssima Mãe de Deus de Częstochowa, Santíssima Mãe de Deus de Chipre, etc. A Mãe de Deus é retratada apontando para Cristo. Disse-lhe Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14, 6).

A mão dela aponta para o Caminho. Geralmente, o Salvador é retratado quase totalmente frontalmente, assim como a Mãe de Deus. Seu rosto é incrivelmente cheio de mansidão neste ícone pintado por Dionísio. Quando você olha para ela, não consegue entender como o artista conseguiu alcançá-lo, e é impressionante. Ao mesmo tempo, parece que esta imagem é muito simples e não há nada de especial nela. No entanto, essa imagem é tão incrível que você pode mergulhar nela cada vez mais fundo, pode olhar para essa profundidade que é mais profunda que a Mona Lisa. De fato, Mona Lisa também é muito majestosa. É um retrato profundo em certo sentido.

O ícone da Santíssima Mãe de Deus de Cazã pertence ao mesmo tipo. Pode ser chamado de “Hodegetria na altura dos ombros” – não vemos as mãos da Mãe de Deus aqui. Vemos o Salvador que olha diretamente para nós e estende a mão em bênção.

Ternura (grego Eleousa, έλεουσα)

Alguns dos ícones que pertencem a esse tipo estão entre os mais favoritos e conhecidos, como o ícone de Nossa Senhora de Vladimir. Este ícone é único porque apenas os rostos da Santíssima Mãe de Deus e do Salvador foram pintados por seu autor original, enquanto o restante do ícone foi pintado posteriormente. Este ícone foi pintado ao longo de vários séculos. Os rostos foram pintados no século XII e alguns dos outros elementos foram pintados nos séculos XIV e XVI. Uma pessoa que vê esse ícone pela primeira vez pode pensar que é assim que deve ser. De fato, a cor das vestes, as mãos, e a eclosão dourada do bebê costumava ser completamente diferente. Radicalmente diferente. Se víssemos esse ícone como pretendia, talvez nem o reconheçamos. Nós nos acostumamos a essa imagem, tão naturalmente, quando um iconógrafo contemporâneo pinta assim, ele comete um erro do ponto de vista da precisão histórica, porque essa situação se desenvolveu com o tempo. Algumas pessoas escrevem sobre esse ícone que foi o Santo Evangelista Lucas que o pintou usando uma placa que serviu de mesa durante a Última Ceia. Mas isso é impossível, pois São Lucas não podia pintar esse ícone porque a maneira como é pintada é atribuída ao século XII. É possível que o Santo Evangelista Lucas tenha pintado a Mãe de Deus, mas é difícil dizer como ele fez e de que maneira. Possivelmente, os ícones que ele pintou sobreviveram até os dias atuais em cópias posteriores. É somente nesse sentido que se pode dizer que a Santíssima Mãe de Deus de Vladimir foi pintada por São Lucas, mas não no sentido literal que as pessoas às vezes colocam nele.

O que há de especial nesse tipo iconográfico? O fato de os rostos da Mãe de Deus e do Salvador serem tão próximos um do outro, e é por isso que um dos nomes desse ícone é: Um beijo carinhoso. Seus rostos estão tão próximos um do outro porque se amam como mãe e filho. É através dessa unidade que o amor de Deus pelo homem é expresso. A Mãe de Deus representa toda a humanidade, e o Salvador representa Deus. Deus está tão perto de nós; Ele nos salva sem nos alienar. Ele está realmente envolvido com os seres humanos. Esta imagem é tão maravilhosa.

Ainda outro tipo iconográfico é chamado Hagiosortissa, ou Oração. Não existiam iconostáses tão elaboradas nas igrejas nos tempos antigos, então as pessoas costumavam pintar uma imagem da Mãe de Deus em oração em um pilar ou coluna da esquerda, e um ícone do Salvador no pilar da direita. Esse tipo de ícone mostra a Mãe de Deus sem o menino Jesus: ela levanta as mãos em oração e tem um pergaminho nas mãos com uma oração ao Salvador.

Um dos outros tipos mais importantes de iconografia é Oranta. Vê essas mãos levantadas em oração? Esse gesto com a mão já existia no culto judaico antigo. Você deve se lembrar de uma cena do Antigo Testamento quando o povo eleito lutou contra seus inimigos, e o Senhor disse a Moisés que, enquanto você permanecer com os braços levantados (é um símbolo, é claro), os israelitas vencerão. Moisés se levantou e orou, e os israelitas estavam vencendo essa batalha. No entanto, se você tentar manter os braços para cima, saberá como é difícil. Os braços de Moisés desceram gradualmente – e imediatamente os israelitas começaram a perder a batalha, e no final algumas pessoas ficaram ao lado de Moisés e apoiaram seus braços.

Esse gesto dos braços levantados em oração existia na prática do Antigo Testamento: veja, ele também entrou na arte das catacumbas. Mais tarde, tornou-se uma maneira de exibir oração. Você deve ter notado que nossos sacerdotes no santuário levantam as mãos em determinados momentos durante o serviço litúrgico.

Aqui vemos um ícone bastante antigo das catacumbas: a Mãe de Deus com as mãos para cima e Cristo mostrado em seu ventre. Aqui está um mosaico conhecido em Kyiv. É notável como essa igreja conseguiu sobreviver a todas as guerras: remonta ao século XII e foi construída ainda antes. O mosaico remonta aproximadamente ao século XII. Portanto, há o ícone de Oranta, também conhecido como Muro Indestrutível ou Sinal, na abside desta igreja.

Uma igreja oriental é projetada de tal maneira que todas as imagens estão interconectadas: a Mãe de Deus na abside ora ao Salvador na cúpula. Por que eles chamam esse tipo de ícone de “sinal”? É porque o Salvador mostrado no ventre da Mãe de Deus ainda não nasceu, é algo como um sinal de que o Divino Menino nascerá de uma Virgem. Ela não o segura nos braços. Às vezes, o Salvador dos ícones antigos é retratado de maneira que ele ainda não apareceu. Existe até um ícone antigo onde o Divino Menino é quase invisível nas vestes da Mãe de Deus.

Alguns ícones descrevem narrativas muito complexas, como “Toda a criação se alegra em ti”. De fato, este é o nome de um hino à Santíssima Mãe Deus cantado durante a Divina Liturgia de São Basílio Magno, que é celebrada 10 vezes durante o ano litúrgico. Este hino maravilhoso “Toda a criação se alegra em ti, ó Virgem cheia de graça…” é cantado no momento em que um sacerdote no santuário lê as orações profundas e poderosas de São Basílio Magno por todos que nos amam ou nos odeiam: toda a criação, incluindo todos os anjos, todas as pessoas, toda a terra.

O autor deste ícone do final do século XVI é Dionísio, que tentou traduzir hinos em iconografia. Tudo ainda é muito tradicional aqui. São João Damasceno, o autor deste hino, é mostrado neste ícone com um pergaminho na mão. Ele é a figura mais próxima da Mãe de Deus, como se ele fosse quem canta esse hino para ela. Aqui vemos anjos, apóstolos, sumos sacerdotes, bispos, monges sagrados, eremitas, profetas, mulheres santas, príncipes e princesas. A Mãe de Deus é mostrada com uma grande auréola ao seu redor, chamada de mandorla. Todas essas pessoas estão focadas na oração a Jesus Cristo e sua Mãe. Se você ouvir esse hino e olhar para o ícone, ficará surpreso com o modo como o pintor conseguiu combinar o simbolismo poético do hino com o ícone. Uma imagem rara e uma composição notavelmente excelente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo