A vida, as viagens e o martírio de São Lucas, Evangelista

Antecedentes de São Lucas

O santo evangelista Lucas nasceu na cidade síria de Antioquia. Seus pais não eram hebreus; e o próprio nome “Lucas” é testemunha disso em parte, pois é uma forma abreviada do nome latino “Lucanus”. Além disso, em uma passagem de sua Epístola aos Colossenses, o santo apóstolo Paulo faz uma distinção clara entre Lucas e aqueles que “são da circuncisão”, isto é, os judeus (Colossenses 4,10-15). Nos seus próprios escritos, porém, Lucas mostra um conhecimento profundo da Lei de Moisés e dos costumes do povo judeu. Portanto, podemos concluir que Lucas já havia adotado a religião judaica antes de sua conversão a Cristo. Além disso, em sua terra natal, conhecida pelo estado florescente das artes e das ciências, Lucas havia desenvolvido seu intelecto com vários estudos acadêmicos. Da epístola do apóstolo Paulo aos colossenses, aprendemos também que Lucas havia estudado medicina (Col 4,14). A tradição também nos informa que ele era um pintor. Ele, sem dúvida, recebeu uma excelente educação em geral, pois a qualidade da língua grega em seus escritos é muito mais pura e correta do que a de outros escritores do Novo Testamento.

Vindo a Cristo

Quando rumores dos milagres e ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo se espalharam da Galileia por toda a Síria e por toda a região circundante, Lucas viajou de Antioquia para a Galileia, onde o Senhor, Jesus Cristo, começou a semear as sementes de Seu ensino salvador. Essas sementes encontraram bom solo para si no coração de Lucas e deram muitos frutos. Lucas logo foi considerado digno de um lugar na companhia dos Setenta Apóstolos e, depois de receber instruções de viagem do Senhor e do poder de realizar milagres, ele foi “diante da face” do Senhor, Jesus Cristo, pregando a iminência de o Reino de Deus e preparando o seu caminho.

Na crucificação

Durante os últimos dias da vida terrena do Salvador, quando, com a derrubada do Pastor, as ovelhas de Seu rebanho também foram espalhadas, Lucas permaneceu em Jerusalém, lamentando e chorando por seu Senhor, que voluntariamente aceitou o sofrimento. Com toda a probabilidade, Lucas também ficou “longe” entre os outros que conheciam Jesus, e olhou para o Crucificado. Mas logo depois, sua tristeza se transformou em alegria, pois o ressuscitado Senhor, Jesus Cristo, consolou Lucas no mesmo dia de Sua ressurreição, considerando-o digno de ver e conversar com Ele, como o próprio Lucas nos informa em seu Evangelho em grandes detalhes pessoais ( Lucas 24,13-32).

A caminho de Emaús

Lamentando a morte de Seu Mestre e com dúvidas sobre Sua ressurreição, da qual as mulheres portadoras de mirra o haviam informado, os textos das Matinas nos dizem que Lucas partiu de Jerusalém para Emaús na companhia de Cleofas, outro discípulo do Senhor. No caminho para aquela cidade, ele foi considerado digno de se tornar o companheiro de viagem daquele que é “o caminho, a verdade e a vida”. Ambos os discípulos estavam andando e conversando entre si quando o próprio Jesus os alcançou e andou com eles. O Senhor apareceu a eles, como o Evangelista Marcos relata, “de outra forma” (Marcos 16,12), e não da forma em que o conheciam antes. Além disso, pela providência especial de Deus, “seus olhos estavam retidos” (Lucas 24,16), para que não reconhecessem o Senhor que lhes havia aparecido.

“Que tipo de conversa é essa que vocês têm um com o outro, enquanto andam e estão tristes?” o Senhor perguntou a eles. “És apenas um estrangeiro em Jerusalém, e não conheces as coisas que hoje acontecem lá?” Cleofas perguntou em troca. “Que coisas?” Jesus perguntou novamente. “A respeito de Jesus de Nazaré, que era profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais sacerdotes e nossos governantes O entregaram para ser condenado à morte e O crucificaram. Mas esperávamos que tivesse sido Ele Quem deveria ter redimido Israel; e além de tudo isso, hoje é o terceiro dia desde que essas coisas foram feitas. Sim, e também algumas mulheres de nossa companhia nos surpreenderam, que estavam no início do sepulcro; e quando não encontraram o corpo de Jesus, vieram, dizendo que também tinham tido uma visão de anjos, que diziam que Ele estava vivo. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e o acharam como as mulheres haviam dito; mas Ele não viram.

Então disse-lhes o Senhor: “Ó tolos, e lentos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram! Não deveria Cristo ter sofrido essas coisas e entrar em Sua glória?” E, começando com Moisés, o Senhor Cristo explicou-lhes passagens de todos os profetas que Lhe falavam nas Escrituras. Assim, conversando com o Senhor, os discípulos se aproximaram de Emaús sem estarem conscientes disso. E como Sua conversa lhes agradou, e o Companheiro deles fez como se quisesse seguir adiante, suplicaram que Ele ficasse com eles, dizendo: “Fica conosco; pois já é tarde, e o dia está longe”.

Por isso, entrou na cidade e peregrinou com eles em uma certa casa. Quando Ele se reclinou com eles para jantar, pegou um pedaço de pão da mesa e, abençoando-o, partiu e deu a eles. Assim que o Senhor fez isso, Seus discípulos O reconheceram imediatamente. Com toda a probabilidade, o Senhor havia realizado essa ação na presença de Seus discípulos anteriormente; além disso, eles podem tê-lo reconhecido pelas feridas feitas pelos cravos que furaram suas mãos. Mas, naquele momento, o Senhor desapareceu diante de seus olhos, e eles disseram um ao outro: “Nossos corações não ardiam dentro de nós, enquanto Ele falava conosco ao longo do caminho e enquanto Ele nos abria as Escrituras?”

De volta a Jerusalém, o Senhor ressuscitado aparece mais uma vez

Desejando compartilhar sua alegria com os outros discípulos do Senhor, Lucas e Cleofas levantaram-se imediatamente de sua refeição e partiram para Jerusalém. Lá eles encontraram os apóstolos e os outros discípulos reunidos em uma casa e, é claro, eles anunciaram imediatamente que Cristo havia ressuscitado dos mortos, e que o viram e conversaram com ele. Por sua parte, os apóstolos os tranquilizaram, relatando que o Senhor realmente havia ressuscitado e apareceu a Simão. Então Lucas e Cleofas relataram aos apóstolos em detalhes tudo o que havia acontecido com eles no caminho, e como haviam reconhecido a Cristo, o Senhor, ao partir o pão.

No meio da conversa, o próprio Senhor ressuscitado apareceu repentinamente entre os apóstolos, concedeu Sua paz a eles e acalmou seus corações perturbados. Para convencer aqueles que pensavam que o que estavam vendo não era apenas o fantasma de seu Mestre morto, o Senhor lhes mostrou as feridas que os cravos infligiram às mãos e aos pés de Jesus, e comeu um pouco de comida. Então, o evangelista Lucas foi novamente considerado digno de ouvir do Senhor uma explicação de tudo o que foi dito sobre Ele nas sagradas Escrituras do Antigo Testamento, e recebeu o dom de entender as Escrituras (Lc 24,18-49).

São Lucas em Sebaste, Antioquia, Grécia e Filipo

Após a ascensão do Senhor, o santo Lucas permaneceu em Jerusalém por um tempo, com os outros apóstolos; mais tarde, porém, como testemunha a tradição, ele foi para Antioquia, sua cidade natal, onde já havia muitos cristãos. Ao longo do caminho para Antioquia, ele passou pela cidade de Sebaste, a principal cidade de Samaria. Lá ele proclamou as boas novas da vinda do Messias. Lá também encontrou as relíquias incorruptas de São João, o Precursor. Quando chegou a hora de ele deixar Sebaste, Lucas desejou levá-los com ele para sua terra natal, mas os cristãos de lá, honrando fervorosamente o batista do Senhor, não permitiram que Lucas removesse todas as suas santas relíquias. Então, São Lucas destacou deles o braço direito, sob o qual Cristo inclinou a cabeça quando recebeu o batismo de João. Com este tesouro inestimável, Lucas chegou à sua terra natal, para grande alegria dos cristãos de Antioquia. E ele deixou a cidade apenas quando se tornou companheiro de viagem e companheiro de trabalho do santo apóstolo Paulo, que, nas palavras de vários escritores antigos, era mesmo um de seus parentes. Isso ocorreu durante a segunda jornada missionária do apóstolo Paulo. Naquela época, São Lucas e o apóstolo Paulo viajaram para a Grécia para pregar o Evangelho, e o santo evangelista foi deixado para trás pelo apóstolo aos gentios para estabelecer e organizar a Igreja na cidade macedônia de Filipo. Então, por um período de vários anos, Lucas trabalhou para espalhar o cristianismo por todas essas partes.

Com o apóstolo Paulo

Quando, no final de sua terceira jornada missionária, o apóstolo Paulo visitou novamente Filipo, Lucas, por instrução e como escolha de todos os fiéis, foi a Corinto para coletar esmolas para os pobres cristãos da Palestina (cf. 2Cor 8,18-19). Quando terminou o que fora enviado, São Lucas partiu com o apóstolo Paulo para a Palestina, parando no caminho para visitar as igrejas nas ilhas do arquipélago do mar Egeu, ao longo da costa da Ásia Menor, na Fenícia e em outros países. Judeia. Quando o apóstolo Paulo foi mantido sob guarda na prisão na cidade de Cesareia da Palestina, Lucas permaneceu ao seu lado. E ele não o abandonou mesmo quando foi enviado a Roma para ser julgado diante de César. Juntamente com o apóstolo Paulo, ele suportou todas as dificuldades de sua viagem através do mar e quase perdeu a vida (cf. Atos, 27-28).

O Evangelho de São Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos

Ao chegar a Roma, Lucas novamente ficou ao lado do apóstolo Paulo e, juntamente com Marcos, Aristarco e vários outros companheiros dos apóstolos, pregou Cristo na capital do mundo antigo (isso é evidente a partir das informações fornecidas na Epístola de São Paulo a Filêmon). Em Roma, Lucas escreveu seu Evangelho e o Livro de Atos dos Apóstolos. Em seu Evangelho, ele descreveu a vida terrena de nosso Senhor, Jesus Cristo, não apenas com base no que ele próprio havia visto e ouvido, mas também levando em consideração tudo o que havia sido transmitido por aqueles que “desde o princípio eram testemunhas oculares, e ministros da Palavra ”(Lucas 1,2). O santo apóstolo Paulo o guiou neste trabalho e depois aprovou o Evangelho escrito por São Lucas. Do mesmo modo, foi escrito o Livro de Atos dos Apóstolos,

Com São Paulo em Roma até o seu martírio

Depois de dois anos acorrentados nas masmorras de Roma, o apóstolo Paulo foi libertado e, partindo de Roma, visitou várias das igrejas que havia fundado antes. Nessa época, Lucas era novamente seu companheiro. Mas em pouco tempo, o imperador Nero iniciou uma perseguição cruel contra os cristãos em Roma. O apóstolo Paulo então voltou a Roma, para que, com seu discurso e exemplo, ele pudesse encorajar a Igreja perseguida, torná-la firme e, se isso agradasse a Deus, compartilhar com os fiéis a coroa do martírio. Ele foi preso pelos pagãos novamente. No entanto, mesmo assim, Lucas não abandonou seu mestre, e ele sozinho, entre todos os colegas de trabalho dos apóstolos, permaneceu ao seu lado durante aquele período de tempo tão terrível que o apóstolo se comparou a uma vítima condenada a ser abatida. “Já fui oferecido em libação”, ele escreveu a seu discípulo Timóteo, “chegou o tempo de minha partida; pois Demas me abandonou por amor do mundo presente. Ele partiu para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tiro para a Dalmácia. Somente Lucas está comigo” (2Tim 4, 6;10-11).

São Lucas na Itália, Dalmácia, Gália, Macedônia e Acaia

É bem possível que Lucas também tenha sido testemunha do martírio do apóstolo Paulo em Roma. Após o repouso de seu mestre, Lucas, como a tradição da Igreja nos informa, espalhou o Evangelho de Cristo na Itália, Dalmácia, Gália e, principalmente, na Macedônia, na qual ele havia trabalhado por vários anos. Ele também evangelizou a Acaia, que faz fronteira com a Macedônia.

São Lucas no Egito

Quando ele já era bastante idoso, o evangelista Lucas empreendeu uma jornada para longe do Egito e lá trabalhou muito e suportou muitas aflições pelo santo nome de Jesus. Ele chegou ao Egito, depois de passar por toda a Líbia, e na Tebaida do Egito converteu muitos a Cristo. Na cidade de Alexandria, ele ordenou como bispo um certo Abílio como sucessor de Anás, que havia sido ordenado pelo evangelista Marcos e exerceu seu ministério por vinte e dois anos.

O martírio de São Lucas

Retornando à Grécia, ele novamente estabeleceu igrejas lá, principalmente na Beócia, ordenou sacerdotes e diáconos e curou os doentes de corpo e alma. Como seu amigo e mentor, o apóstolo Paulo, São Lucas travou o bom combate, terminou seu curso e manteve a fé. Aos oitenta e quatro anos, ele morreu com a morte de um mártir na Acaia, crucificado em uma oliveira em vez de uma cruz. Seu precioso corpo foi enterrado em Tebas, a principal cidade de Beócia, onde suas santas relíquias, responsáveis ​​por uma multidão de audiências, foram encontradas até a segunda metade do século IV; eles foram posteriormente transferidos para Constantinopla, a capital do Império Oriental.

As santas relíquias de São Lucas

A localização das relíquias do santo apóstolo Lucas ficou conhecida no século IV por causa das curas realizadas ali. Muitas curas foram trabalhadas através deles, especialmente para aqueles que sofriam de doenças dos olhos. O imperador Constâncio, filho do santo imperador Constantino, o Grande, isoapóstolos, ao saber do bispo da Acaia que o corpo de São Lucas estava em Tebas, despachou Artêmio, então prefeito do Egito, para transladar as relíquias de Lucas para a capital, que Artêmio realizou com grande solenidade.

Um milagre na transferência das relíquias sagradas de São Lucas

Durante a transferência das santas relíquias de São Lucas do litoral para a igreja, ocorreu o seguinte milagre. Um certo Anatólio, um eunuco que era um dos camareiros imperiais, foi atingido por uma doença incurável. Ele gastou muito dinheiro com médicos, mas ainda não havia obtifo uma cura; mas então, aproximando-se das preciosas relíquias do apóstolo Lucas com fé em seu poder milagroso, ele pediu ao santo que o curasse. Ele se aproximou do relicário honrado do santo e, na medida de sua capacidade, ajudou a carregá-lo. E o que aconteceu? A doença o deixou antes que ele pudesse dar muitos passos. Depois disso, ele carregou com alegria o precioso relicário para a Igreja dos Santos Apóstolos, onde as relíquias de São Lucas foram consagradas sob o altar, juntamente com as relíquias dos santos Apóstolos André e Timóteo.

São Lucas, o Primeiro Iconógrafo da Igreja

Os escritores da Igreja antiga nos informam que São Lucas, aderindo ao desejo piedoso dos primeiros cristãos, foi o primeiro a pintar a imagem da Santíssima Mãe de Deus, segurando nos braços o bebê pré-eterno, nosso Senhor, Jesus Cristo; e depois pintou outros dois ícones da Santíssima Mãe de Deus e os levou para que ela desse sua aprovação. Ao ver os ícones, ela disse: “Que a graça dAquele que nasceu de mim e minha misericórdia esteja com esses ícones!”

São Lucas também pintou as imagens dos santos apóstolos Pedro e Paulo, e foi, assim, ele mesmo o iniciador da boa obra da iconografia, para a glória de Deus, a Mãe de Deus e todos os santos, até a adorno das igrejas sagradas e salvação dos fiéis que piedosamente as veneram. Amém.

10 thoughts on “A vida, as viagens e o martírio de São Lucas, Evangelista

  1. Ewerton Vital says:

    Olá, achei bastante interessante o artigo, contudo, percebi que ele encontra-se desprovido de bibliografia ou de fontes de pesquisa. Poderiam postar estas referências?

  2. ROBERTO TROPIANO says:

    Quando estive em Veneza no ano de 2015 ,lá nos foi dado uma versão de que São Lucas chegou lá dentro de um barril para ser sepultado no local.Confere? Pelo menos é o que contaram

  3. Frankmar Corrêa. says:

    Lucas, Sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos Apóstolos, mais tarde foi seguidor de Paulo .., Servindo a Deus sem delito. .Não teve Mulher, Nem Filhos, aos 84 anos de idade.. Depois que Dois Evangelhos Haviam Sidos Escritos-Mateus Na Judeia e Marcos Na Itália,Lucas Escreveu seu Evangelho na Acaia (Grécia) ..

    Prologo Anti-Marcionta do Evangelho de Lucas
    -160 D.CLucas, Sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos Apóstolos, mais tarde foi seguidor de Paulo .., Servindo a Deus sem delito. .Não teve Mulher, Nem Filhos, aos 84 anos de idade.. Depois que Dois Evangelhos Haviam Sidos Escritos-Mateus Na Judeia e Marcos Na Itália,Lucas Escreveu seu Evangelho na Acaia (Grécia) ..

    Prologo Anti-Marcionta do Evangelho de Lucas
    -160 D.C

  4. ROBERTO L DI LORENZO says:

    Honestamente, eu não sabia nada sobre São Lucas. Mas hoje fui a missa é o padre falou que ele deu a vida em testemunho de Jesus. Agradeço muito, gostei muito, aprendi muito também. São Lucas foi é continua sendo um testemunho de Jesus até hoje., através dos evangelhos e Atos. Para mim foi muito importante conhecer mais sobre São Lucas. Que a paz e o amor de Jesus estejem em nossos corações. Louvado Seja o Pai, O Filho e o Espirito Santo. Ave Maria. Amém. Obrigado

  5. ROBERTO LUCIANO DI LORENZO says:

    BOM EU GOSTEI DE APRENDER MAIS SOBRE SÃO LUCAS, QUE FEZ TANTO PELO NOME DO SENHOR JESUS. Não tenho palavras para expressar. Foi um grande santo . Peço que ele me ajude no meu caminho de Salvação.

  6. JOSÉ SILVA says:

    Estou lendo recentemente um livro sobre a vida de São Lucas.
    Fiz a anos atrás um cursinho rápido sobre a Bíblia, e neste um Padre ainda bem novo comentou que São Lucas chamava a atenção dele (o Padre) pela forma da escrita ao narra os acontecimentos da Vida do Nosso Senhor Jesus Cristo e a dedicação à Nossa Virgem Mãe de Deus.
    Gostei desse texto também.
    O nome do livro é “Medico de Homens e de Almas – A vida de São Lucas” da autora Taylor Caldwel, neste livro a autora comenta que São Lucas nunca viu Cristo. No entanto a relatos que no caminho a Emaús um dos dois discípulos uma era São Lucas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo