Essência e Existência

O mundo ao nosso redor é povoado por tipos distintos e naturais de coisas. É uma verdade simples, mas significativa. Ao longo de nossas vidas, encontramos uma variedade de coisas diferentes. É apenas senso comum. Existem seres humanos, cangurus, cactos, estrelas etc. Além disso, essa diversidade de tipos é irredutível. Não podemos reduzir tudo a algo único. Alguns filósofos pré-socráticos tentaram explicar tudo como fogo ou úmido elementar, como se houvesse apenas um elemento embaixo de tudo. Muitos cientistas contemporâneos tentam explicar tudo como pacotes ordenados de produtos químicos, moléculas e átomos. Um problema disso é que contraria o senso comum.

Os seres vivos comuns que vemos ao nosso redor são holísticos e unificados, e não parecem redutíveis a meros feixes de átomos. Outro problema é que esses blocos de construção de materiais são diversos. São apenas partículas atômicas e elementos químicos distintos. Como explicamos essa complexidade? A tentativa de reduzir tudo para apenas um tipo de coisa está desvanecida e não funciona. Vamos chamar todo tipo natural, como um ser humano ou um carvalho, um tipo de essência. Cada essência tem partes materiais, mas também é uma forma holística. As partes materiais são organizadas e tornadas inteligíveis pela forma.

O que quero dizer com isso? Pegue os órgãos materiais de um ser humano, como coração, pulmões, fígado e cérebro. Todos esses órgãos funcionam como órgãos de um animal inteiro, como partes dinâmicas de um ser vivo. O tipo de coisa que o ser humano dá ordem a todas essas partes, e elas têm sua função em vista dos propósitos ou funções de todo o ser humano. Por exemplo, respiramos oxigênio, ou temos sensações, digerimos alimentos e assim por diante, em vista de uma série de atividades humanas mais importantes, como raciocínio, amizade, vida familiar, oração. Todos os órgãos participam da forma natural, neste caso humana, que exerce influência de cima para baixo como um princípio organizador de dentro. Vemos isso nos níveis mais baixos dentro de nós também. Então, por exemplo, em órgãos. A vesícula biliar consiste em várias células, mas as células são organizadas pela natureza e função da vesícula biliar. Podemos prever seu comportamento com base no fato de serem células desse tipo específico de órgão.

O ponto mais importante é que, em todas as coisas que experimentamos, há forma e matéria. A realidade não é simplesmente construída a partir do fundo. Também é influenciado de cima para baixo. As partes das coisas têm seu lugar no todo. É isso que denotamos quando falamos de essências materiais. A essência atinge o que a coisa é como um formato ou composição. Quando pensamos sobre o que é essencialmente uma coisa, pensamos sobre sua natureza distinta, ou características formais, e sobre sua constituição material típica. Então pensamos sobre forma e matéria. E uma vez que estabelecemos a noção de essências, podemos começar a explicar como as coisas diferem. A natureza do canguru é diferente da natureza do ser humano, ou da estrela. A natureza da vesícula biliar é diferente da natureza do coração ou do fígado.

As partes das coisas são organizadas de maneira diferente porque são partes de coisas diferentes para fins diferentes. O coração humano é bem diferente do caule de uma planta. É a natureza de uma determinada coisa que dá forma e definição às partes materiais. Agora, uma vez que tenhamos reconhecido que realmente existem tipos diferentes de coisas, diferentes essências que você pode dizer, no mundo ao nosso redor, também poderíamos começar a pensar na presença de algo comum em todos eles, algo em comum nas estrelas, e seres humanos e cangurus. Todos estão unidos pelo fato de todos existirem. Todos eles têm que ser. Uma boa declaração resumida é que a essência responde ao que uma coisa é, enquanto a existência ou o ser responde ao que é, ou ao fato de que existe. Observe que isso significa que todos esses tipos diversos de coisas existem. A existência é algo comum a todos os tipos de coisas que são, por mais diferentes que sejam. Isso nos mostra que o mistério filosófico de nossa natureza, nossa essência, é distinto do mistério de nossa existência. São tópicos relacionados, mas também são distintos.

Para mais posts como esse, podcast e vídeos, acompanhe o nosso blog e conecte-se conosco em nossas redes sociais. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Fonte: The Thomistic Institute.