Professores participam de treinamento sobre metodologias ativas para as aulas remotas

Na última quinta-fera, dia 02/07, os professores da FASBAM participaram de um momento de formação continuada sobre Metodologias Ativas para Aulas Remotas, com os professores Antonio Djalma e Everton Renaud da Edu.Co – Consultoria Educacional.

O objetivo da formação foi demonstrar algumas boas práticas sobre como aproveitar melhor os recursos tecnológicos disponíveis e como reorganizar os planos pedagógicos dos professores a partir do uso de metodologias ativas nas aulas remotas durante esse período de isolamento e distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19.

O evento começou com um breve momento de partilha onde os professores puderam apresentar algumas das dificuldades vivenciadas no primeiro semestre, quando foram pegos de surpresa e se viram obrigados a fazerem usos de tecnologias que não estavam acostumados a utilizar. Nessa mesma linha, foi destacado a importância de estar aberto a uma nova realidade que se impõe a todos nós de maneira abrupta e que demanda certas competências e habilidades que não dominamos por completo, exigindo um esforço sobre-humano para se adaptar a essa nova realidade. O lado positivo de tudo isso e que foi relatado durante esse momento de partilha inicial foi que a instituição se mostrou sempre solícita e pronta em auxiliar os professores ao longo do processo, com rapidez e agilidade, dando suporte as dificuldades da melhor forma possível.

Em um segundo momento foi apresentado algumas ideias que deveriam ser analisados e repensados de acordo com a realidade educacional da instituição, levando em conta métricas e uso de recursos tecnológicos variados para serem implementados nos planos de aulas dos professores nesse segundo semestre (ou enquanto durar as aulas remotas por conta da pandemia).

Foi destacado também a importância do uso das metodologias ativas, sobretudo o método da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom), que tem como propósito a inversão da maneira de ensinar e que, nesse momento conturbado onde nossos alunos precisam lidar com uma série de dificuldades técnicas, emocionais e de infraestrutura, tende a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de um jeito mais eficiente.

Por fim, foi abordado um exemplo de plano pedagógico baseado na sala de aula invertida que teve como mote principal a definição de estratégia da aula por etapas que conduza o aluno dos níveis mais básicos de aprendizagem (lembrar, entender) até os mais elevados (avaliar e criar).

O evento de formação terminou com um agradecimento por parte do coordenador do curso de filosofia, Prof. Dr. Teodoro Hanicz, e do diretor geral da FASBAM, Prof. Dr. Irineu Letenski, e contou também com o depoimento de alguns professores que viram nesse momento de formação uma ótima oportunidade para repensar sua prática docente de acordo com as exigências que esses tempos de pandemia tem demandado.