Santo Tomás de Aquino, Aristóteles, Argumento e Dialética

Nosso mundo está cheio de opiniões e perspectivas conflitantes sobre muitas coisas, e o choque de opiniões e perspectivas leva muitas pessoas a se desesperar com a possibilidade de encontrar qualquer verdade. Mas o antigo filósofo Aristóteles viu no conflito de opiniões não uma razão para se desesperar em encontrar a verdade, mas precisamente uma oportunidade para encontrá-la. Aristóteles foi o primeiro a codificar um processo de investigação chamado dialético. Era uma forma de investigação que ele aprendera com seus antecessores. Aristóteles pensou que todos os seres humanos nasceram em um oceano de verdade e ninguém é tão ignorante que não tem verdade. O problema é que temos muita verdade, mas ela está fora de ordem em nossa experiência e em nossas mentes. É por isso que existem tantas opiniões conflitantes sobre as coisas.

Todos nascemos em uma teia cultural que consiste em experiência, literatura, música, leis, opiniões comuns, ditos dos sábios e lições de vida que aprendemos ao longo do caminho. À medida que crescemos na compreensão do mundo, sempre enfrentamos dificuldades ou quebra-cabeças sobre as coisas. Por exemplo, somos ensinados que a neve derrete quando a temperatura é superior a 32 graus, mas depois aprendemos que no topo das montanhas rochosas há neve e a temperatura é superior a 32 graus. O que temos aqui é uma dificuldade ou quebra-cabeça que precisa ser resolvido. Aristóteles pensou em todo progresso e entendimento como uma questão de enfrentar esses tipos de dificuldades, lutar com elas, fazer distinções e obter insights. No exemplo da neve, precisamos distinguir entre temperatura no nível do mar e temperaturas em altitudes mais altas e descobrir a diferença que a pressão barométrica faz no derretimento da neve. Ao longo dos séculos, os cristãos enfrentaram dificuldades e enigmas semelhantes, enfrentando-os tanto nas fontes da revelação divina quanto na tradição filosófica. Certas passagens das escrituras, por exemplo, podem parecer conflitantes, ou dois Padres da igreja podem ter interpretações conflitantes da mesma passagem. Esses são exatamente os tipos de dificuldades que fazem parte do processo humano de crescimento e compreensão. O que precisamos fazer é deixar que as fontes de revelação e a sabedoria dos filósofos falem conosco e enfrentem os quebra-cabeças e dificuldades que eles representam, e lutem com eles, façam distinções e adquiram novas ideias.

Quando os textos de Aristóteles foram redescobertos no Ocidente na Alta Idade Média, o processo de dialética que ele codificou foi redescoberto como uma ferramenta para trabalhar sistematicamente através de quebra-cabeças e dificuldades. Mas agora o processo de dialética foi usado pelos cristãos para resolver os enigmas e dificuldades que nos confrontam nas fontes da revelação divina e na sabedoria dos filósofos. O resultado foi uma nova forma de investigação teológica que encontramos nos escolásticos, e especialmente em Tomás de Aquino.

Esta é a história por trás do formato da questão disputada que encontramos em suas obras. Primeiro, fazemos uma pergunta. Segundo, enfrentamos quebra-cabeças e dificuldades. Terceiro, traçamos distinções para obter insights. Então, estamos em posição de resolver nossas dificuldades originais. O chamado de Santo Tomás de Aquino era colocar todas as questões mais relevantes, enfrentar todas as dificuldades mais relevantes envolvidas em cada questão e traçar todas as distinções relevantes. Essa foi sua conquista intelectual. E, na maior parte, suas respostas são verdades perenes.

Para mais posts como esse, podcast e vídeos, acompanhe o nosso blog e conecte-se conosco em nossas redes sociais. E não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Fonte: The Thomistic Institute.

1 thoughts on “Santo Tomás de Aquino, Aristóteles, Argumento e Dialética