Como criar rapidamente uma estratégia de comunicação para sua paróquia ou congregação?

As pessoas que você está tentando alcançar são bombardeadas com uma série de mensagens todos os dias. De mensagens de texto e e-mails a mídias sociais e anúncios, eles estão nadando em um mar de informações.

Para superar essa desordem e o barulho do mundo digital, você não precisa de uma ideia super criativa ou de um orçamento milionário. Tudo que sua paróquia ou congregação precisa é de uma estratégia de comunicação.

Aqui estão quatro perguntas que você precisa responder para desenvolver uma estratégia de comunicação para qualquer evento.

1. O que eu preciso compartilhar?

O primeiro passo que você precisa dar para melhorar a comunicação da sua paróquia ou congregação é determinar o que você está compartilhando e o que de fato precisa compartilhar.

Você precisa informar as pessoas da sua comunidade sobre as Santas Missas de fim de semana? Você precisa incentivar mais pessoas em sua comunidade eclesial a se unirem a um pequeno grupo? Existe um evento especial que as pessoas dentro e fora da paróquia ou congregação precisam conhecer?

Antes de compartilhar algo com alguém da sua comunidade, você precisa esclarecer o que eles precisam saber. Aqui estão alguns detalhes que você precisa saber:

  • Encontro
  • Tempo
  • Localização

Fora isso, outros detalhes em que pensar – especialmente para eventos – é se alguém precisa ou não responder ou se precisa trazer algo consigo.

Tudo bem, depois que você souber o que vai compartilhar, estará pronto para compartilhá-lo com sua comunidade paroquial.

2. Quem precisa saber?

Então, quem precisa ouvir o que você tem a dizer?

Se você está falando sobre a Santa Missa, é importante não apenas manter seus fiéis informados, mas também informar toda a comunidade local. Se você está promovendo pequenos grupos de pastorais ou movimentos, esse é um recado direcionado principalmente aos membros ou visitantes. Agora, se você estiver organizando um evento especial para a sua comunidade, bairro ou cidade, precisará pensar em como posicionar melhor sua mensagem.

As perguntas a seguir ajudarão você a esclarecer melhor seu público-alvo:

  • Qual é o sexo deles?
  • Quantos anos eles têm?
  • Qual é a profissão deles?
  • Qual o nível de escolaridade deles?

Estas são apenas algumas perguntas preliminares que você pode fazer, mas servirão como um lançamento para definir seu público.

3. Onde eles estão?

Onde estão as pessoas que você está tentando alcançar?

Se você estiver compartilhando um anúncio para sua paróquia, saberá quais canais você pode usar para alcançá-los, como anúncios semanais, boletins e e-mails e mensagens nos grupos de WhatsApp.

Agora, se você está tentando alcançar pessoas em seu bairro, quais canais você tem disponível? Existem empresas em sua comunidade onde você pode colocar pôsteres para promover um evento? Existem bairros outras comunidades que você pode percorrer batendo nas portas? Quais canais de mídia social eles usam? Existe um local no seu site que você pode atualizar?

Durante esta etapa, é importante focar sua mensagem no seu público-alvo. Se você está tentando alcançar as pessoas da sua comunidade com uma mensagem, provavelmente é melhor fazer o anúncio além das quatro paredes do edifício da igreja.

4. Você alcançou seu objetivo?

O evento que você precisava promover aconteceu?

Analisar seus resultados é um passo fácil de ignorar. Por exemplo, se você organizou um evento de volta aos encontros catequéticos e seu objetivo era atingir 100 pessoas em sua comunidade, seu evento foi assistido por este número de pessoas? Se não, por que não? Se sim, quais foram as estratégias eficazes que você usou?

Saber o que funciona e o que não funciona lhe dará as táticas que serão usadas na próxima vez em que você promover um evento.

Sua paróquia ou congregação tem uma estratégia de comunicação? Por que sim ou por que não? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!

Não deixe de compartilhar esse post com o seu pároco, seus amigos sacerdotes. Também não deixe de conhecer nossos cursos de pós-graduação que foram delineados especialmente para a área de gestão e comunicação da Igreja Católica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo