Por que a Suma Teológica é importante?

A Suma Teológica é o trabalho mais perfeito e influente de São Tomás. Ela foi composta por muitos anos no final da vida de São Tomás e permaneceu incompleta em sua morte. A Suma provavelmente foi concebida como um livro de teologia para estudantes dominicanos, mas pressupõe um conhecimento de artes liberais, filosofia e Escrituras, e assim quando Santo Tomás diz no prólogo que é para iniciantes, ele quer dizer iniciantes com experiência.

Santo Tomás é cuidadoso ao organizar o trabalho. Ele é muito deliberado sobre seu método de ensino. Ele descobriu que as muitas repetições e distinções inúteis de outras obras eram complicadas e desorganizadas. Então ele começou a compor um resumo compacto e ordenado que seria mais propício ao aprendizado.

A Suma se desdobra em três partes principais. Cada parte é dividida em perguntas e, em seguida, as perguntas são divididas em artigos. A primeira parte chamada em latim, a Prima Pars, começa com uma pergunta sobre metodologia e depois passa para muitas perguntas sobre Deus. O Deus único, o Deus trino. Considera então a criação, com tratados sobre o ato da criação, o trabalho dos seis dias, anjos, homem e governo divino. Já a segunda parte trata da vida moral. A primeira parte da segunda parte, chamada em latim, a Prima Secundae, trata os blocos de construção da vida moral. Então, temos aqui a consideração dele de beatitude, ação humana, paixões, hábitos, virtudes, dons do Espírito Santo, frutos do Espírito, vícios, pecado, lei e graça. A segunda parte da segunda parte, chamada em latim, a Secunda Secundae, trata os detalhes da vida moral. Portanto, essas são as próprias virtudes individuais. Então passamos pela fé, esperança e caridade, e depois pela prudência, justiça, fortaleza e temperança. A Secunda Secundae termina com uma seção sobre dons carismáticos e estados de vida. Finalmente, a terceira parte chamada em latim, Tertia Pars, trata de Cristo e dos sacramentos. Mencionamos no início que Santo Tomás não terminou esta parte. Ele pretendia passar por todos os sacramentos e depois pelas últimas coisas, mas ele só conseguiu terminar três dos sacramentos. Um de seus secretários, em seguida, organizou o material de seus comentários de sentenças para fornecer as seções às quais Santo Tomás nunca chegou.

Essas perguntas são coletadas em um volume final chamado Suplemento. Na organização da Suma, vemos um movimento de sair e retornar a Deus chamado em latim, o esquema do Exitus-Reditus. Então, começa-se considerando Deus em si mesmo e depois a procissão de criaturas de Deus, e então elas são devolvidas a Ele na vida moral por meio de Cristo e de seus sacramentos. Mas é chamado conforto saber o que é a Suma sem ser capaz de lê-lo bem. Então, no próximo post, aprenderemos a fazer exatamente isso.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar com seus amigos e de se conectar conosco em nossas redes sociais.

Fonte: The Thomistic Institute.