Há uma série de ícones representando Sofia, a Sabedoria de Deus, nas Igrejas Orientais. Eles descrevem a Mãe de Deus e a Sabedoria hipostática – o Filho de Deus – que se encarnou através dela. Todos esses ícones transmitem uma ideia principal. Eles tomam a Sabedoria, ou Sofia, para representar o Filho de Deus, baseado em Provérbios 9, onde se diz: «A sabedoria cria uma casa para si e estabelece sete pilares». Estas palavras apontam para Cristo, o Filho de Deus, que é chamado de Poder de Deus e a Sabedoria de Deus nas Epístolas; a palavra casa faz alusão à Santíssima Virgem Maria, que contribuiu para a encarnação do Filho de Deus. Estas são as palavras em que se baseia a iconografia de Santa Sofia, a Sabedoria de Deus.
O ícone de Sofia, a Sabedoria de Deus, localizado na Catedral de Santa Sofia, em Kyiv, é o mais antigo desses ícones. Esse ícone foi emprestado da Igreja de Justiniano em Constantinopla. Ele exemplifica a união entre a Igreja triunfante e militante através da encarnação do Filho de Deus, que é a Sabedoria de Deus. Há uma casa ou um templo naquele ícone, com uma imagem em pé da Mãe de Deus usando uma túnica e um véu, sob um dossel sustentado por sete pilares. Seus braços e mãos estão abertos, enquanto seus pés estão sobre a lua crescente. O Eterno Menino repousa no seio de sua mãe. Ele abençoa os fiéis com a mão direita e segura o globo terrestre na mão esquerda. Há uma citação do livro de Provérbios na borda do dossel; «A sabedoria cria uma casa para si e estabelece sete pilares». Há o Espírito Santo cercado por raios de luz retratado logo acima do dossel. Deus Pai, coberto de luz, abençoando com a mão direita, é retratado no topo com palavras que parecem sair de sua boca: “Eu estabeleci Seus pés”. São sete Arcanjos com asas estendidas em ambos os lados de Deus Pai e do Espírito Santo, segurando em suas mãos símbolos de seus deveres: Miguel com uma espada flamejante, Uriel com um relâmpago arremessando para baixo, Rafael com um vaso de alabastro de mirra no lado direito; Gabriel com uma flor de lírio, Selatiel com uma escala, Jegudiel com uma coroa real e Baraquiel com flores em um xale branco no lado esquerdo.
Sob uma nuvem com uma lua crescente servindo a Mãe de Deus, há um ambão com sete degraus, representando a Igreja de Deus na terra com as testemunhas misteriosas do Velho Testamento sobre a encarnação de antepassados e profetas da Sabedoria. No lado direito, no quarto degrau de cima, Moisés é representado com tábuas nas quais as palavras são inscritas: «Alegra-te, ó tábua de Deus na qual o dedo do Pai escreveu a Palavra de Deus». Seguindo Moisés, no próximo degrau, numa ordem descendente, são descritos: Aarão usando uma mitra do sumo sacerdote e com um báculo na mão; Davi usando sua coroa, manto real e a Arca da Aliança. No lado esquerdo, oposto de Moisés e no mesmo degrau, está Isaías, o Profeta, com um pergaminho pendendo de seu ombro esquerdo. O rolo diz: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho”. Então, Jeremias com um rolo, Ezequiel com portões trancados, e Daniel com uma pedra na mão. Além disso, há uma palavra em cada um dos sete degraus: fé, esperança, amor, pureza, humildade, bondade e glória. Os sete degraus estão em sete pilares, que contêm imagens da Revelação sobre eles, com explicações. O primeiro pilar tem uma imagem de sete olhos e a explicação, que diz: Dom do Conselho; o segundo pilar tem uma menorah com a inscrição Dom da Razão; o terceiro pilar tem um livro com sete selos e sua explicação é: Dom da Sabedoria. O primeiro pilar do lado esquerdo tem uma imagem de sete trombetas e a explicação Dom da Fortaleza; o segundo pilar do lado esquerdo tem a imagem da mão direita com sete estrelas e a inscrição Dom do Conhecimento; o terceiro tem sete incensários e a inscrição Dom da Piedade; o quarto e último pilar tem sete raios e a inscrição que diz: Dom do Temor de Deus. Assim, à parte da Mãe de Deus e da Santíssima Trindade, existem sete exemplos de todos os objetos e assuntos sobre esses ícones e todos eles têm significados simbólicos. Esta é a descrição do ícone de Kyiv de Sofia, a Sabedoria de Deus.
Fonte: clique aqui.
A pintura é muito bonita!