Psicóloga Viviane Bayer Mença realiza master class em neurociência na FASBAM

No último dia 25 de outubro, a psicóloga Viviane Bayer Mença, que também é especialista em neuropsicologia, proferiu para os estudantes da turma do 3º ano do Curso de Filosofia a master class: Cérebro, corpo e mente: uma perspectiva da neurociência.

Durante a master class, a psicóloga Viviane tratou da questão mente-corpo que há muito tempo interessa os filósofos e os cientistas a partir de uma perspectiva história e de maneira interativa. Ela também destacou que o início das pesquisas sobre o mapeamento das funções cerebrais é dos séculos XVIII e XIX com Marshal Hall, Jean Pierre Flourens e Paul Broca através de choques elétricos para determinar as partes específicas do cérebro que controlam as funções cognitivas. Estas pesquisas tiveram avanços extraordinários e nos possibilitam hoje a realização de mapeamentos cerebrais, como por exemplo, eletroencefalogramas e ressonâncias magnéticas.

Ao abordar a neurociência cognitiva, a especialista destacou que essa área é o campo de estudos que vincula o cérebro e outros aspectos do sistema nervoso ao processamento cognitivo e ao comportamento e isso tem uma ligação direta com as nossas emoções, que por sua vez são experiências subjetivas acompanhadas de manifestações fisiológicas. Neste sentido, Viviane enfatizou que o sistema límbico é essencial no comportamento emocional e apresentou as bases neurais as emoções.

Por fim, a psicóloga realizou alguns exercícios para o cérebro com a turma e apresentou os principais transtornos acompanhados no contexto clínico, como por exemplo, o Transtorno de Ansiedade Generalizada, o Transtorno Depressivo Maior, o Transtorno de Somatização e a Síndrome de Burnout.

Para o acadêmico Daniel Malaquias dos Santos, “a iniciativa do Prof. Dr. Valmir Uhren, que ministra a disciplina de filosofia da mente, em trazer a psicóloga Viviane para proferir esta master class em neurociência, demonstrou a preocupação da FASBAM não somente com um ensino de excelência, mas também com a nossa saúde mental.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo